alcatruz

Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt

16.12.11

 
Na Biblioteca Nacional
Das Partes do Sião
O bandel português do Sião («Os portugueses chamam-lhe campo e os siameses bân aos quarteirões que se localizam fora da cidade») era o maior e o mais consistente estabelecimento português na região, se bem que Ayutthaya nunca tivesse sido prioridade comercial para os portugueses. No Sião, não havia nem feitoria nem fortaleza, pelo que ali funcionou uma forma híbrida de auto-governo centrado na figura do Capitão de Bandel indicado por Goa e confirmado pelo Rei do Sião.
A denominação das comunidades luso-descendentes é surpreendente, pois tendeu a unificar-se num só adjectivo que exprimia, para o grupo e para os seus vizinhos, o modo de ser e a origem do grupo: eram, ou passaram a ser apenas, portugueses, sinónimo de católico «The terms «Portuguese» and «Catholic» slowly became synonymous, a conflation that has continued to the present. [...] In addition, negative Dutch and British attitudes toward children of mixed-race unions created another disenfranchised demographic group that was quickly absorbed into local Portuguese community».1.

O Amphoen Protukét acolhia uma população etnicamente heteróclita que cobria as diversas variantes da espantosa mistura afro-indiana, indo­-malaia, nipo-portuguesa, sino-indiana e peguano-portuguesa - para além, claro, de thai-portuguesa - ou seja, um verdadeiro laboratório de misci­genação.
O bandel pouco diferiria de uma qualquer povoação aldeã do Sudeste­-asiático. Não fossem os edifícios em tijolo com cobertura em telhas vidradas à chinesa, os únicos construídos em materiais sólidos e perduráveis e o Bân Protukét em nada se distinguiria dos restantes kampong fora de portas.
Em 1690, Kaempfer esteve na cidade e des­creveu o bandel português: «no lado oposto do rio, há uma aldeia habitada por uma raça de portugueses nascidos de mulheres indianas e, mais longe, há uma igreja dedicada a São Domingos, servida por três padres Dominicanos. Atrás desta, há uma outra igreja pequena, onde oficiam dois padres da Ordem de Santo Agostinho. [...]».

Era uma população que desempenhava na cidade funções específicas, servindo no Krom Tha (alfândegas e portos) como pilotos e intérpretes e no Kalahom (defesa) como militares nas unidades apetrechadas com armas individuais de fogo e, ainda, como artilheiros.
A população do Bân Protukét tendeu a crescer na proporção dos reveses militares na Insulíndia. Quando Malaca se rendeu aos holandeses (1641), parte da população católica fugiu para o Camboja e daí transitou para Ayutthaya. Anos depois, já na década de 1660, Macassar (a maior cidade das Celebes que foi portuguesa entre 1512 e 1665) foi abandonada e a população refugiou-se no Camboja e Sião.
Seriam os portugueses cerca de quatro mil em finais da década de 1680, estabilizando-se o seu número até ao ataque e queda da cidade em
1767.
Miguel Castelo-Branco. A Época de Ouro dos Protukét do Sião. Biblioteca Nacional
1. Margaret Sarkissian _ D’Albuquerque's children: performing tradition in Malaysia's Portuguese settlement. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
2 Engelbert Kaempfer - Histoire naturelle, civile, et ecclesiastique du Japon. T. 1, Haye: chez P. Gosse & J. Neaulme, 1729.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

Archives

12/2004   01/2005   02/2005   03/2005   04/2005   05/2005   06/2005   07/2005   08/2005   09/2005   10/2005   11/2005   12/2005   01/2006   02/2006   03/2006   04/2006   05/2006   06/2006   07/2006   08/2006   09/2006   10/2006   11/2006   12/2006   01/2007   02/2007   03/2007   04/2007   05/2007   06/2007   07/2007   08/2007   09/2007   10/2007   11/2007   12/2007   01/2008   02/2008   03/2008   04/2008   05/2008   06/2008   07/2008   08/2008   09/2008   10/2008   11/2008   12/2008   01/2009   02/2009   03/2009   04/2009   05/2009   06/2009   07/2009   08/2009   09/2009   10/2009   11/2009   12/2009   01/2010   02/2010   03/2010   04/2010   05/2010   06/2010   07/2010   08/2010   09/2010   10/2010   11/2010   12/2010   01/2011   02/2011   03/2011   04/2011   05/2011   06/2011   07/2011   08/2011   09/2011   10/2011   11/2011   12/2011   01/2012   02/2012   03/2012   04/2012   05/2012   06/2012   07/2012   08/2012   09/2012   10/2012   11/2012   12/2012   01/2013   02/2013   03/2013   04/2013   05/2013   06/2013   07/2013   08/2013   09/2013   10/2013   11/2013   12/2013   01/2014   02/2014   03/2014   04/2014   05/2014   06/2014   07/2014   08/2014   09/2014   10/2014   11/2014   12/2014   01/2015   02/2015   03/2015   04/2015   05/2015   06/2015   07/2015   08/2015   09/2015   10/2015   11/2015   12/2015   01/2016   02/2016   03/2016   04/2016   05/2016   06/2016   07/2016   08/2016   09/2016   10/2016   11/2016   12/2016   01/2017   02/2017   03/2017   04/2017   05/2017   06/2017   07/2017   08/2017   09/2017   10/2017   11/2017   12/2017   01/2018   02/2018   03/2018   04/2018   05/2018   06/2018   07/2018   08/2018   09/2018   10/2018   11/2018   12/2018   01/2019   02/2019   03/2019   04/2019   05/2019   06/2019   07/2019   08/2019   09/2019   10/2019   11/2019   12/2019   01/2020   02/2020   03/2020   04/2020   05/2020   06/2020   07/2020   08/2020   09/2020   10/2020   11/2020   12/2020   01/2021   02/2021   03/2021   04/2021   05/2021   06/2021   07/2021   08/2021   09/2021   10/2021   11/2021   12/2021   01/2022   02/2022   03/2022   04/2022   05/2022   06/2022   07/2022   08/2022   09/2022   10/2022   11/2022   12/2022   01/2023   02/2023   03/2023   04/2023   05/2023   06/2023   07/2023   08/2023   09/2023   10/2023   11/2023   12/2023   01/2024   02/2024   03/2024   04/2024  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter