alcatruz
Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt
30.9.09
Imolação:Cavaco a atirar uma acha para a fogueira.Etiquetas: política
Figos da piteira, tabaido
(Opuntia ficus indica)
Póvoa, Tomar
A confiança nos rankings dos consumidoresA organização sueca que atribuiu o 25.º lugar ao sistema de saúde de Portugal corrigiu ontem a avaliação após ter detectado alguns erros, de acordo com informação da Health Consumer Powerhouse (HCP). A posição de Portugal passa para 21.º no índice europeu que avalia alguns parâmetros da saúde em 33 países, divulgado esta segunda-feira. O Ministério da Saúde disse que foram revistos cinco de 38 itens avaliados pela organização, estando ainda alguns a ser analisados.
* Passar de 25º para 21º em dois dias é um feito notável para Portugal e um descalabro na confiança na HCP. Etiquetas: saúde SNS consumidor
Cavaco Silva falou pelo Presidente da República“A Presidência da República é um órgão unipessoal e que só o Presidente da República fala em nome dele ou então os seus chefes da Casa Civil ou da Casa Militar”.
1. O ponto essencialFalou mais dos elementos do PS que acusaram membros da sua Casa Civil de colaborarem no programa do PSD do que da alegada entrega ao PÚBLICO, por F. Lima, há um ano e meio, de um dossier sobre eventual "espionagem" numa visita à Madeira.
Mas este era o ponto essencial. O Presidente disse desconhecer tal iniciativa e pôs mesmo em dúvida que ela tivesse existido. Não esclareceu por que não se pronunciou quando, em Agosto, o PÚBLICO falou de suspeitas de escutas na Casa Civil. Também não disse porque afastou F. Lima das suas funções a menos de uma semana de eleições, quando três dias antes tinha prometido silêncio. A procissão ainda vai no adro. F.Sarsfield Cabral
2. A interpretação de Cavaco Silva
Transmito-vos, a título excepcional, porque as circunstâncias o exigem, a minha interpretação dos factos.
A leitura pessoal que fiz dessas declarações foi a seguinte (normalmente não revelo a leitura pessoal que faço de declarações de políticos, mas, nas presentes circunstâncias, sou forçado a abrir uma excepção).
O Presidente da República não cede a pressões nem se deixa condicionar, seja por quem for.
... fui forçado a fazer algo que não costumo fazer: partilhar convosco, em público, a interpretação que fiz sobre um assunto que inundou a comunicação social durante vários dias sem que alguma vez a ele eu me tenha referido, directa ou indirectamente.
* Mais valia que Cavaco Silva nos tivesse poupado da sua leitura pessoal dos factos. Teresa de Sousa, corrosiva e magnânima.
3. A segurança deixada para o último dia.
A segunda interrogação que a publicação do referido e-mail me suscitou foi a seguinte: “será possível alguém do exterior entrar no meu computador e conhecer os meus e-mails? Estará a informação confidencial contida nos computadores da Presidência da República suficientemente protegida?”
Foi para esclarecer esta questão que hoje ouvi várias entidades com responsabilidades na área da segurança. Fiquei a saber que existem vulnerabilidades e pedi que se estudasse a forma de as reduzir.
* O Conselho de Fiscalização do Sistema de Informação da República Portuguesa (SIRP) não foi uma das entidades contactadas pelo Presidente da República a propósito da segurança dos computadores e e-mails do Palácio de Belém.
Etiquetas: política Cavaco psi
29.9.09
Evite o contágioCom sintomas de gripe fique em casa. Reforce medidas de higiene. Evite contagiar outros. (SMS da DGS)
* Com sintomas de fanatismo fique calado. Reforce medidas de discernimento. Evite contagiar outros.Etiquetas: gripe fanatismo
O ponto de vista do consumidor O ponto de vista do utente Portugal tem um dos piores sistemas de saúde da Europa, concluiu a Health Consumer Powerhouse (HCP), uma organização sueca ... cujo ... objectivo é "tentar medir e avaliar o desempenho dos sistemas de saúde do ponto de vista do consumidor".
*Uma crítica aos critérios usados pela HCP pode ler-se aqui; a comparação da opinião dos utentes portugueses com a de outros europeus pode analisar-se no recente estudo de Villaverde Cabral e P. Alcântara da Silva. O Estado da Saúde um Portugal. ICS&MS 2009No portal SAPO, em 2009
Pesquisa por "O Estado da Saúde em Portugal" Villaverde encontrou 8 resultados.
Pesquisa por "Health Consumer Powerhouse" encontrou 16 resultados.
Critérios... Os media preferem servir-se de alimentos pré-digeridos e importados.Etiquetas: SNS utente consumidor
Acto falhado?Comissão Europeia aprova comercialização de vacinas. Bruxelas seguiu a recomendação da Agência Europeia para os Medicamentos para que fossem autorizadas.
*A Agência Europeia para os Medicamentos recomendou que as vacinas fossem autorizadas; a CE só autorizou na condição de serem comercializadas? Etiquetas: mercado
A declaraçãoO Presidente da República fará amanhã, dia 29 de Setembro, às 20:00 horas, uma declaração à comunicação social.
* Esperava um esclarecimento ao país e não uma “declaração à comunicação social”; o eventual anúncio de novas regras das relações do seu assessor com os media não justifica adiar o Telejornal.Etiquetas: política jornal
28.9.09
Santa Maria, Açores 11Cada ilha dos Açores é muito diferente das outras; Stª Maria não foge à regra – não se vê o biótipo flamengo, tão frequente noutras ilhas (e na Madeira).
Darwin escreveu nas suas memórias da "Viagem do Beagle", quando aportou aos Açores no caminho de regresso e visitou a ilha Terceira, em 20 de Setembro de 1836: "Gostei do passeio deste dia, embora não tivesse encontrado coisa que merecesse a pena ver."
Se das nove ilhas só visitou uma e durante um dia, seria difícil achar nela espécies que tivessem evoluído de forma diferente das
das outras.
Se tivesse oportunidade de aqui vir, veria a janela da casa do primeiro donatário, ainda bem conservada e as cortinas de outras, de gente igualmente distinta. Se tiv
esse vindo agora veria este excepcional anúncio de pronto-a-comer. Etiquetas: Açores SMaria janela anúncio, legenda
A tese do receio
Em 5.658.495 votantes, 5309832 fizeram-no nos 5 maiores partidos; a discrepância entre os valores médios das sondagens de 3 empresas e os valores finais foi de 68759 (1.3%).
Valor tão baixo que fragiliza a hipótese de receio ...
O valor correspondente à diferença entre o das sondagens à boca das urnas e o resultado final foi de 1%.
Se o valor anterior invalida a tese da falibilidade destas sondagens por receio dos inquiridos, este último valor reforça a invalidez; se os eventuais eleitores inquiridos tivessem tido receio de revelar a intenção de voto, maior receio teriam de confessar em que partido acabaram de votar.
Ou então os eleitores portugueses são muito destemidos mas, neste caso, não se percebe como deram a maioria ao governo acusado de ser a origem desse mesmo receio.
Mais um argumento colhido no indispensável "Margens de Erro": "a sobrestimação da margem de vitória do PS nas sondagens à boca das urnas foi maior que no caso das sondagens pré-eleitorais. Aliás, o mesmo já tinha acontecido em 2005.”Etiquetas: política receio eleições
Perspectiva piroclásticaQuando a pressão é insuportável, a chaminé vulcânica colapsa com o que a 
altura do cone original se reduz. O material piroclástico escorre e acumula-se em pequenos cones secundários à roda do original.
Imaginem que, por fim, assente a poeira, estes se orgulhavam por ter crescido tanto...
“Fomos nós os responsáveis pelo que aconteceu”. .
*Por sugestão do LuisM
Etiquetas: política vulcão eleições
27.9.09
Reflexão de ontemCiência, liturgia, economia e política
Há dias assistia a um palestra no Museu da Ciência (Os valores da ciência na teoria da evolução) da excelente série “Darwin e a evolução” que Paulo Gama Mota organizou sobre a importância e o impacto das ideias de Darwin.
