alcatruz

Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt

12.2.05

 
saldos

Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,
com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica,
cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,
as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica.
....
E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento
e compra – louvado seja o Senhor! – o que nunca tinha pensado comprar.

António Gedeão (Máquina de Fogo, 1961)

Comments:
O MARKETING

O MARKETING é o processo de desenvolvimento e troca de ideias, bens e serviços que satisfaçam os consumidores e as necessidades das organizações usando princípios base como o preço, promoção e distribuição.
O facto do Marketing estar virtualmente em todo o lado nas economias de livre mercado actuais, reflecte uma dramática mudança relativamente a algumas décadas atrás.
O Marketing começou por surgir discretamente no início do séc. XX, mas não afectou logo a maioria das companhias. Os negócios mundiais atravessaram diferentes fases até se orientarem para o Marketing.
Inicialmente os negócios eram dirigidos para a produção, depois para as vendas e finalmente para o Marketing (Leia-se, consumidor)

Era da Produção
> Empresas direccionadas para o processo de fabrico
> Procurou-se atingir rapidez e eficiência na produção
> Em muitas indústrias a procura excedia a oferta

Era das Vendas
> Entre 1930 e 1950 as empresas procuravam, acima de tudo, promover e distribuir os seus produtos
> Não importava o que é que o cliente queria
> A forma de chegar junto dos consumidores é fazê-los comprar os nossos produtos
> Companhias promoveram produtos e formaram equipas de venda
> A publicidade teve uma nova importância nesta altura

Era do Marketing
> A partir de 1950 as empresas começaram a utilizar o marketing de forma corrente
> O desenvolvimento da eficiente produção tecnológica no início do séc. foi originando no mercado uma vasta oferta de produtos, o que gradualmente foi alterando as relações entre a oferta e a procura
> Em muitos casos oferta superior à procura

O MARKETING E AS VENDAS

O Marketing e as Vendas têm, necessariamente, de conviver e cooperar no dia-a-dia das Empresas, não só porque uma das principais funções do Marketing é contribuir para um bom desempenho das Vendas, ajudando a Empresa a diferenciar-se em mercados cada vez mais competitivos, como as Vendas são um dos principais meios de comunicação com o mercado, e de recolha de informação relevante dos Clientes, dos Distribuidores, e da Concorrência.
Os profissionais de Marketing e Vendas, como principais actores neste contexto, agem deste modo com o duplo papel de dinamizadores da empresa, orientando-a para o mercado, e de motivadores de Clientes Internos e Externos, optimizando essa relação. São por isso verdadeiros agentes de mudança, coordenando equipas multifuncionais que são determinantes para o desempenho e sucesso da empresa.
Nesse sentido, as duas funções devem conhecer e compreender a complementaridade dos seus papéis no desenvolvimento de produtos e serviços que vão ao encontro das expectativas dos clientes, na elaboração de políticas de preço "justo", nas acções de comunicação publi-promocional, no desenvolvimento e relacionamento com as redes de distribuição, e na optimização do desempenho do marketing e das forças de vendas.
Ao longo dos anos, os modelos e as técnicas utilizados pelas vendas e pelo marketing têm acompanhado as alterações dos comportamentos e dos processos de decisão de compra das organizações e dos consumidores. No contexto das organizações (B2B) surgem os key accounts, como forma de estreitar o relacionamento com organizações de compra de potencial significativo; no contexto dos consumidores (B2C) torna-se cada vez mais crucial o processo de negociação com a distribuição moderna; nas empresas de serviços, em que a interacção e o contacto com os clientes é frequente, os elevados padrões de serviço representam importantes factores críticos de sucesso; no contexto tecnológico, as novas tecnologias de informação e comunicação possibilitam a comunicação interactiva, em tempo real, a utilização de um novo canal de distribuição (o e-commerce), e a automação da gestão de vendas.
Nestes novos contextos de mercado, as opções estratégicas de conquista de clientes foi dando lugar a estratégias de fidelização e retenção de clientes, o que requer a elaboração de novas actividades e acções de marketing e vendas, e uma nova cultura empresarial, onde o conceito de cliente interno tem agora um papel decisivo.

Comentário Pessoal:
Como em tudo na vida, como diz o ditado, “ouve o que eu digo, não olhes para o que faço”!
Uma perspectiva é entender o Marketing actual mais do que uma estratégia, como uma filosofia, interna e externa às empresas.
Outra perspectiva é encarar, à semelhança de crenças enraizadas pelo passado recente, que, de facto, o Marketing são vendas, pura e dura.
Além do que digo, felizmente, esforço-me por colocar em prática!

Depende da forma como encaramos a temática, e, em última análise, se queremos verdadeiramente fidelizar o cliente!

Ultima nota: Como dizia António Gedeão (Máquina de Fogo, 1961), (…) E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento e compra – louvado seja o Senhor! – o que nunca tinha pensado comprar “
Em 1961, não sei como seria identificado; hoje, tem um nome: compra por impulso (sem influência de Nosso Senhor!! Muito menos em saldos!!).
Agora passo a palavra ao meu caro Dr Miguel Mota. Ele saberá explicar este fenómeno duma forma extraordinária!

JK!
R.
 
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