alcatruz

Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt

30.6.11

 
Ministro da Saúde
Um vice-presidente do Milleniumbcp, ex-director-geral dos Impostos como Ministro da Saúde traduz uma perspectiva da solução dos problemas do ministério.
Quando o crescimento neoplásico dos gastos com o SNS não foi conseguido nem por gestores com provas dadas nem por um académico profundo conhecedor dos problemas da saúde e dos meandros da função pública nem por uma médica com longa experiência na gestão hospitalar e na administração de instituições do SNS, seria fatal que se acabasse por recorrer a um "
especialista em cobrar impostos". Quando não actuamos racionalmente justificamos o racionamento.
Terá sido o crescimento neoplásico dos gastos com o SNS uma razão para escolher um oncologista para “Secretário de Estado Adjunto e da Saúde”. Terá experiência em tratar cancros; o diabo são os efeitos secundários que as células sãs irão sofrer.
Quando o vício consumista se incrustou no epigenoma, tanto dos Serviços de Saúde que o encaram como próprio como no dos seus utentes e gestores, não há quimioterapia que nos valha; só algo que suprima a expressão daquele gene tolerado que se comporta como tumoral.

Etiquetas:


 
Desmercadorizar a vida
Estas são algumas imagens da consciência antecipatória do mundo. Dir-se-á que são utópicas...
Sem dúvida.
... (
quando
) muitos dos nossos sonhos foram reduzidos ao que existe e o que existe é muitas vezes um pesadelo, ser utópico é a maneira mais consistentes de ser realista no início do século XXI.
Boaventura de Sousa Santos. Portugal – Ensaio contra a autoflagelação. Almedina 2011.

Etiquetas:


29.6.11

 
Do escorbuto à diabetes
A prevalência mundial da diabetes aumentou de 8·3% em 1980 para 9·8% em 2008. Em 1980 havia 153 milhões de diabéticos e, em 2008, 347 milhões.
O maior incremento deu-se na Oceania onde a prevalência atingiu 15·5% em 2008. Cabo Verde, ilhas Samoa, Arábia Saudita, Papua Nova Guiné e Estados Unidos foram os países onde a doença se expandiu mais rapidamente nos últimos 30 anos.
Na Europa Ocidental foi registado apenas um ligeiro aumento. Em Singapura, França, Itália, Suíça, África Subsariana, América Central e comunidades desenvolvidas da Ásia-Pacífico não foram registadas variações.
Em Portugal A diabetes é um problema sério; calcula-se que um milhão de portugueses adultos sofra actualmente da doença, um número que tende a aumentar; de 500 mil doentes em 1999 e de um milhão actualmente, dever-se-á passar para perto de um milhão e meio dentro de dez anos, ou seja 15% da população, como na Oceania.
* É nesta perspectiva que devem também avaliar-se as consequências do crescimento económico e da globalização; foram as especiarias que desencadearam a globalização. Já o neto d'El Rei Manuel morreu de diabetes. "...o seu estado é desesperado. Tem febre alta e devora-o a sede. Como acontecerá com Filipe II, os médicos proíbem-lhe todo o regime hidratante, o que produz um suplício. O príncipe consegue iludir a vigilância dos camareiros e embebe uma toalha em água da chuva e dessedenta-se com ela." Agustina Bessa Luis. O Mosteiro. Guimarães Ed 1980

Etiquetas:


 
Simulacros pintados

Os bispos representavam para ele "a" Igreja, a comunidade entre o rebanho de Cristo e os seus pastores. E em apenas um milénio o Papa, ... tinha-lhes retirado o poder espiritual, monopolizando-o para ele. E os reis ... tinham tomado ... o poder político (pela) força das armas.
Lamentando o estado a que haviam chegado os bispos chamou-lhes "simulacra depicta", o que significa simulacros pintados. Serviam magnificamente para mostrar em pinturas, nos seus paramentos dourados. À parte isso, tinham deixado de servir para o que quer que fosse.
Em simulacros pintados pensei quando vi as fotografias do último Conselho Europeu. Barroso apresenta Passos Coelho a Merkel. Merkel e Sarkozy riem. Rui Tavares
*E tu, não serás também um simulacra depicta cujo poder espiritual deixaste levar pela publicidade e o político pelo delegado?