O anfiteatro estava cheio de jovens. Perto, a Sé Nova, a antiga igreja do Colégio da Companhia de Jesus que regeram o ensino da UC até à reforma do Marquês de Pombal.
O belo anfiteatro do Laboratório Chímico contrasta com a igreja-salão da Sé Nova. Aqui, os crentes estão ao nível do chão. Um pouco acima, o altar e, mais ainda, o púlpito donde se ouviria a palavra de Deus; no anfiteatro era diferente - os alunos nas bancadas em socalcos com o mestre em baixo. Arquitectura diferente para diferentes objectivos – Ciência ou Fé; questionar ou crer; convencer ou converter. (1)
Estávamos em período eleitoral; poucos dias antes tinha havido manifestações em Coimbra - comícios, jantares de campanha e arruadas. Missas campais para os crentes, comunhão solene e procissão, com andores, foguetes e cardeais sob o pálio.
É curioso que a democracia liberal, o equivalente político do mercado, tenha ido buscar os rituais à Igreja.
Não admira que os inimigos dessa nova teologia, sacerdotes de uma outra, rejeitem oficiar nos templos dos deuses pagãos. Foi por isso que Louçã recusou entrar nos mercados (2), locais onde se expõem produtos de actividades que os economistas classificam como primárias. Percebe-se a relutância que nada tem com tics de esquerda-caviar.
Também se compreende que quem tenha tido uma austera formação universitária conviva mal com este ambiente de romaria. É natural que MFL tenha tentado resistir a esta liturgia profana de feira, de circo com altifalantes, barracas de farturas, tiros e banha de cobra; não conseguiu mas manteve alguma reticência. Assim, quando as sondagens contrariavam as suas espectativas, a economista tentou encontrar uma hipótese explicativa (3) no seu modelo do mundo. As sondagens são o equivalente eleitoral das cotações das empresas na Bolsa e seriam tão voláteis quanto estas. O “medo de responder” seria o equivalente do receio que leva a não arriscar a ordem de compra.
É discutível a interpretação e muito fácil atribuí-la à crença, ao desespero ou à perspectiva enviesada de todos os chefes. Mas, em vez de a considerar estapafúrdia, há que encará-la como uma hipótese a pôr à prova tanto mais que a investigação não envolve qualquer custo.
Se, no domingo, os resultados eleitorais contrariarem muito os das sondagens, a hipótese de asfixia e do medo ganha a plausibilidade que agora se lhe não atribui.
É claro que esta eventual discrepância também se poderá atribuir ao esforço dos últimos dias; uma nova hipótese a ter em conta. Mas não é assim que a ciência avança? Cada investigador a tentar contestar as verdades aceites?
É curioso que os chefes políticos escolhidos sejam economistas universitários que, por vezes, parecem eclipsar essa qualidade. Sabem que não basta garantir, têm que explicar; sabem, mas ontem um outro político, também reputado economista universitário, pareceu esquecer. Espero que se trate apenas de adiar a resolução da equação.
1. Quando os romanos fecharam o anfiteatro nasceu o Coliseu; o palco deu lugar à arena. Há comícios no Campo Pequeno e mega-celebrações sectárias nos estádios.
2. O líder bloquista tinha evitado entrar num mercado, de onde algumas peixeiras lhe acenavam. "Eu não gosto da dinâmica de espectáculo que os mercados criam".
3. "Aquilo que eu acho é que as pessoas neste momento têm tanto receio de falar que já nem aos técnicos de sondagens respondem a verdade. O máximo que respondem é 'não sei'".Etiquetas: política liturgia
26.9.09
Santa Maria, Açores 9
Em Santo Espírito, a imponente matriz é dedicada a N.Sª da Purificação. Torre axadrezada e bela fac
hada barroca com motivos que evocam S. Paulo de Macau.
. Boa talha do altar-mor. Num dos altares laterais, os símbolos do Paracleto - a coroa, o ceptro e a pomba.
.
