alcatruz
Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt
30.4.09
A SOBREVIVENTEClara Rojas conta em exclusivo à RTP como sobreviveu ao cativeiro, na selva colombiana...
Seis anos refém.Sequestrada pelas FARC.Engravida de um guerrilheiro....
Uma reportagem de Márcia Rodrigues
*Conseguiu sobreviver a outro, agora na forma tentada.Etiquetas: jornal violação
Tornado fóssil.
Perto de Celorico da Beira, está a necrópole pré-histórica de S. Gens, junto à ponte da Lavandeira sobre o Mondego. Num magnífico local de rochas de granito arredondadas, muitas sepulturas antropomórficas como há tantas em Portugal.
Esta distingue-se por duas razões: muitas sepulturas pequenas e a rocha icónica.
Sepulturas pequenas, sinal de que para estes pré-lusitanos as crianças teriam “alma” merecedoras de honras fúnebres semelhantes às dos adultos. .

Sobre o que aflora de uma rocha esférica semi enterrada, equilibra-se outra; teria sido esférica também mas o tempo transformou a metade inferior em cone que a apoia. É uma espécie de cogumelo de granito à roda do qual escavaram as arcas
tumulares.
Pergunto-me se não terá sido esta pedra singular a razão de terem escolhido este local para necrópole. Esta rocha cogumelo seria o modelo da abóbada celeste que se apoiaria exactamente neste local, por isso sagrado.
Deveria ser um mistério antigo saber como se sustentaria a abóbada onde se suspenderiam as estrelas e por onde passeavam o Sol e a Lua.
Tal como os gregos teriam encarregado Atlas de suportar a Terra, os proto lusitanos, mais ambiciosos, teriam imaginado algo para o Céu; aqui estava o suporte celeste.
Nenhum local melhor que este para sepultar os mortos para que, assim, mais facilmente subissem ao Céu aspiradas por este tornado fóssil. Etiquetas: morte religião mito
29.4.09
Cuidado com a lesma tuga
Este molusco gastrópode, conhecido cientificamente como "Arion lusitanicus", é hermafrodita, reproduz-se rapidamente, é mais agressiva do que a lesma preta natural e come as mais fracas da mesma categoria.
Do alerta útil ao alarme inútil. Editorial
O efeito de uma manchete de jornal, por exemplo. Uma notícia falsa. O equilíbrio, a diferença entre o alerta útil e o alarme excessivo é muitas vezes decidido nos jornais e televisões, na sua responsabilidade cívica para com os cidadãos, conjugada com o dever de informar.
..
*Confirmado caso suspeito?
Primeiro sugere que haverá segundo...
Etiquetas: jornal alarme
O PÚBLICO errouCartas ao Director 29.04.2009
O caso não é "para deixar rir à vontade"Etiquetas: jornal
Um "instante decisivo"Há mais de 13 mil milhões de anos deu-se uma explosão de raios gama que só agora foi observada por vários telescópios na Terra. Só durou dez segundos, mas foi o suficiente para localizar o mais afastado objecto do Universo. Público 29-4-2009
*Se os vários telescópios estivessem a querelar uns com os outros em vez de escutar teriam perdido este extraordinário instante decisivo.Etiquetas: discussão instante decisivo
Com tradução simultâneaManuela Ferreira Leite abre call center.
Etiquetas: política PSD call center
RefénsGreve contra a avaliação fecha conservatórias ... muitas conservatórias do registo civil, comercial, predial e automóvel deverão encerrar portas. Os cartórios notariais públicos também serão afectados.
* Uma vez mais uma minoria toma todos os portugueses como escudo humano para defesa dos interesses dessa minoria.Etiquetas: reféns greve
28.4.09
"Chão Bom".
"O Tarrafal foi criado para as pessoas morrerem." Susana Martins, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
Foi "uma política deliberada de aniquilamento físico" diz Alfredo Caldeira, Director dos Arquivos da Fundação Mário Soares.É inequívoco que a primeira fase - entre 1936 e 1954 - foi muito mais dura. Entre os 361 portugueses com registo de estadia no Tarrafal, morreram 32. Alexandra Lucas Coelho. Público 28.04.2009.
* Os carcereiros e os mandantes tal como os historiadores e os jornalistas serão avaliados mais pelos resultados que pelas intenções.
A Colónia Penal do Tarrafal foi um crime que responsabiliza quem a criou para "presos políticos e sociais" (Salazar). Afirmar ter “sido criado para as pessoas morrerem", em vez de acentuar a crueldade da intenção faz sobressair a ineficácia do processo por terem morrido menos de 10%.
Etiquetas: jornal política crime
GralhaPapa foi a povoação italiana destruído por terramotoO Papa chegou hoje a Onna, a povoação que ficou praticamente destruída no terramoto*
No título, onde se lê Papa, deve ler-se Onna.Etiquetas: jornal
A gripe jornalista
Fórum TSF (até ao meio-dia) – programa interactivo
-Acha que as medidas tomadas até agora são suficientes para conter a epidemia?
Etiquetas: jornal gripe
Vivisecção ao vivo em directo.
.
(Prima para ampliar a triste imagem)
Etiquetas: jornal TV justiça
27.4.09
Cinema original
.Também aqui os produtores independentes competem com as grandes empresas produtoras.
