alcatruz

Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt

19.12.05

 
A morte de Inês de Castro
Autópsia do mito

Constança viera tuberculosa, doença inexorável a que sucumbiu; contagiara o filho Fernando e também Inês, a aia que Pedro amava. Fernando conseguiu sobreviver à primo-infecção mas ficou franzino.
Na Europa grassava a peste negra, nome medieval para todas as epidemias mortais; para impedir o contágio, o rei Afonso mandou Inês para Coimbra, cidade da saúde, e proibiu as visitas.
Naquele tempo a tuberculose não tinha cura. Os tratamentos eram rudes e dolorosos – drenavam os derrames da pleura sem analgesia, com grossas agulhas da sangria; o licor não era permitido às damas. O xarope de guaiacol era intragável; tinha que ser dado à força.
Apesar destes cuidados, Inês morreu por complicação hemorrágica de uma drenagem, donde a lenda da cutilada.

Pedro ficou desesperado e, seguindo o hábito do tempo, acusou os físicos de incompetência e fê-los sofrer os mesmos tormentos que, sem sucesso, haviam infligido a Inês – toracotomia por via anterior a um e por via posterior a outro, de que morreram asfixiados pelo pneumotorax bilateral.
Logo que subiu ao trono, transladou o cadáver de Inês do lugar insalubre de Sta Clara para Alcobaça, a mais ampla nave do maior templo do reino para acolher a rainha morta. Para impedir o contágio, encerrou-a num sarcófado inviolável. Na imagem do túmulo, o celebrado colo de garça está deformado pelas escrófulas que o artista, exacto mas cortês, afagou. Os bracitos dos anjos representam o cuidado que terá havido na deposição de um cadáver em tão avançado estado de decomposição; essa cena está na origem da lenda do beija-mão.
O medo do contágio, que não a mancebia, explica a inicial reserva do povo (“o pertinaz povo e seu destino lhe não perdoam”) mas, depois de morta e sepultada, já sem perigo, “As filhas do Mondego a morte escura / Longo tempo chorando memoraram”.
Três séculos antes do Taj Mahal, já um rei português havia feito de um templo um monumento à mulher amada.


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