Todas as outras igrejas de Stª Maria são muito simples, ao contrário desta.
Curioso que tal aconteça numa vila interior, chamada do Stº Espírito e que o templo tenha sido dedicado a NSª da Purificação. De que pecado estes abastados colonos que escolheram este recatado local achavam ter de ser purificados?
25.9.09
Nada pior para uma boa causa que um mau advogado.Etiquetas: política
Santa Maria, Açores 9
O padroeiro dos pescadores da Vila do Porto é S. Pedro Gonçalves! É o primeiro santo com apelido que conheço. Tem capelita sobre o porto, datada de 1733 ( também a da Torre da Universidade de Coimbra) com festa no primeiro domingo de Setembro. .
Missa e procissão com filarmónica mas apenas dois andores – o do santo e um barco; quanto basta para homenagear o orago que os pescadores não chegam para mais de dois andores. Curioso é o facto do barco ser uma nau artilhada com muitas bocas de fogo, mais preparada para enfrentar piratas que para a arte da pesca. 
Etiquetas: Açores SMaria, barco religião
Segunda bula na campanhaCavaco antecipou-se e confirmou vinda do Papa *Outro assessor para a imprensa do PR que se excedeu?Etiquetas: política PR
Acto falhado, absoluto ou relativo.
Poderão fazê-lo renovando a actual maioria do PS, um cenário para que nenhuma sondagem aponta, ao contrário do que sucedia há quatro anos e meio. Poderão fazê-lo retirando a maioria ao PS e dando aos outros partidos mais força - ou alguma força - para influenciarem a governação. Ou, por fim, poderão concentrar os seus votos no PSD para garantirem que o actual primeiro-ministro não regressa a São Bento, também um cenário que as últimas sondagens parecem tornar menos provável.
Editorial do PÚBLICO Etiquetas: jornal política
Para reler amanhãO Partido Mm
É nesse quadro que temos de procurar a melhor escolha, isto é, a menos má.
Carlos Fiolhais.Etiquetas: política
Para reler amanhãVelada de armasAgora vamos votar sobre-informados, mais ou menos convencidos de que a moderna cidadania e o seu futuro são da nossa inteira responsabilidade. Tal é a essência da utopia democrática voluntariamente assumida. Mas mais funda e imperativa que essa convicção é a "natureza das coisas".
No essencial, o nosso Portugal ..., não está tão longe do Portugal do Júlio Dinis como supomos. As forças ou as crenças mais ou menos obscuras que dispunham das vontades ao serviço do ignaro Joãozinho das Perdizes foram substituídas apenas, com mais eficácia, por mecanismos de sedução irresistível, hipnótica mesmo, ao serviço de poderes nada obscuros.... autênticas realidades demoníacas, senhoras ao mesmo tempo do poder económico, financeiro, político, tecnológico e, sobretudo, mediático, em estado de "gangsterização" planetária.
O que mudou e alterou tudo foi a amplitude da implicação e intervenção diurna e nocturna da potência mediática ... Ao lado dela, mas embebida nela, a "nova opinião" mediática anónima, paradoxal mistura de total liberdade e total irresponsabilização das suas mensagens assassinas.... São os "snipers" da nova versão hiperdemocrática dos meios de comunicação. A quem eles beneficiam, neste combate duvidoso para condicionar a opinião pública, a simples e desprevenida leitura desses "snipers" amorosamente seleccionados pelo jornalismo oficial ou oficioso, o mostra de sobra.
Eduardo Lourenço
Etiquetas: jornal política
Para reler amanhãAnaerobiose
As duas "notícias" do Público foram reproduzidas em todos os media sem desconstrução (no peculiar mecanismo de câmara de eco do sistema mediático)...
Como se existisse um temor reverencial por tudo o que emana ou parece emanar da Presidência, um temor que impede de dizer o que está a nu. E um temor não menos brutal de ser suspeito de "defender" o Governo. Ora isto não é asfixia, é anóxia. Fernanda Câncio.
Etiquetas: jornal política
24.9.09
Santa Maria, Açores 8
Santa Bárbara: Casas pequenas dispersas, com quintal e jardim; quadradas, de quatro águas e forno
semicilíndrico embebido. As chaminés são cilíndricas ou rectangulares; menos decoradas que as do Algarve, menos imponentes que as do Alentejo donde vieram os primeiros colonos.
Todas muito bem caiadas, incluindo as arestas do te
lhados. De branco que a pedra é negra; as barras são quase todas azuis ou verdes como em Santo Espírito. Muitas têm antenas parabólicas da Zon.
Muitos velhos, retornados da América à sua casa familiar bem mantida a que acrescentam o mastro, hábito das nações mais jovens. Etiquetas: Açores SMaria, casas
Redacção e vírgulas susceptíveis de conduzirem a erros de interpretaçãoA ERS sublinha que apesar do Serviço de Oftalmologia ser considerado uma «referência a nível nacional entre a comunidade médica, no que respeita ao nível dos padrões de qualidade e aos cuidados de saúde prestados, evidenciaram-se procedimentos vulneráveis no que respeita aos fluxos operacionais».
"No que respeita ao cumprimento dos requisitos do exercício das actividades descritas, exisitirem alguns procedimentos vulneráveis susceptíveis de conduzirem a erro humano".
... "não há mecanismos de controlo que permitam excluir a possibilidade de erro humano, que possa levar à troca acidental de fármacos".
*Esperava que uma “entidade reguladora” falasse claro.Etiquetas: português ERS saúde
“Visão Cega”
um trabalho da jornalista Patrícia Lucas
Linha da frente. RTP1 23.09.09
*O jornalismo de MMG deixou escola – factos toscos, cerzidos com suspeitas, emitidos com a farisaica pesporrência de quem nunca tem dúvidas e raramente se engana. Todos são suspeitos enquanto eu não provar o contrário. O equivalente da caixa de comentários da net. Etiquetas: media jornal TV
23.9.09
A ofegar“...vou repetir [as denúncias de asfixia democrática] até à exaustão”. MFL.
*Ao que uma pessoa obstinada se sujeita para provar a sua tese. Mas o clamor ofegante mais depressa leva à hipocapnia (por exalação de CO2 com risco de tetania) que à asfixia por exaustão. Etiquetas: política fisiologia
Confusão total ou total ausência de um debate sério?
Resumo do Editorial do PÚBLICO:
1. Paulo Mendo, ex-ministro da Saúde do PSD ... sente-se próximo do (programa da saúde) do Bloco. Confusão total ou total ausência de um debate sério?
2. ...o programa do Bloco de Esquerda é o único que apresenta uma "certa minúcia e uma lógica interna". Ou seja, eis um homem do PSD a defender políticas propostas pelo BE - mas sem se afastar do PSD...
3. ...se nem um especialista, como Paulo Mendo, nos ajuda - pelo menos lendo as sínteses da imprensa –...
Em suma:
a) um editorial pronuncia-se sobre a opinião de um reputado especialista baseando-se em “sínteses da imprensa”. Não teve o cuidado de ouvir a gravação disponível na net nem de telefonar ao visado.
b) O editorial critica Paulo Mendo por estar a “defender políticas propostas pelo BE” ao opinar que “o programa do Bloco de Esquerda é o único que apresenta uma "certa minúcia e uma lógica interna"; para o editorialista isto significaria “dar a mão direita a Manuela Ferreira Leite e a esquerda a Francisco Louçã.”
c) Procurando “as sínteses da imprensa” em que se baseou a verrina, verificam-se que foram declarações de Paulo Mendo à TSF. Na transcrição da TSF lê-se: «uma certa minúcia e uma lógica interna independentemente com algumas coisas que eu discordo».
Ora, na audição da TSF, o que se ouve é “... apesar de muitas coisas de que discordo”
d) Difícil encontrar um editorial tão pobre e tão vesgo; ou, como o editorial admite, “Deve ser difícil encontrar ... uma tal confusão de princípios - num país onde se discutissem (sic) ideias em vez de se tratar tudo pela rama.”
Os editoriais de JMF também eram muito enviesados mas muito bem fundamentados. Etiquetas: jornal SNS opinião
22.9.09
Santa Maria, Açores 6 .
... e , uma vez mais, curraletas de vinha em socalcos -- até à Maia, à beira-mar. 

Curraletas em degraus e em xadrez.
Famílias faziam a vindima, com cestos de vime afunilados. 
Etiquetas: Açores vinha, Santa Maria
Santa Maria, Açores 5
A maioria da costa é escarpada e sem areia; a caminho da Maia, lá do cimo do miradouro da pedreira da ... (nome da dona), o espectáculo é soberbo - o farol de Gonçalo Velho na ponta do Castelo e , uma vez
mais, curraletas de vinha em socalcos -- até à Maia, à beira-mar. Como não há areia, a piscina semi-natural é enorme. 
Etiquetas: Açores SMaria vinha farol
Corte da coleta*Portas a apelar ao corte da colecta.
* coleta (ê) s. f. Trança de cabelo que os toureiros usam na parte posterior da cabeça.
*Cortar a coleta: deixar de ser toureiro. Etiquetas: política coleta
Asfixia, sufoco ou compressão, super-oxigénio, radicais livres de oxigénio?Há meio século:" ... respira-se como um ar de compressão. É o super-oxigénio da nossa asfixia social." Miguel Torga, Diário VIII, 1959"Mais de 60% das notícias analisadas (15 anos de notícias políticas publicadas pelos principais diários nacionais) foram induzidas por assessores de imprensa, ... porta-vozes e outros peritos em ... publicidade" Vasco Ribeiro.
*É neste contexto que o PR demitiu o seu assessor de imprensa.
Etiquetas: jornal política

O circo desabou
porque, afinal, não havia espias.
...
O que pensará Fernando Nogueira disto tudo?
Etiquetas: política
Circo manipuladoA equipa da Renault foi castigada com uma pena suspensa de dois anos de exclusão da Fórmula 1 por ter manipulado uma corrida em 2008, decidiu a FIA. Flavio Briatore, antigo “patrão” da equipa, foi banido da modalidade.Etiquetas: política
21.9.09
Santa Maria, Açores 4
Na praia Formosa (costa S) o extenso areal só é interrompido pelas ruínas do forte de S. João Baptista (em restauro).
Etiquetas: Açores SMaria
Público 
É
óbvia a agenda política da direcção do Público; só é pena que se não assuma. De qualquer modo é uma fonte de informação indispensável.Clara descrição da evolução da economia, do consumo, da taxa e da desaceleração do desemprego. Para edificação dos leigos, dos comentadores e dos tribunos.Etiquetas: jornal economia
A agenda política oculta Um novo bloco à esquerda?
Se as cúpulas do PS e do BE avançarem para um bloco estável para garantir a governação, terão de torpedear princípios e engolir sapos numa escala nunca vista em Portugal.
* Assinatura oculta na versão electrónica do jornal; assinatura e texto.
Opinião Se se verificar uma maioria de esquerdas, veremos se os seus dirigentes estarão ou não à altura das suas responsabilidades.
* Assinatura do politólogo oculta na versão electrónica do jornal.Etiquetas: jornal política
BalançosO balanço não é brilhante. Mas para uma avaliação completa faltam três elementos, dois excelentes, um horrível.
Este Governo deixa dois resultados muito relevantes: a modernização electrónica da administração e a reforma da Segurança Social. A importância destas medidas para o longo prazo da sociedade é muito significativa. 
Este é o Executivo que assistiu à primeira queda da natalidade abaixo da mortalidade. Este é um resultado horrível deste governo.
O primeiro-ministro chama-lhe "modernidade".... Aí falamos... de infâmia. J. César das Neves
* Atribuir a quebra da natalidade, que começou há meio século, ao resultado horrível deste governo, só pode ser atribuído ao enjoo que o balanço causa a pessoas susceptíveis.
Etiquetas: política feitor natal
Previsão eleitoralUm mês depois da derrocada de uma falésia na praia Maria Luísa e, apesar dos avisos das autoridades, os banhistas continuam a preferir a sombra a fugir ao risco.