Como o cartaz sugere os filmes de autor têm algo a ver com o artesanato da farmácia de oficina; mas, ao contrário dos remédios, os genéricos dos filmes não são cópias daqueles cujo período de patente expirou.
Etiquetas: cinema genéricos
O milagre da multiplicação dos remédios
.
"É necessário que os médicos ... sejam mais pró-activos na prescrição de medicamentos genéricos", alertou o secretário de Estado da Saúde.
Receitem genéricos, colegas; receitem genéricos!
Olhem que não há mais medicina no mundo senão remédios.
Olhem que as terapêuticas todas não valem mais que as da farmácia. Etiquetas: SNS remédios
26.4.09
O país NeandertalNa primeira palestra da série sobre Darwin e a Evolução, no Museu da Ciência da UC, a Profª Eugénia Cunha mostrou o mapa do “país Neandertal”; é curiosa a semelhança com o da futura UE depois de integração da Turquia. Etiquetas: neandertal UE
Tectónica escolar
Escolaridade obrigatória passa a se
r até ao 12º*Deitar areia sobre uma crosta apoiada num manto pastoso pode provocar o afundamento da mesma com risco de tsunami. .
«Não se trata de governar para os números, nem para as estatísticas...Etiquetas: ensino 12º
respigoCastidade Estranha democracia esta em que "colunistas" e demais gente dos media pretendem instituir-se como casta de intocáveis, escapando a toda e qualquer legalidade… J.-M. Nobre-Correia
Etiquetas: jornal
25.4.09
Gramática: a preposiçãoSócrates afirmou que esse processo tem seguido "timings" políticos" para o prejudicar.
O secretário-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público juntou-se à coordenadora do DCIAP, que comanda a investigação ao caso Freeport, na recusa de qualquer manipulação política pelo MP.
* A questão não é o “pelo” mas o “do”. A central de táxis indica-lhes onde e quando devem tomar passageiros; o sindicato dos taxistas garante que estes estão a trabalhar "sem qualquer objectivo político". Etiquetas: política justiça gramática
Mau agoiroNeste 25 de Abril, preocupa-me estarmos a construir a perfeita sociedade totalitári
a em plena democracia.
Eu nem quero imaginar o que pode fazer uma variante de uma PIDE moderna com os instrumentos e as bases de dados a que pode aceder no estado, desde a do ADN, à da Via Verde, ao Cartão do Cidadão e os seus "números" interligados, com as escutas e procuras na Internet e nos telemóveis, às câmaras de videovigilância que proliferam por todo o lado, etc., etc. José Pacheco Pereira. Público 25-04-2009
.
*Não creio que tal seja preocupante se recordar como era tosca a rasoira paranóide da burocracia informativa da PIDE. Do processo de um “Assistente da FMC é conhecido como pessoa desafecta ao regime" (1969), consta o facto de ter sido a sua “Viatura IC-44-23 referenciada junto ao Teatro Avenida em 18-5-73 quando o TEUC levou à cena a peça "O ASNO".
A menos que a “variante” seja uma mutação, com gente desta a coligir dados desta relevância mais depressa entope o sistema que consegue chegar a alguma conclusão; o argumento é a actual ineficiência da justiça apesar dos vultuosos meios de que dispõe o MP.
Etiquetas: política PIDE
O 36º 25 de Abril
A trovoada seca
O dia amanheceu claro e limpo apesar da previsão de tempestade que o ribombar dos trovões da semana passada faziam prever. Afinal, a trovoada não se notou; algo fez amainar Thor.
Pouco a pouco o dia foi arrefecendo com muitas nuvens e chegou mesmo a chover
.
A ver vamos como isto acaba, que JPP mal agoura mas amanhã é dia de S. Nuno. Aposto que Vasco Gonçalves se sentiria feliz pela distinção e pela coincidência - o camarada Vasco que via em 74/75 a Revolução de 1383-1385. PS. Só tarde me lembrei de outro que ficaria orgulhoso com o canónico reconhecimento dos méritos de Nuno Álvares Pereira -- o fundador e director do Colégio de Nun'Álvares (CNA) de Tomar, o Dr. Raul Lopes, uma força da natureza de quem ainda não há biografia.
Etiquetas: Abril Vasco CNA
24.4.09
Consumir, não economizar, ajuda a economia.O rendimento disponível dos portugueses vai aumentar este ano, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores. Uma inflação negativa, aumentos salariais e descidas radicais das taxas de juros explicam este fenómeno.Mas, perante esta subida do rendimento disponível, o que é que os portugueses vão fazer? Consumir mais, ajudando a economia a recuperar?
O Banco de Portugal diz que não e prevê que o que vai acontecer é uma subida muito rara (desde que existe o euro) da taxa de poupança dos portugueses.* Economizar não ajuda a economia; eis a sociedade de consumo. Não consumir de acordo com as nossas necessidades mas com as do mercado; não de acordo com as nossas bolsas mas segundo as ordens de compra da Bolsa.Etiquetas: economia
Os dinossauros eram casmurros
Impasse obriga partidos a apresentar candidatos a provedor de JustiçaJorge Miranda, pelo PS, é primeiro candidato a provedor de Justiça PSD exclui apoio a Jorge MirandaProvedor: Candidato do PCP contra "conspiração" do Bloco Central.