Etiquetas:


28.6.11

 
'Fugitivos' africanos juntos 50 anos depois
O médico são-tomense Tomás Medeiros recordou que um dos motivos que o levou a fugir naquele final de Junho de 1961 foi o ter sido classificado como «um dos 13 comunistas mais perigosos de Portugal», pela Faculdade de Medicina de Coimbra...
Tencionam publicar um livro sobre o tema. Um deles registou em diário todos os passos dados em 1961.


* Será interessante cotejá-lo com o de Pepetela. .............................É significativo que a reunião se vá realizar em Cabo Verde.

Etiquetas:


 
Público corta e cola a pobreza dos títulos da LUSA
A riqueza dos dados e a pobreza dos títulos.

Alunos portugueses usam mais Internet em casa do que na escola.
Por Lusa
Os alunos portugueses estão acima da média no uso da Internet em casa, mas abaixo da média no seu uso na escola (OCDE).
1. O documento indica, no entanto, que Portugal - entre 70 países - tem uma das percentagens mais elevadas de alunos com acesso à Internet na escola.

2. Portugal ocupa o primeiro lugar em percentagem de alunos que afirmam poder realizar uma apresentação multimédia, um valor que mais do que triplica o valor médio dos países que participam no PISA.
3. São também grandes as diferenças entre alunos socialmente favorecidos e alunos provenientes de meios sociais com dificuldades. No entanto, em países como Portugal, “o uso da Internet na escola compensa a falta de disponibilidade de computador em casa” e são os alunos mais desfavorecidos “que têm maior inclinação para usar o computador na escola”.

4. Apenas 0,4% dos cerca de 6.200 estudantes portugueses inquiridos indicaram que nunca usaram um computador, uma das percentagens mais baixas neste indicador entre os membros da OCDE.
5. Entre os alunos portugueses inquiridos, 98% responderam dispor de computador em casa. Entre 2000 e 2009 este valor aumentou 41% em Portugal.
* Qual importância dos factos sublinhados no título ou subtítulo?
a) Alunos portugueses usam mais Internet em casa do que na escola? Em especial se for verdade que “98% dispoem de computador em casa”?
b) Os alunos portugueses estão acima da média no uso da Internet em casa, mas abaixo da média no seu uso na escola ? ... quando necessariamente metade estão acima e metade abaixo.

c) qual a pertinência dos dois "no entanto"?
d) Portugal está entre os países cuja paixão pelo computador dos alunos supera o desempenho na leitura; os outros são o Canadá, a Finlândia e a Coreia.

Etiquetas:


27.6.11

 
Blimunda
Belimumab é um novo medicamento para as doenças auto-imunes.
Saramago havia de gostar do nome, mesmo com a gralha, que deram a um medicamento contra os efeitos secundários da dialética mal amanhada.

Etiquetas:


 
Elias Fanon 1961, Pol Pot et al 1975-79

Os quatro arguidos, com idades entre os 79 e os 85 anos, quadros políticos do regime, deverão explicar em tribunal os acontecimentos ocorridos no Camboja entre 1975 e 1979, nomeadamente a eliminação metódica e calculada de milhares de pessoas através de um regime marxista ultra-ortodoxo. Estima-se que tenham morrido às mãos do regime dos Khmer Vermelho entre 1,7 e 2 milhões de pessoas (à época um quarto da população do país) em consequência das torturas, da fome, dos trabalhos forçados e de execuções.
A minoria muçulmana Cham, a população vietnamita e a comunidade de monges foram os alvos preferenciais desta chacina que marcou um dos períodos mais negros da história da Humanidade.
O chefe dos Khmer Vermelho, Pol Pot, morreu na floresta cambojana em 1998, prisioneiro de seus próprios correligionários.

Filho de cobra é cobra. Lisboa 1961
- É absolutamente indispensável ler Fanon, para entender o presente e o futuro dos nossos países. Ele é antilhano, médico, mas está com os argelinos na sua luta pela independência. Diz por exemplo que só a violência do coloniza­do pode fazer ultrapassar o complexo de inferioridade que o colonizador lhe inculcou. O colonizado só pode adquirir uma personalidade de homem livre se exercer a violência. Qualquer violência se justifica assim. Como o filho que mata o pai, pelo menos em sonhos, para se tomar adulto.
- Por essa teoria, a violência da UPA justifica-se.
- Exactamente. É a violência dos oprimidos para fazer superar os traumas causados pela violência dos opressores.
- Não estou de acordo. A UPA mata também a gente da minha terra e da tua, os contratados que vão trabalhar para as roças de café no Norte...
- É uma fase necessária. Para que ganhem a consciência de que são colonizados. Não têm nada que ir para o Norte engordar os roceiros. Estão a colaborar com o colonialismo, mesmo se incons­cientemente. Na primeira fase, o terror é necessário para criar consciência. Depois isso terminará. E haverá a integração de todos num país independente.
- Não sabia que defendias as teorias da UPA.
...