*Irão ganhar os programas mais estatitisantes.Etiquetas: política
As escolhas condicionadas de Marcelo O "equívoco" mereceria um puxão de orelhas ao mensageiro. A jornalista condescendeu; não deve ter dormido bem.Etiquetas: política feitor media
20.9.09
A ASFIC e a asfixiaO presidente da Associação Sindical da PJ (ASFIC) disse Portugal é dos países da Europa que menos escutas faz mas tudo se sabe porque ninguém guarda segredos. «Somos o povo mais desbocado que existe».
* Está descoberta a causa da asfixia: porque todos falam ao mesmo tempo, falta-lhes o ar.Etiquetas: política asfixia vazio
Brutus e a mão invisível do mercadoE assim o disse o timoneiro no Congresso do PS e em várias entrevistas. Não, ele não disse para acabar com ele. Em verdade, o que ele disse foi que aquilo não era um telejornal. Porém, o mercado não o ouviu. E sofregamente continuava a seguir o fenómeno Manuela. Domingos Lopes.
1. É curioso que Domingos Lopes, ex-membro do CC do PCP que anunciou a sua saída justamente no momento mais nocivo para o partido onde militou 40 anos tenha escolhido Brutus para título do seu artigo de opinião.
2. É curioso perceber quem representa o “mercado” para esse ex-militante do PCP: o público que “não o ouviu. E sofregamente continuava a seguir o fenómeno Manuela” ou os patrões de “uma televisão comercial que vive de audiências e daquilo que elas geram” (MMG. Expresso 5-9-2009) que, tendo-o ouvido, sacrificaram essas audiências a um previsível maior valor “daquilo que elas geram”? Etiquetas: política
A água turva da Ria na maré vaziaA imagem distorcida da vara; só se notam os peixes aptos a sobreviver neste meio.
Etiquetas: jornal política
Medo da asfixiaO mesmo partido que saneou da TV um seu antigo presidente, tentou agora calar Paulo Mota Pinto; nem o facto de ser cabeça de lista por Coimbra impediu que a propaganda do seu próprio partido lhe tapasse a boca.Etiquetas: política
19.9.09
Santa Maria, Açores 3Etiquetas: Açores SMaria vinha agri
18.9.09
Santa Maria, Açores 2
Praias ao fundo de encostas em anfiteatro. Na baía de S. Lourenço, (costa E) a concha da encosta tem vinha em socalcos como no Douro.
.A propriedade aqui é em fatias, separada por muros perpendiculares ao mar, ao longo das canadas de acesso às curraletas, cada uma com
meia dúzia de videiras americanas, de “vinho de cheiro”. Pirâmides portuguesas na Atlântida; afuniladas.
Pouca gente as mantém, quase tudo é para consumo caseiro.
Etiquetas: Açores SMaria vinha agri
Os inquéritos do “Gato” esmiuçadosNas entrevistas do Gato Fedorento não há diálogo; os VIP são submetidos a perguntas preconcebidas mas as respostas ficam sem réplica. Ouve-se um neutro “Muito bem” e passa-se à alínea seguinte.
Só falta a Ficha técnica
Esta sondagem foi realizada ... O universo alvo é composto pelos indivíduos ....
Foram seleccionadas aleatoriamente...Etiquetas: Gato
Opiniões um bocado desastradas para quem quiser mandar no públicoBelmiro de Azevedo recomendou ao PÚBLICO, do Grupo Sonae, "que não se deixe assustar por opiniões um bocado desastradas de alguns governantes que querem mandar no Público sem pôr lá dinheiro nenhum".*
Mais Outono
Etiquetas: jornal
Sócrates vai ganhar1. A suspensão do Jornal da Sexta da TVI e a anunciada demissão de JM
Fernandes da direcção do Público significam que a administração dos media já prenunciou os resultados.
2. Os problemas internos do PSD e o DN de hoje – o e.mail de Alvarez e o artigo letal de F. Câncio – corroem tanto o totem como a chefe da tribo adversária.
3. Como se não bastasse, JM Júdice anunciou o seu voto, “Com receio, mas com esperança”, no PÚBLICO , justamente “o único jornal português que não está vendido ao poder” segundo “acha a presidência da República”.
4. Já chove; o Outono começou hoje.Etiquetas: política eleições
17.9.09

Santa Maria, Açores 1
Santa Maria, uma ilha da forma da Austrália com um milésimo da área de Portugal e menos de seis mil habitantes. Metade plana (e seca no Verão) com a enorme pista do aeroporto e metade montanhosa, verde e arborizada como S. Miguel. Praias de areia branca por cima e preta por baixo, que a ilha tem antecedentes sedimentares. Mar magnífico, de água límpida e morna, 23º, com piscinas naturais afeiçoadas.
A duas horas de voo de Lisboa nadamos em águas do golfo do México; não damos conta da distância que as ondas percorreram até ali.
Etiquetas: Açores SMaria
Archives
12/2004
01/2005
02/2005
03/2005
04/2005
05/2005
06/2005
07/2005
08/2005
09/2005
10/2005
11/2005
12/2005
01/2006
02/2006
03/2006
04/2006
05/2006
06/2006
07/2006
08/2006
09/2006
10/2006
11/2006
12/2006
01/2007
02/2007
03/2007
04/2007
05/2007
06/2007
07/2007
08/2007
09/2007
10/2007
11/2007
12/2007
01/2008
02/2008
03/2008
04/2008
05/2008
06/2008
07/2008
08/2008
09/2008
10/2008
11/2008
12/2008
01/2009
02/2009
03/2009
04/2009
05/2009
06/2009
07/2009
08/2009
09/2009
10/2009
11/2009
12/2009
01/2010
02/2010
03/2010
04/2010
05/2010
06/2010
07/2010
08/2010
09/2010
10/2010
11/2010
12/2010
01/2011
02/2011
03/2011
04/2011
05/2011
06/2011
07/2011
08/2011
09/2011
10/2011
11/2011
12/2011
01/2012
02/2012
03/2012
04/2012
05/2012
06/2012
07/2012
08/2012
09/2012
10/2012
11/2012
12/2012
01/2013
02/2013
03/2013
04/2013
05/2013
06/2013
07/2013
08/2013
09/2013
10/2013
11/2013
12/2013
01/2014
02/2014
03/2014
04/2014
05/2014
06/2014
07/2014
08/2014
09/2014
10/2014
11/2014
12/2014
01/2015
02/2015
03/2015
04/2015
05/2015
06/2015
07/2015
08/2015
09/2015
10/2015
11/2015
12/2015
01/2016
02/2016
03/2016
04/2016
05/2016
06/2016
07/2016
08/2016
09/2016
10/2016
11/2016
12/2016
01/2017
02/2017
03/2017
04/2017
05/2017
06/2017
07/2017
08/2017
09/2017
10/2017
11/2017
12/2017
01/2018
02/2018
03/2018
04/2018
05/2018
06/2018
07/2018
08/2018
09/2018
10/2018
11/2018
12/2018
01/2019
02/2019
03/2019
04/2019
05/2019
06/2019
07/2019
08/2019
09/2019
10/2019
11/2019
12/2019
01/2020
02/2020
03/2020
04/2020
05/2020
06/2020
07/2020
08/2020
09/2020
10/2020
11/2020
12/2020
01/2021
02/2021
03/2021
04/2021
05/2021
06/2021
07/2021
08/2021
09/2021
10/2021
11/2021
12/2021
01/2022
02/2022
03/2022
04/2022
05/2022
06/2022
07/2022
08/2022
09/2022
10/2022
11/2022
12/2022
01/2023
02/2023
03/2023
04/2023
05/2023
06/2023
07/2023
08/2023
09/2023
10/2023
11/2023
12/2023
01/2024
02/2024
03/2024
04/2024
05/2024
06/2024
07/2024
08/2024
09/2024
10/2024
11/2024
12/2024
01/2025
02/2025
03/2025