80 million years ago. Protoceratops, a herbivorous dinosaur, perished in the struggle with a carnivorous theropod, Velociraptor.
While they were entangling with each other, a terrible sandstorm or falling sand might have burried them to death.
R.I.P.
Etiquetas: política dinossauro
Inauguração de Largo Salazar em Santa Comba DãoComo professor, há 90 anos
Como ditador durante 50 anos
“Nada seria para mim, como professor, mais lamentável que o deixar de empregar todos os esforços ao meu alcance para, dentro das matérias que ensino, tornar familiares ao espírito dos alunos todos os grandes factos, todas as grandes ideias, todas as grandes correntes de opinião que cruzam o mundo e bem ou mal o dirigem. Sejam quais forem as nossas opiniões pessoais sobre um ou outra questão convém ter sempre o nosso espírito aberto aos novos factos e às novas ideias, num louvável desejo de progresso, de rectificação contínua dos nossos conhecimentos, de revisão da nossa mentalidade.
Não é de estudiosos nem de homens sérios fechar-se num determinado sistema de ideias, desconhecendo ou desprezando os progressos do espírito humano, recusando ver, para determinar-lhes o significado e o alcance, os factos dos nossos dias, ainda que em oposição ao nosso sentimento e íntimas convicções”.
Oliveira Salazar. A Minha Resposta. No processo de Sindicância à Universidade de Coimbra, Coimbra Editora 1919.
* Este depoimento deveria ser exposto no Largo de Santa Comba Dão. A polícia política que o regime de Salazar criou consideraria este documento como subversivo. Etiquetas: política Salazar
Jogada de antecipação"Se a Oposição acha que vai transformar o presidente da República no rosto da Oposição está muito enganada". JS na RTP
... está em campanha - e, portanto, na campanha. Desenganem-se, porém, os que crêem que o faz pelo PSD. O caminho que aponta é só um: Cavaco, Cavaco, Cavaco. F. Câncio.
Etiquetas: política
23.4.09
respigoO presente do indicativo"Não há qualquer manipulação política do Ministério Público, ponho as mãos no lume, e pela Polícia Judiciária”, afirmou a responsável pelo DCIAP, que comanda a investigação ao caso Freeport.
“Se estivesse num processo assim, se calhar também pensava o mesmo mas não é verdade."
Etiquetas: justiça
RankingÉ uma seriação feita de forma pouco séria.Etiquetas: ranking
Crianças portuguesas na cauda da Europa no que toca à felicidade e qualidade de vida * É uma cauda comprida que tem 1/3 do comprimento do corpo. A escolha da expressão cauda levou, por associação, ao uso do verbo toca.
Crianças cuja idade vai até aos 19 anos cujos dados foram compilados pelo Grupo de Acção Contra a Pobreza Infantil.
A cauda dos rankings ou o masoquismo escondido com o rabo de fora.
A obsessão dos rankings nesta sociedade de competição leva a que se considere mais quem acabe em 3º lugar a meia hora do primeiro do que o 21º no mesmo pelotão do vencedor. O 21º lugar em 29 corresponde ao percentil 28.
A superficialidade estatística leva à idolatria do ordinal e a não analisar os resultados; e não são apenas os jornalistas portugueses. 
Teria sido indispensável inquirir qual a distância que separa o grau de bem-estar dos jovens portugueses (e dos ingleses) dos melhores do mundo. Não basta sacudi-los com prazer mórbido para a cauda de Europa sem antes saber se o bicho totémico de que falam é um rato ou uma lagartixa. Etiquetas: rankings estatística cria
22.4.09
A bulha entrevista.
Um PM que confundiu RTP com ARtv e autoridade com empertigo.
Uma jornalista que confundiu oportunidade com obstrução e acutilância com impertinência.
Um PM cujo olhar fuzilava; uma jornalista cujos lábios rilhavam. Um jornalista tampão para que se não engalfinhassem mais.
Um ambiente de desforra de velha contenda mal dirimida.
A postura do PM não mostrou segurança; a da jornalista não mostrou isenção.
Ping-pong jogado com sarrafos.
Não admira que jornalistas e políticos inspirem pouca confiança. Uma entrevista da qual o PSD e o PC disseram o mesmo.Etiquetas: jornal política
O relato da entrevistafactos e interpretações
... vitimiza-se ...
... se mostrou particularmente agressivo para com os jornalistas ...
Mas não conseguiu esconder o nervosismo.Começou por tentar desviar-se do tema ...
Ainda no desagravo das tensões Belém-S. Bento...
...o primeiro-ministro voltou a desviar o alvo.
... foi aí que José Sócrates se revelou mais nervoso.
... por vontade própria, dispara sobre a TVI:
Questionado sobre se acha que este processo lhe pode custar a maioria absoluta, respondeu: "Duvido". Conclusão da jornalista: O PM considera que o caso Freeport não lhe retirará a maioria absoluta.
Leonete Botelho. Público 22.04.2009
Etiquetas: jornal rigor
Corações para transplantes estão velhos e estragadosGrande parte dos corações disponíveis ... são de pessoas mais velhas e com graves problemas ... porque o número de acidentes caiu mais do que se esperava.
* Danos colaterais do sucesso: porque há menos acidentes, não há corações disponíveis; continuam a bater no peito onde nasceram.
Etiquetas: coração transplante
A revolução que falhouBaptista-Bastos A revolução de que nós falamosfoiA revolução que nós falhámos.O povo unido jamais será vencido...Etiquetas: revolução
21.4.09
Erros já vêm de trásNem o do Núcleo Museológico de Santa a Clara-a-Velha escapou.
Etiquetas: Magalhães
Brincadeiras perigosasaulas de reanimação no secundárioProgramas escolares poderão incluir formação sobre uso de desfibrilhadores. Proposta vai ser entregue ao Ministério da Educação.
Um em quatro produtos perigosos é brinquedoAlertas de perigo sobre artigos de consumo sofreram um aumento de 16%. A maioria é fabricada na China e alguns destinam-se às crianças.
Etiquetas: brinquedos risco
respigoProcriação medicamente assistida.
Portugal precisa de mais 400 obstetras com urgência*Já é possível procriar obstetras e já é possível procriar com urgência.
Temo que se trate de um parto prematuro a que os obstetras não cheguem a tempo.Etiquetas: obstetras
20.4.09
Os riscos nacionais
Quase metade dos portugueses tem hipertensãoCinco anos na salgadeira
Em apenas cinco anos, a prevalência da hipertensão passou a afectar 62,7% dos alentejanos, quando em 2003 a taxa era de 49,5%. Uma subida preocupante que é atribuido à gastronomia. "Provavelmente, a abundante ingestão de sal na região explica a subida".
O problema estende-se ao Algarve, que passou a ter uma taxa de 61,7% quando antes era de 42,1%. Só o Norte se mantém com uma taxa bastante reduzida de 35%, o que é inédito e difícil de justificar.
Aumenta procura de seguro de risco sísmicoNos últimos dias, a procura de seguros com cobertura de risco sísmico tem crescido em PortugalEtiquetas: risco sal alarme
Um Jornal Nacionalsexta feira 17 de AbrilUm exemplo de jornalismo de mexerico, superficial, irreflectido, do tipo, o que parece, é; não vale a pena exigir rigor nem pensar (muito menos duas vezes).
1. Disparidades salariais aumentam,
há cada vez mais crianças com fome..
até a DGS propõe que as cantinas escolares fiquem abertas ...
só a ME não vê ...
só não vê quem não quer ...
A TVI mostra uma cantina escolar; a ementa consta de sopa, um prato de peixe e fruta; o jornalista, de voz soturna, lamenta a penúria da dieta...
2. A pivot MMGuedes pega nas notícias que escolheu com a repugnância que lhe causaria a visita a uma lixeira; face à choldra que é obrigada a relatar assume a postura do fariseu da parábola:
Dois fariseus subiram ao templo para orar.Um orava em voz alta: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como estes portugueses...
Para ela, os portugueses ou são cidadãos exemplares e vítimas inocentes ou dirigentes ignorantes, oportunistas ou corruptos cujas decisões nunca são sensatas e que nunca fazem erros, mas prepotências dolosas; quem não aceitar esta dicotomia primária ou é parvo ou está de má fé...
Quando o bispo entrevistado não a acompanha nos excessos e nas insinuações, zomba atribuindo a reserva a piedade cristã.
3. A atitude da jornalista é equivalente à dos comentários dos leitores às notícias de última hora das versões digitais dos jornais; compreeende-se a elevada audiência da TVI.
A falta de isenção é tão óbvia, a má-fé tão notória que fazem parecer razoáveis os defeitos dos visados.
4. O dueto final é uma farândola de sobranceria; VPV excede-se: Se até a Viseu já chegou a música dos Xutos e Pontapés... Etiquetas: jornal TVI
19.4.09
Mosteiro de Stª Clara-a-VelhaA brutidão dos calcáriosComo alguns jornais noticiaram a inauguração:Choupal "recebeu" José SócratesJosé Sócrates teve de ouvir activistas em defesa do Choupal
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Deixar algumas peças submersas seria uma homenagem às águas do Mondego que, a correr, serenas, tão bem preservaram as “ternas figuras que os canteiros de Cantanhede criaram na brutidão dos calcários".
Muito melhor que se estivessem ao ar, expostas aos uratos dos pássaros, ao amoníaco dos porcos e à brutidão dos humanos.
Era algo semelhante que poderia ter sido feito em Foz Côa; afinal as gravuras podem nadar se os arquitectos e os engenheiros as ensinarem.
Etiquetas: arte arqui mosteiro
Mosteiro de Santa Clara-a-VelhaPara a estória:
Uma pedra tumular de uma ordem anfíbia. Lamentarei se os arquitectos a não mantiveram submersa; decididamente mais interessante que a da abadessa a seco. (prima para ampliar) 

Etiquetas: arte arqui mosteiro
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
«Salvo das águas» (António Pedro Pita), depois de 15 anos de obras e séculos demolhado, reabriu ao público com as ruínas recuperadas e um centro interpretativo que conta a história do sítio e das feiras clarissas que nele habitaram desde o século XIII.
Para a estória, junto imagens de há muitos e poucos anos.
Um catraio a atirar pedras para o mosteiro alagado.
(prima par ampliar)
Etiquetas: Stª Clara arqui
18.4.09
Bobadela medieval
. Pelourinho e Casa da Câmara. O pelourinho é dito do tipo pinha; mais parece do tipo rosca - a rosca de uma prensa de lagar.
Etiquetas: pelo prensa
Podar antes de mondar"Se não vivemos num país rico, como se justifica que em Portugal tenhamos 17,4 estabelecimentos de ensino (superior) por cada milhão de habitantes, quando a Espanha, incomparavelmente mais rica, tem apenas sete?" Luciano de Almeida, ex-presidente do Conselho Coordenador do Ensino Politécnico.
Vão desparecer 200 a 300 cursos no ensino superior. Vão sobrar muito poucas instituições privadas.
Mariano Gago, M.E.S. e Ciência. Expresso 18-4-2009Etiquetas: Universidade
Redacção
1. ... trânsito de tempo"O processo de elevação de Nun'Álvares Pereira aos altares encontrou inúmeras dificuldades no trânsito de tempo", começa por dizer J. P.G., membro da Comissão Histórica do Processo da Causa da Canonização do Beato Nuno de Santa Maria.
2. ... aspecto inacabadoA parte inicial da casa que mais choca, pelo seu aspecto inacabado, constitui, precisamente a esperança de um futuro melhor. Cilídia Pinto
3. Na leitura do acórdão, R.T., presidente do colectivo de juízes, enfatizou que quando a arguida acabar de cumprir a pena, o menino "ainda terá as lesões no corpo". “O que a senhora fez é para sempre e isto é motivado pela sua conduta", disse R. T.: "Foi ama de várias crianças e só esta foi maltratada por estar desprotegida da família quando deveria ser a mais protegida", uma vez que passava dias sem ver a mãe.a) A mãe da vítima disse ... que os nove anos de prisão são "pouco" para as lesões permanentes sofridas pelo filho.* O juiz, a vítima e sua mãe sairam em liberdade.Etiquetas: jornal tribunal língua
Linguagem correnteHá princípios elementares que os responsáveis dos media portugueses esquecem. E um deles é o que diz que é preciso endereçarem-se aos seus públicos numa linguagem que esteja ao alcance do comum dos mortais. J.M. Nobre-Correia
Etiquetas: jornal língua
Um lugar ao SulAs pedrinhas d’água (de ares?)
são minhas madrinhas.
Se por lá passares
dá-lhes saudades minhas.Um lugar ao Sul. 18.4.2009Etiquetas: arte
Cavaco durão Uma excelente autópsia do Presidente da República“Para além da imprudência e, mesmo, da incompetência reveladas na avaliação e tomada de riscos, muitos foram os gestores financeiros que, simplesmente, perderam o sentido da decência”, “criou-se um ambiente de exuberância objectivamente desligado da realidade e incapaz de antecipar os custos sociais de um eventual colapso do sistema”.. a) Pena que só agora a tenha feito; de um reputado economista e PR há anos, teria preferido um oportuno prognóstico a uma excelente autópsia. Tanto mais que, como PM, tinha alertado a tempo para o risco do jogo da Cabra-Cega da Bolsa.b) Acho estranho mas, alguma razão haverá para que o PR tenha preferido um Congresso da Associação Cristã de Empresários e Gestores à Assembleia da República; a uma semana do 25 de Abril, preteriu-a à confraria.
.
c) “muitos dos agentes que beneficiaram do status quo – e que tiveram um papel activo nesta crise financeira – continuam a ser capazes de condicionar as políticas públicas, quer pela sua dimensão económica quer pela sua proximidade ao poder político.” Ficou-lhe bem fazer esta autocrítica; talvez fosse mais claro dizer “muitos dos agentes responsáveis pelo status quo… continuamos…”Etiquetas: política economia
17.4.09
Anfiteatro de Bobadela.
O anfiteatro romano foi recuperado; entretanto terá sido circo, praça, eira?
Os antigos camarotes patrícios são agora quintais com latadas de cidadãos livres.
(prima para ampliar)
Etiquetas: teatro arqui
Disparidades.
*Título disparatado: 25,3% q25%.

Mas os dados relativos aos dirigentes poderão estar subvalorizados. "O pagamento de géneros, sendo conceptualmente parte integrante do ganho, tende a ser subavaliado ou simplesmente omitido por parte dos estabelecimentos. Ora, o pagamento em géneros assume precisamente no ganho dos dirigentes uma assinalável relevância”; a ser assim são os altos que estão cada vez mais altos. Etiquetas: economia jornais matemática
respigoAdmissãoO ministro da Justiça admitiu ter-se encontrado "dezenas de vezes" nos últimos anos com o presidente do Eurojust, Lopes da Mota, incluindo no mês de Março deste ano.
Etiquetas: jornal subliminar
O sifãoMarçal Grilo recordou que estudar exige esforço, disciplina e sacrifícios, implica "ganhar rotinas, treinar a memória", não pode ser visto como uma "coisa lúdica". "Houve para aí umas teorias que diziam que não era necessário encher a cabeça de conhecimentos, mas sim formar cabeças pensantes, mas uma cabeça só pensa bem se estiver cheia de
conhecimentos", concluiu. Público 17-4-2009
*O sifão é um mecanismo engenhoso que usa a força da gravidade para transfegar líquidos. Para que funcione tem de ser previamente cheio; uma vez ferrado, trabalha automaticamente.