- Ouve, Vítor, é a única teoria que soube mobilizar populações inteiras para lutar com paus ou catanas contra o poderio colonial. Conheces outra melhor?
- Conheço. A que diz que todos os angolanos devem lutar jun­tos contra o colonialismo, sem massacres de civis, sejam eles quem forem. E que congregue até mesmo os mulatos.
- Utopias! Isso não funciona na prática. Eu sei, são ideias que correm na Casa dos Estudantes. Mas a Casa é dominada pelos filhos dos colonos, sejam brancos ou mulatos. No fundo, querem apenas uma melhor integração no Portugal multirracial. Todos falam da independência, mas a ideia não é a mesma. É mudar para ficar tudo na mesma, com o português dominando o negro. E tu alinhas nessas utopias, porque o teu pai não é camponês. O meu é. E a única hipótese de estudar foi aproveitando a bolsa da minha Igre­ja. O camponês só pode ser mobilizado para a luta por formas bem concretas, que ele entenda, por exemplo o ódio ao branco ou a repartição das terras dos brancos. Vai falar de luta contra o colo­nialismo como sistema, sem tocar nos roceiros ou nos comercian­tes. Ninguém te segue, a não ser os intelectuais da cidade. E esses não contam numa luta destas.
...

- Devias ler o Fanon. ...
...
- Tu não acreditas mesmo que possamos viver todos juntos em Angola um dia, sem injustiças nem desigualdades?
- Com os brancos e mulatos não. Eles tenderão sempre a domi­nar-nos.
- No entanto, os missionários que te formaram e ajudaram são brancos.
- Americanos ou brasileiros, não portugueses. E muito menos portugueses nascidos em Angola, que se sentem com direi­tos sobre a terra por lá terem sido gerados. Esses são os piores mesmo se tiveram uma mãe ou uma avó negra. Mãe ou avó que era apenas uma serviçal do branco. Esses transportam em si a supremacia da parte branca sobre a negra, vem desde a nascença.
- Tinham que matar o pai para libertar a mãe.
- É isso mesmo.
Pepetela. A Geração da Utopia 1992
* ... vem desde a nascença. A noção do fatalismo epigenético que também explicaria o ser português.

Etiquetas:


26.6.11

 
Uma coluna zangada
Vivemos num país de aldra­bões congénitos. De facto, exis­te uma linha horizontal que divi­de a Europa. A norte, a mentira é tida como uma falta grave; a sul, fazemo-lo todos os dias. Por uma razão: ao contrário da Pro­testante, a Igreja Católica tem a faculdade de, no confessionário apagar as malfeitorias*. Se não acreditam nesta diferença cultu­ral, vejam com atenção o que se passa nas séries americanas, on­de o perjúrio é severamente pu­nido. Entre nós, mentem impu­nemente políticos, empresários, futebolistas, médicos, professo­res...
Não vale a pena alon­gar-me. É o regabofe consagra­do em prática comum.
...
Os principais culpados pelo esta­do em que se encontra a Justiça são os juízes, que desculpam o perjúrio, e os legisladores, que elaboram leis criminais deficien­tes.
Mª Filomena Mónica. Expresso 25-6-2011

* Uma colunista zangada a tudo se permite.
1.Um país de aldrabões, sem grupos, sem distinções, sem excepções; clones. Como se fora o país das formigas, dos crisântemos.
2. ... a sul, fazemo-lo (mentir) todos os dias. Todos?...
3. A causa: Por uma razão -- a Igreja Católica..
4. A prova: o que se passa nas séries americanas
5. Mas afinal a endemia é congénita (“num país de aldra­bões congénitos”), o que dificilmente se coaduna com a alegada influência da Igreja Católica. A menos que os memes vaticanos interfiram na gestação do feto e o “programassem” à semelhança da fome e do tabaco.
6. Termina identificando “Os principais culpados...”.
Nem a colunista escapa ao estigma de procurar a culpa (para castigar) em vez da causa para solucionar.
Nem a colunista escapa à armadilha da reverse causality: foi o catolicismo que moldou o comportamento dos povos do sul da Europa ou o foi o catolicismo que melhor se adequou ao comportamento dos povos do sul da Europa?

* Antero já tinha caído nessa armadilha há 141 anos e arrependeu-se de forma trágica.
Não vale a pena alon­gar-me. É o regabofe consagra­do em prática comum.

Etiquetas:


25.6.11

 
Publicidade subliminar

Direcção-geral de Saúde alerta para riscos associados a altas temperaturas
*O SAPO não alerta para a infracção da publicidade subliminar -- água engarrafada; na entrevista à SIC o DGS tinha água num copo de vidro.

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia

Arcos ultrapassados
Portugal.....................................................................................Turquia
Coimbra ...................................................................................... Gorême

















Arco ultrapassado (Sec XII), junto ao Museu Machado de Castro.
Idem numa das igrejas escavadas na rocha em Gorême (Capadócia). (>Sec IX)

Etiquetas:


 
A terceira idade

Ao Joaquim Rocha Lima

1. As 'sopas' do Espírito Santo
As festas do Divino Espírito Santo, os Impérios, a festa dos Tabuleiros, Joaquimismo, as três Idades da História do: a Idade do Pai ou da Lei, que é a idade da servidão e do medo; a Idade do Filho, que é a idade da submissão filial; a Idade do Espírito Santo, na qual se ia entrar, e que é a idade do Amor, da Liberdade e da Fraternidade. Anselmo Borges. E o Imperador de Eiras que vinha ao Mosteiro de Celas e não ao Bispo.

2. Igreja da Esperança e Alegria do Dominus

- Sou bispo da Igreja da Esperança e Alegria do Dominus.
- Que raio é isso
? - quase gritou Malongo. - E quem é esse Dominus?
Elias sorriu com condescendência, como um avô ou um sekulo do kimbo que já viu muita coisa. Falou como um médium, pois a voz saiu-lhe do mais profundo da garganta, sem mexer os lábios e com os olhos fixos num futuro qualquer:
- É uma Igreja de Deus. Dominus quer dizer o Senhor em latim. E é da Esperança, porque é a única igreja que tem sempre uma pala­vra de estímulo, de encorajamento, para as pessoas. As outras igre­jas são repressivas, ameaçam, todas influenciadas pelo Jeová de Israel que é um deus cruel. Os crentes vivem sempre com a espada de Dâmocles sobre a cabeça, temendo o Juízo Final, pagando por um pecado original que não cometeram. Dominus é o Deus da bondade, que tudo perdoa, que nunca ameaça, para quem a vida é sempre esperança e doçura. E da Alegria, porque Dominus quer que toda a gente se divirta, até certos limites evidentemente. Por isso não deve ser surpresa que o único bispo da Igreja esteja neste momento a dançar e a beber neste cabaré. Pepetela. A Geração da Utopia 1992

Etiquetas:


24.6.11

 
Regresso da Turquia 76
Tear

Portugal .........................................................................................................Turquia

Almalaguês (Coimbra) ..............................................................................Gorême














Lã, linho e seda.

Em Almalaguês tece-se em casa; na fábrica de Gorême, as tecelãs operárias cumprirão cinco horas diárias com intervalos frequentes para descansar os olhos, disseram-nos.

Etiquetas:


23.6.11

 
Paraíso perdeu exclusivo
O dia de S. João passou a ser o do feriado municipal do Porto em 1911

Etiquetas:


 


Ministro que afirma ter em mente apenas os reais interesses do país.

Etiquetas:


 
Ministro da Saúde ex-DGCI

1. A DGCI disponibilizou no Portal das Finanças um serviço que permite aos profissionais livres habilitar pessoas da sua confiança a emitirem recibos verdes electrónicos em seu nome e por sua conta.
2. Medicamentos: Dentistas envolvidos em burla de mais de 10 milhões
Médicos usam receitas de mortos
A Polícia Judiciária está a investigar uma megaburla de receitas falsas de medicamentos prescritos por médicos e dentistas que utilizaram as cédulas de colegas falecidos para pedirem vinhetas e passarem receitas.