Etiquetas: sifão escola
pelo que tenho conhecimento ... e se calhar"O que foi aprovado pela AR, pelo que tenho conhecimento, é uma resposta atabalhoada e se calhar feita durante a noite a uma proposta que fiz relativa à criminalização do enriquecimento ilícito", disse Mlª Ferreira Leite.
* Atabalhoado, o PSD absteve-se, conivente.
O diploma que prevê o fim do sigilo bancário foi aprovado com os votos do BE, PS, PCP e PEV, a abstenção do PSD e do CDS-PP.Etiquetas: política PSD sigilo bancário
16.4.09
Nós, portugueses .
Na fachada da casa dos Godinhos, hoje Museu Municipal de Bobadela, está este belo ornato. O dragão da fábula luta contra um leão e uma serpente ou defende o leão de uma serpente?
O fio eléctrico risca, indolente hipotenusa, a secular obra de arte indiferente à argola que espera, em vão, a reconheçam como vértice.
O drago desleixo, o réptil calaceiro e os obtusos tugas. Etiquetas: tuga arte
Pluralismo singularPS volta a aprovar sozinho lei do pluralismo. Público 16.04.2009*Curiosa perspectiva de pluralismo; heis-de ser plurais quer queirais quer não.Etiquetas: pluralismo
Perspectivas económicas de PrimaveraFMI antecipa recessão particularmente “profunda e duradoura”.
*Perspectivas do FMI "não podiam ser mais negativas"Etiquetas: economia política
Nós, futricasLá está o Professor Doutor de Coimbra e a frase intrigante: "Nós, europeus." O que perturba é a vírgula: nós, portugueses? Nós, socialistas? Nós, professores doutores? À procura do "nós", damo-nos conta de que a conversa não é connosco, que fomos excluídos.* Como é possível que uma mulher culta sofra do sindroma futrica? Como se contamina uma análise inteligente com “Este círculo dicotómico e vicioso”. O que perturba é a vírgula.Etiquetas: política futrica
Nós, portuguesesVital Moreira e Paulo Rangel desentendem-se e passam o primeiro dia a trocar acusações. Público 16.04.2009Etiquetas: política
EsmolaO apelo ao consumo como meio de minimizar a crise da sociedade de mercado é o equivalente da antiga exortação à esmola para evitar a revolta.Etiquetas: esmola
15.4.09
Bobadela
Há mil e oitocentos anos que do arco se vê neve na Serra.
Etiquetas: arqui neve
Bobadela
O arco romano domina a Junta da Freguesia.
Etiquetas: arqui neve
"…Mas o sistema, Senhores…"E que bizarro mecanismo mental encaminha progenitores a não dar de comer aos seus miúdos, mas a adquirir-lhes roupas de marca?
... um sistema doente, cuja natureza se opõe à partilha, e tem destruído e aniquilado o melhor dos nossos sentimentos e emoções. Baptista Bastos "…Mas as crianças, Senhor…"Etiquetas: fome cria
A pastelaria da DGSCome chocolates, pequena; Come chocolates!
Crise leva crianças com fome ao hospital Para a assistente social do Amadora-Sintra, os casos até agora registados podem dividir-se em dois tipos diferentes: "Existem meninos que dão entrada no Hospital com fome e em más condições de higiene e de vestuário e outros que chegam bem arranjados, mas mal alimentados"... são sobretudo famílias monoparentais que "gerem um bocadinho mal o orçamento que têm" e ... que se preocupam mais com "a imagem do que com os cuidados básicos"; muitos destas crianças têm entre os quatro e os seis anos.
Para Manuel Coutinho, psicólogo do IAC: "Há muitas famílias que vivem num teatro de aparências e compram o que não precisam com o dinheiro que não têm". Público 13-4-2009
A Direcção-Geral de Saúde vai pedir ao Ministério da Educação o alargamento dos horários nas cantinas escolares. "Solicitámos à Plataforma para a Obesidade especialistas que preparem menus saudáveis e equilibrados que possam ser usados pelas famílias com mais dificuldades", especifica Francisco George.
*Como toda a gente sabe, mas a DGS ignora, a população que o H. Amadora-Sintra serve, não é representativa da portuguesa.Como deveria, o PÚBLICO fez uma ronda por vários hospitais do país e nenhum deu conta de um aumento de casos de fome entre as crianças que afluem aos respectivos cuidados de Pediatria. Público 15.04.2009
Lá terão os especialistas da Plataforma da DGS de ir explicar às famílias dos bairros assinalados de Amadora e Sintra como fazer sopa com as solas dos ténis de marca fora de moda. "Deitaram sola de molho, pra no outro dia jantar.."
Etiquetas: fome DGS cria
Acto falhadoPrevisões do Banco de Portugal "não podiam ser mais negativas". (Cavaco Silva)Não?Para o Banco de Portugal, a riqueza vai recuar 3,5% , em linha com as maiores economias, ligeiramente melhor que a média europeia. (V. Constâncio)Etiquetas: economia política
Uma epidemia de gripe americanaVítor Constâncio avisou que a recuperação da economia portuguesa só acontecerá depois dos Estados Unidos e da Europa terem ultrapassado a crise. Público 15-4-2009Etiquetas: economia sociobiologia
Em busca do progenitor evadidoEm 2007 os filhos de pai incógnito representavam 2,2% (2300) dos nados vivos, apesar de a lei não o permitir.
“Quando engravidei, não estava à espera de que ele viesse viver comigo (era casado e tinha um filho) mas nunca pensei que ele se recusasse a assumir a paternidade." Maria.
* Maria tinha 33 anos quando teve um filho que o parceiro não desejaria. Não se estará face a um abuso de confiança por utilização não autorizada do património genético do parceiro?Etiquetas: pai incógnito
Na primeira intervenção, um enorme erro estratégicoPaulo Rangel não vai aceitar “a mordaça que Vital Moreira pretende por aos problemas nacionais na campanha”.
* “Não aceitar” é uma postura subordinada.Etiquetas: política
14.4.09
BobadelaColuna e arco romanos (Sec. II), pelourinho (Sec XVI), cruzeiro e igreja (Sec XVIII). Na fachada, uma inscrição latina NEPTUNALE.
Uma cena do palco da História; encantada, à espera.
Etiquetas: arqui
Uma espécie de (Ph) OtoshopEtiquetas: bazar alívio
Uma vénia pronunciada que está a causar polémicaSe uma "alta personalidade" quiser cumprimentar uma mais baixa não poderá deixar de se curvar. Só se não curvam os que engoliram um pau de vassoura.Como não vi a cena, não posso avaliar o à-vontade com que se inclinou e, mais importante, o desembaraço com que se ergueu.Etiquetas: jornal política
Caso Freepharma Outlet A farmácia de venda ao público do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai abrir hoje. Uma inauguração que passou por diversas dificuldades, desde sucessivas providências cautelares em tribunal até a problemas de abastecimento devido a constrangimentos colocados por armazenistas, o que levou o proprietário a recorrre directamente aos laboratórios.
Desde o início que o proprietário teve de lidar com vários constrangimentos: pressões por parte da Associação Nacional das Farmácias (ANF), providências cautelares e uma queixa anónima na Judiciária. Dos seis concursos públicos para estas farmácias, apenas um foi ganho por um consórcio liderado pela ANF. *Pressões, providências cautelares e uma queixa anónima; um "déjà vu".Etiquetas: farmácia mercado
respigoPenhoraEmpresa gerida até 2007 por grande devedor ao fisco arrenda imóvel para tribunal. Público 14.04.2009Etiquetas: justiça fisco
respigoPSP UnificadΦO Sindicato Unificado da PSP quer que a revisão do estatuto garanta o princípio da não discriminação da orientação sexual.Etiquetas: unisexo
respigoNão passa bemMarcelo considera "decepcionante" a campanha de Vital Moreira. "... não me parece que passe bem na televisão, o que nos dias de hoje é fundamental", diz Marcelo Rebelo de Sousa.
Etiquetas: política TV
13.4.09
Bobadela
As ruínas romanas resistiram a dezoito séculos de incúria; a da tabuleta da sua “conservação e restauro” ainda não tem um ano (XXIX VI MMVIII).
Etiquetas: incúria
Crise provoca aumento de desistências no Superior
No Instituto Superior de Engenharia de Lisboa a taxa de desistências ronda actualmente os 30%. Há, no entanto, quem assegure que ali a percentagem de desistências é superior, da ordem dos 50%. A esmagadora maioria dos alunos aponta factores de ordem económica quando questionados sobre as razões pelas quais abandonam os cursos.
Em causa estão valores de propinas da ordem dos 800 a 900 euros anuais, no ensino público. Carla Aguiar
*A falta de rigor da notícia responsabiliza a jornalista que não questiona a confiança da fonte que “assegura” dados de verosimilhança difícil de aceitar (50%?). Não é estranho que “a esmagadora maioria dos alunos que abandonam os cursos” alegando “factores de ordem económica”, ainda lá esteja disposta a ser questionada? A crise também atinge os jornalistas.Etiquetas: jornal
respigoNo meio do matoTrês crianças deixadas pelos pais no meio do mato brasileiro foram repatriadas para Portugal .... foram deixadas, pelos pais adoptivos, no meio do Mato Grosso,Paula Torres de Carvalho. Público 10.04.2009Etiquetas: jornal
O negócio da velhiceLuís Portela fala do constante aumento da população com mais de 65 anos, que já será hoje em maior número do que os menores de 15 anos, para reafirmar o sentido da aposta na investigação dirigida ao bem-estar e envelhecimento. Aqui podem entrar ainda as termas, já que Portugal tem uma oferta alargada e com boas potencialidades para enriquecer este cluster. "Não podemos ser bons em muita coisa, mas há áreas em que claramente somos bons, como nas doenças neurodegenerativas".
Serão, assim, potenciadas "condições para os bons projectos terem estímulos públicos" e também privados, uma vez que "algumas farmacêuticas multinacionais resolveram entrar porque elas próprias perceberam que o potencial de desenvolvimento é grande e estão reunidas condições para poderem aparecer projectos muito interessantes". Também os grandes hospitais do país aderiram ao cluster, o que é visto como "um passo fundamental para a investigação feita na saúde poder ter aplicação prática". Expresso 27-3-3009
*Quando se encara a velhice como uma doença, os clusters de abutres rodopiam, quando a demografia faz esgotar o sangue fresco da manada.
Nem a BIAL escapa à tentação.
Etiquetas: velhice vampiros abutres
10.4.09
Portugueses maltratados no ExpressoBarroso – essa alforreca política --... M. Sousa Tavares
Cala-te
Sócrates não é um político sério e falta-lhe autoridade moral em quase tudo. Daniel Oliveira
Etiquetas: jornal
O português maltratado no Expresso
Tempo livre
Numa sociedade livre, a Manuela Moura Guedes é a normalidade... H. Raposo
*- Há um hiato entre a e normalidade
Etiquetas: jornal língua
Os velhos morrem sobretudo no Inverno
Os jornais alvoroçaram-se com as notícias: o INSA confirmou que se morreu demais em Janeiro passado. A DGS esclareceu que terão sido, sobretudo, velhos.
Atribuem o facto ao frio e à gripe; como os não podem condenar, os comentários do jornal culpam as casas, a “hipotermia”, “eles” e a falta de vacinas.
Os velhos não se queixam da gripe nem do frio (apesar da insistência dos jornalistas enregelados) mas da solidão.
As principais dificuldades referidas pelos idosos são os problemas económicos (35,8%) e a solidão (26,4%).
Os “cientistas” e os feitores de opinião arrepiam-se e, propõem, estudos na mão - "improved protection from the cold indoors” ,
mais sobretudos.Ficariam aliviados se não morressem mais velhos no Inverno que no Verão e, sobretudo, que a morte os encontrasse saudáveis; sozinhos mas saudáveis.
Nem que para isso fosse necessário calafetar-lhes paredes e telhados, portas e janelas para que não entrasse nada – frio, vírus da gripe, notícias, visitas, vento, nada. Que o vento cale a desgraça...
Só ar filtrado e estéril... para que só chegassem frios à mesa da autópsia onde não se encontrasse outra causa de morte (nem gripe nem pneumonia) que o suicídio..
Os velhos não se queixam do frio mas da solidão.
Morrem mais velhos no Inverno que no Verão; esta diferença é maior em Portugal que na UE; o inverso acontecia com os suicídios.
Isto está a mudar; vamo-nos aproximando do padrão europeu. Etiquetas: velhos morte suicídio
Archives
12/2004
01/2005
02/2005
03/2005
04/2005
05/2005
06/2005
07/2005
08/2005
09/2005
10/2005
11/2005
12/2005
01/2006
02/2006
03/2006
04/2006
05/2006
06/2006
07/2006
08/2006
09/2006
10/2006
11/2006
12/2006
01/2007
02/2007
03/2007
04/2007
05/2007
06/2007
07/2007
08/2007
09/2007
10/2007
11/2007
12/2007
01/2008
02/2008
03/2008
04/2008
05/2008
06/2008
07/2008
08/2008
09/2008
10/2008
11/2008
12/2008
01/2009
02/2009
03/2009
04/2009
05/2009
06/2009
07/2009
08/2009
09/2009
10/2009
11/2009
12/2009
01/2010
02/2010
03/2010
04/2010
05/2010
06/2010
07/2010
08/2010
09/2010
10/2010
11/2010
12/2010
01/2011
02/2011
03/2011
04/2011
05/2011
06/2011
07/2011
08/2011
09/2011
10/2011
11/2011
12/2011
01/2012
02/2012
03/2012
04/2012
05/2012
06/2012
07/2012
08/2012
09/2012
10/2012
11/2012
12/2012
01/2013
02/2013
03/2013
04/2013
05/2013
06/2013
07/2013
08/2013
09/2013
10/2013
11/2013
12/2013
01/2014
02/2014
03/2014
04/2014
05/2014
06/2014
07/2014
08/2014
09/2014
10/2014
11/2014
12/2014
01/2015
02/2015
03/2015
04/2015
05/2015
06/2015
07/2015
08/2015
09/2015
10/2015
11/2015
12/2015
01/2016
02/2016
03/2016
04/2016
05/2016
06/2016
07/2016
08/2016
09/2016
10/2016
11/2016
12/2016
01/2017
02/2017
03/2017
04/2017
05/2017
06/2017
07/2017
08/2017
09/2017
10/2017
11/2017
12/2017
01/2018
02/2018
03/2018
04/2018
05/2018
06/2018
07/2018
08/2018
09/2018
10/2018
11/2018
12/2018
01/2019
02/2019
03/2019
04/2019
05/2019
06/2019
07/2019
08/2019
09/2019
10/2019
11/2019
12/2019
01/2020
02/2020
03/2020
04/2020
05/2020
06/2020
07/2020
08/2020
09/2020
10/2020
11/2020
12/2020
01/2021
02/2021
03/2021
04/2021
05/2021
06/2021
07/2021
08/2021
09/2021
10/2021
11/2021
12/2021
01/2022
02/2022
03/2022
04/2022
05/2022
06/2022
07/2022
08/2022
09/2022
10/2022
11/2022
12/2022
01/2023
02/2023
03/2023
04/2023
05/2023
06/2023
07/2023
08/2023
09/2023
10/2023
11/2023
12/2023
01/2024
02/2024
03/2024
04/2024
05/2024
06/2024
07/2024
08/2024
09/2024
10/2024
11/2024
12/2024
01/2025
02/2025
03/2025