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia 75
Rodado medieval Portugal ................................................................................................ Turquia




Trás-os-Montes ................................................................................... . Gorême

.



Etiquetas:


22.6.11

 
Regresso da Turquia 74
Süleymaniye Camii
A mesquita mais importante de Istambul é tanto um tributo ao seu arquitecto, o grande Sinan, como um digno memorial do seu fundador, Solimão, o Magnífico. Foi erguida entre 1550 e 1557 acima do Corno de Ouro. Do Guia American Express
Abóbada de Suleymaniye. Foto: http://quim.aminus3.com/.
Meio século antes (1503 a 1513) , em Roma, no pontificado de Júlio II decidiu-se afinal derrubar a igreja velha e em 1506 Bramante recebeu o encargo de desenhar a nova basílica de S. Pedro.

Abóbada S. Pedro; foto: vaimelhorarisa.blogspot.com

.

Em 1522 a abóbada do transepto do Mosteiro dos Jerónimos é fechada por João de Castilho. António Simões Rodrigues. História de Portugal em Datas 1994

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia 73
Sultão e Califa
Do mar, Istambul tem outra perspectiva.
A imponente mesquita de Solimão (Suleymaniye Camii) eclipsa todas as outras. Não admira porque desde 1517, que o sultão otomano era também o Califa do Islão, e o império otomano era sinónimo de Califado, o Estado Islâmico.
Facto idêntico sucedeu na Inglaterra, pela mesma época.
O Ato de Supremacia de novembro de 1534 foi um ato do Parlamento da Inglaterra ao rei Henrique VIII que declara que ele é "o único chefe supremo na Terra da Igreja na Inglaterra".
No Portugal daquele tempo usaram-se outros meios para os mesmos fins centralistas: a Inquisição Portuguesa nasceu no ano de 1536, legitimada pelo papa, apadrinhada pelo rei D. João III e pelos infantes seus irmãos, o cardeal Afonso e o futuro cardeal e inquisidor-geral D. Henrique.

Um rei, um cardeal-rei, uma inqusição.

Etiquetas:


 

Regresso da Turquia 72


Hoje, a Istambul que pode prolonga-se pelas duas margens bem arborizadas do Bósforo (30km).




Ruína de uma bela vivenda. Orhan Pamuk.




O trânsito do Bósforo, entre o Mar Negro e o Mediterrâneo, estará quase saturado; há quem proponha escavar um canal paralelo apenas para cargueiros.

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia 71



Bósforo

Nem as mesquitas resistiram à moda europeia; a de Ortaköy sob a ponte de 1973.

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia 70

O Bósforo é a porta de Istambul, por onde tudo sai e entra; há cinco séculos, o sultão otomano Memet II mandou construir este forte na margem europeia do Bósforo (Fortaleza de Europa) para controlar a tráfego e assim estrangular Constantinopla.
No Sec XIX a Turquia começou a adoptar a Europa. Os grandes de Istambul (o sultão incluído) mandaram construir sumptuosas residências à beira-Bósforo para ali passar o Verão; a arquitectura era a da Europa central.

Etiquetas:


21.6.11

 
As expectativas dos jornalistas
1. O novo governo... Nem cumpre as expectativas de confirmar as personalidades que foram sendo sugeridas.
2. Chocante desconsideração pelos jornalistas mal habituados.
Quando se convoca a imprensa para a assinatura solene de um acordo político às 11h e ela ocorre às 12,15... Não se dignaram conceder uma explicação para o atraso.
... aquele desprezo altaneiro que os partidos no poder adoptam para com os jornalistas depois de os terem bajulado na oposição
. Fernando Madrinha. Expresso 18.6.2011

Etiquetas:


 


Regresso da Turquia 69

Salvador de Chora

















Salvador de Chora e Charola do Convento de Cristo, Tomar.

No regresso, o cruzado já vem meio sarraceno; melhor, meio bizantino.

Etiquetas: ,


 
Regresso da Turquia 68
Salvador de Chora




















Abóbada da Madona com o Menino em Salvador de Chora e a a cúpula bizantina, da Charola do Convento de Cristo em Tomar.

À saída, o visitante já vem meio bizantino.

Etiquetas: ,


20.6.11

 
Regresso da Turquia 67

Igreja museu do Salvador de Chora Kariye Camii
Pensa-se que os frescos do parecclesion (capela lateral) serão posteriores aos mosaicos, provavelmente cerca de 1320. O mais importante dos frescos ­- que reflectem o objectivo do parecclesion como lugar de sepultura - é o Anastasis, na semicúpula da ábside. Neste, a figura central de Cristo, o vencedor da morte, ressuscita Adão e Eva dos seus túmulos e salva-os das penas eternas. Sob os pés de Cristo estão os portões do Inferno. O fresco na abóbada acima representa o Juizo Final, com as almas que se salvam à direita e os condenados à esquerda. Do Guia American Express (prima para ampliar)

* Finalmente, o Criador perdoou-lhes o atrevimento de terem provado da àrvore do Bem e do Mal, o que lhes tido sido proibido. Nem todos terão direito à benevolência divina. Ivos malditos, ouvirão alguns, de acordo com o que Metochites de Moncorvo mandou gravar na surpreeendente galilé da Srª da Teixeira, em 1539.

Etiquetas: ,


 
Regresso da Turquia 66
Igreja museu do Salvador de Chora Kariye Camii







Os mosaicos bizantinos que relatam a vida de Maria, mãe de Cristo.

Tal como o Vaticano, os imperadores bizantinos procuraram raízes nobres para a família de Cristo; não lhes bastava o pai eterno.

A morte (dormição). Maria teria morrido em Maryemana, na modesta casita que lá está; Metochites mandou doirar a cena para glória dela e sua.


Custa a crer que os bizantinos que criaram estas obras eram tetranetos dos gregos que construíram Éfeso.

Etiquetas:


19.6.11

 

Regresso da Turquia 65

Igreja do Salvador de Chora (Kariye Camii)

Uma viagem à Turquia começa e acaba em Istambul; com pelo menos um dia livre. Dia que começou em Salvador de Chora; há Sofia, as mesquitas, os palácios, a geologia fantástica, os seljúcidas, os gregos e os romanos – e os frígios e os hititas do museu – mas, se houvesse que escolher uma única seria Salvador de Chora - o Novo Testamento para analfabetos em mosaicos e frescos bizantinos. (prima para ampliar)
Alguns dos mais belos mosaicos e frescos bizantinos encontram-se na Igreja de S. Salvador de Chora.
Pouco se sabe da história inicial da igreja, embora o seu nome "in Chora", que significa "no campo", sugira que a igreja se situaria num local rural. (mas dentro das muralhas de Teodósio).

A presente igreja data do século XI. De 1315 a 1321 foi remodelada e os mosaicos e os frescos foram acrescentados por Teodoro Metochites, um teólogo, filósofo e um dos oficiais da elite bizantina na época.
Do Guia American Express.
* Em Portugal reinava D. Dinis que, nessa época negociava com o Papa de Roma a criação da Ordem de Cristo, com os bens dos Templários portugueses e a receita do dízimo das rendas eclesiásticas para financiar a armada para combater a pirataria sarracena que infestava a costa.
Em 1326 o otomano Osman tomou Bursa aos bizantinos.

Tal como a igreja, construída com paralelepípedos justapostos, as imagens de Cristo, deus feito homem e as dos seus antepassados terreais, são-no de minúsculos azulejos, moléculas, que, quando bem articuladas, suportam a vida e a beleza.

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia 64
Depois de uma década de 90 perdida em sucessivas intervenções do FMI, a economia turca regista hoje taxas de crescimento apenas ultrapassadas, entre as economias emergentes, pela China e pela Índia. Liberalizou-se, abriu-se, reforçou-se. O rendimento per capita duplicou.
Há questões de igualdade religiosa que não estão garantidas. A liberdade de informação e de expressão ainda não derrubou tabus que tendem a limitá-la. Mas a prova está feita: foi um Governo liderado por um partido que se reclama do islamismo moderado que aproximou a Turquia de uma democracia de tipo europeu.
A Turquia é um dos países do mundo com mais jovens: 60% têm menos de 30 anos. Mas ... os partidos não propõem medidas para combater o grande problema dos jovens turcos: o desemprego.

Apesar da impressionante pujança económica da Turquia nos últimos anos (crescimento da economia de 8,9% em 2010 (17ª mundial), prevê-se um crescimento do PIB de 6,1% para este ano, quando a média europeia é de 1,8%), o desemprego juvenil está na casa dos 20%, quase o dobro da taxa a nível nacional.
Se este é um dos motivos dos protestos na Praça Taksim, a falta de autonomia das universidades é outro: desde o golpe de 1980, há um organismo encarregado de supervisionar os planos de estudos no ensino superior.
* A impressão que fica a um turista apressado que não percebe turco é a de uma nação a trabalhar; com a perspectiva embotada de uma viagem organizada para turistas só vi muito pobres em dois locais (Konia e Gorême) - famílias de etnia cigana cujas crianças pediam.
Transportes muito bons; nas auto-estradas, predominavam os pesados sobre os ligeiros. A ordem era correcta e a sensação de segurança total. Muitos turistas mas a organização nos locais a visitar muito boa.
Uma muito agradável surpresa.

Etiquetas:


18.6.11

 
Um leitor intranquilo
O jornalista
- É um consumidor tranquilo?
António Nunes
-
Sou.
O título prédigerido.


O “jornalista”
-
Se a segurança falha na rigorosa e organizada Alemanha, em Portugal seria muito pior...
Expresso 18.6.2011

Etiquetas:


 
As expectativas dos jornalistas
Nem cumpre as expectativas de confirmar as personalidades que foram sendo sugeridas.

Chocante desconsideração pelos jornalistas
Quando se convoca a imprensa para a assinatura solene de um acordo político às 11h e ela ocorre às 12,15... Não se dignaram conceder uma explicação para o atraso.
... aquele desprezo altaneiro que os partidos no poder adoptam para com os jornalistas depois de os terem bajulado na oposição.
Fernando Madrinha. Expresso 18.6.2011

Etiquetas:


 
Quatro, pelo menos
Passos Coelho recebeu pelo menos quatro recusas a convites para ministro.


* Dois dos jornais de maior impacto em Portugal sublinharam que o novo governo recebeu quatro recusas. No mais difícil período de Portugal no último meio século, só surpreende que tenham sido apenas quatro que recusaram deixar lugares tranquilos, muito bem pagos e de prestígio para vir tentar governar um país ingovernável.

Etiquetas:


 
Regresso da Turquia 62
Cristianismo
Éfeso teve um papel importante no crescimento do Cristianismo; dois grandes Concílios da Igreja cristã inicial deram-se aqui nos anos de 431 e 449.
Do Guia American Express
S. Paulo esteve aqui onde foi acusado de heresia pelos devotos e bafejados pelo culto de Artemisa, a deusa local. Mais tarde, de novo preso em Roma, escreveu a célebre Carta de São Paulo aos efésios: Que ninguém vos engane com palavras vazias.



Meryemana , a casa de Maria
Segundo a Bíblia, Jesus pediu a São João Evangelista que tomasse conta da sua mãe, Maria. João veio da ilha de Patmos e trouxe Maria para Éfeso no ano 37 onde passou os últimos anos da sua vida em Meryemana, 8 km de Éfeso.
O santuário, Meryemana Kultur parki, é venerado por Cristãos e Muçulmanos e peregrinos de ambos os credos visitam o santuário, especialmente no dia 15 de Agosto.
Do Guia American Express
A chamada casa de Maria é agora uma capelita.
O local é típico dos santuários marianos; num morro alto de difícil acesso, com boas nascentes e vegetação exuberante.




Numa parede, os peregrinos deixam mensagens escritas – promessas e votos.

Etiquetas:


 

Regresso da Turquia 61
Éfeso, o anfiteatro
Foi escavado no monte Pion durante o período helenístico e ampliado pelos romanos; como sempre. Tinha lugar para 25 mil espectadores que em dez minutos poderiam sair e chegar ao porto. Terramotos, decadência da cidade e desleixo quase o destruíram mas felizmente tem vindo a ser restaurado.
Do seu lugar, os espectadores podiam fruir o espectáculo do pôr-do-sol no mar, no intervalo da peça ou durante, se os não prendia. Vale a pena subir às filas mais elevadas; ouve-se o que o guia diz no palco e divisa-se o mar Egeu. Se se olhar para trás, no cimo do morro, ficava a prisão da cidade - a melhor perspectiva. (prima para ampliar)
As vozes de todas as peças que ali foram representadas ficaram gravadas na estrutura do mármore; um dia poder-se-ão recuperar e então poderemos reviver o passado.
À medida que o porto assoreava a cidade declinava; hoje o teatro raramente é usado como tal.

Ao longe, o que outrora era o porto é agora aeroporto ou mais precisamente, um pequeno aeródromo.

Etiquetas:


17.6.11

 
Regresso da Turquia 60
O
Prytaneion era como que a Câmara Municipal de Éfeso. Aqui era mantido aceso o fogo sagrado de cuja tarefa se encarregavam as curetes, jovens sacerdotisas que aqui serviam durante um ano. A água, a electricidade e o gás são o actual fogo sagrado.
Os impostos municipais são o equivalente dos sacrifícios aos deuses de então.



Não sei se as latrinas públicas estavam sob a mesma jurisdição.

Etiquetas:


 

Regresso da Turquia 59
Éfeso Bibioteca
A Biblioteca de Celso foi construída no Sec II por um cônsul romano para túmulo de seu pai; demasiado sumptuosa, foi transformada em biblioteca. (prima para ampliar)

.

Quatro nichos protegem quatro estátuas – Sofia (sabedoria), Arete (virtude), Enoia (inteligência) e Episteme (conhecimento).
A Sofia aqui venerada não é a Haghia mas a da Razão.
Ao lado, o duplo arco que foi mandado erguer por dois escravos libertos em homenagem a quem lhe concedeu alforria. Vê-se a esplêndida colunata do mercado.
Tudo a correr; é impossível fruir três mil anos de história num passeio de duas horas.

Etiquetas:


Archives

12/2004   01/2005   02/2005   03/2005   04/2005   05/2005   06/2005   07/2005   08/2005   09/2005   10/2005   11/2005   12/2005   01/2006   02/2006   03/2006   04/2006   05/2006   06/2006   07/2006   08/2006   09/2006   10/2006   11/2006   12/2006   01/2007   02/2007   03/2007   04/2007   05/2007   06/2007   07/2007   08/2007   09/2007   10/2007   11/2007   12/2007   01/2008   02/2008   03/2008   04/2008   05/2008   06/2008   07/2008   08/2008   09/2008   10/2008   11/2008   12/2008   01/2009   02/2009   03/2009   04/2009   05/2009   06/2009   07/2009   08/2009   09/2009   10/2009   11/2009   12/2009   01/2010   02/2010   03/2010   04/2010   05/2010   06/2010   07/2010   08/2010   09/2010   10/2010   11/2010   12/2010   01/2011   02/2011   03/2011   04/2011   05/2011   06/2011   07/2011   08/2011   09/2011   10/2011   11/2011   12/2011   01/2012   02/2012   03/2012   04/2012   05/2012   06/2012   07/2012   08/2012   09/2012   10/2012   11/2012   12/2012   01/2013   02/2013   03/2013   04/2013   05/2013   06/2013   07/2013   08/2013   09/2013   10/2013   11/2013   12/2013   01/2014   02/2014   03/2014   04/2014   05/2014   06/2014   07/2014   08/2014   09/2014   10/2014   11/2014   12/2014   01/2015   02/2015   03/2015   04/2015   05/2015   06/2015   07/2015   08/2015   09/2015   10/2015   11/2015   12/2015   01/2016   02/2016   03/2016   04/2016   05/2016   06/2016   07/2016   08/2016   09/2016   10/2016   11/2016   12/2016   01/2017   02/2017   03/2017   04/2017   05/2017   06/2017   07/2017   08/2017   09/2017   10/2017   11/2017   12/2017   01/2018   02/2018   03/2018   04/2018   05/2018   06/2018   07/2018   08/2018   09/2018   10/2018   11/2018   12/2018   01/2019   02/2019   03/2019   04/2019   05/2019   06/2019   07/2019   08/2019   09/2019   10/2019   11/2019   12/2019   01/2020   02/2020   03/2020   04/2020   05/2020   06/2020   07/2020   08/2020   09/2020   10/2020   11/2020   12/2020   01/2021   02/2021   03/2021   04/2021   05/2021   06/2021   07/2021   08/2021   09/2021   10/2021   11/2021   12/2021   01/2022   02/2022   03/2022   04/2022   05/2022   06/2022   07/2022   08/2022   09/2022   10/2022   11/2022   12/2022   01/2023   02/2023   03/2023   04/2023   05/2023   06/2023   07/2023   08/2023   09/2023   10/2023   11/2023   12/2023   01/2024   02/2024   03/2024   04/2024  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter