alcatruz
Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt
31.3.08
Satisfação nos hospitais portugueses e americanos
(da Saúde SA)
1. Dois terços dos doentes americanos classificaram com 18 valores (numa escala de 20) os seus hospitais e recomendá-los-iam sem reservas.
2. Satisfação de adultos portugueses
Internamento: 80,4 a 87,1%
C. Externa: 76,7 a 83,6%
Urgência: 70,1 a 72,6%
"Qualidade apercebida e satisfação do utente nos Hospitais EPE, 2005"
Factos para fundamentar opiniões.Etiquetas: SNS hospitais
Não é preciso ir à Chinaque ela vem até nós.“Portugal é o país da Europa com mais Medicina Chinesa e com melhor qualidade, apesar de isso não ter reconhecimento", salientou Pedro Choy. Público 31.03.2008 * Eu acho que não vale a pena ter ido ao Oriente e visto a Índia e a China ... Ah uma terra aonde, enfim, Muito a leste não fosse o oeste já. Alvaro de Campos, Opiário, Orfeu 1915Etiquetas: medicina china
Portugal reumáticomas os saudáveis ainda têm maioria absoluta.São mais de cem as doenças reumáticas de que padecem um em cada três portugueses.
Etiquetas: medicina reumatismo
Leis e normas
respigoOs pobres estão proibidosO Governo…. não acabou com a miséria. Limitou-se a proibi-la….as vendas, bens e esmolas de que vivem as pessoas carenciadas ficam banidas.
A ASAE visitou o Centro de Dia de Póvoa da Atalaia, Fundão. … destruiu a marmelada que tinha sido oferecida pelos vizinhos e levou frangos e pastéis dados como esmola (Lusa, 06.03.2008). J. César das Neves. Etiquetas: proibido mendicidade política
30.3.08
A situação da casa no salazarismoA partir do momento em que Salgado Zenha se tornou presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), em Maio de 1945, as eleições para a direcção dos organismos estudantis nunca deixaram de ser atentamente vigiadas pela PIDE. Esta assinalou, por exemplo, que, nas eleições para a AAC, no ano lectivo 1950/51, tinham sido novamente eleitos estudantes comunistas, com a aprovação do reitor «comunizante», Maximino Correia, graças ao desinteresse dos «nacionalistas».
Arquivo Histórico do Ministério da Administração Interna. MAI-DDA, Gabinete do Ministro, caixa 055, pasta «Coimbra 1950/51».
João Madeira. Vítimas de Salazar. 2007
*Um reitor “comunizante” naquele tempo soa a ridículo; era impossível permanecer tantos anos no cargo. Só ocuparia tal lugar se “
desse garantias de cooperar na realizaçção dos fins superiores do Estado Novo”; tentar um mínimo de isenção na vida da Academia era suficiente para ser olhado com suspeição.
Por isso havia que ter todo o cuidado no que se dizia; usavam-se alegorias. Maximino

Correia e Bissaya Barreto eram de facções opostas na Faculdade de Medicina.
- “
O senhor Reitor é como a casa dele; nunca se sabe para onde está virado”, constava que Bissaya Barreto dizia dele.
Ao que o reitor retorquia:
-“
O Professor Bissaya logo foi fazer a casa (hoje Museu) agachada atrás do muro ”.... da cadeia.
Etiquetas: política Salazar
Outro caso specimenEtiquetas: specimen política
Outro caso specimenAntónio Borges (PSD e Goldman Sachs)
1. Em 2005 apresentei uma moção onde me disponibilizei para ajudar o PSD a ter uma oposição mais activa em relação ao Governo. Na manhã seguinte o ministro Manuel Pinho comunicou-me pessoalmente que todos os contratos com a Goldman Sachs estavam cancelados.- É uma declaração grave.-O Governo tem sempre a opção de cancelar os contratos quando quiser.
2. - Há cerca de dois anos, manifestei a minha oposição à maneira como as coisas foram conduzidas na EDP, uma empresa que eu conhecia bem. O governo exigiu um pedido de desculpa pelas minhas palavras, com a implicitação evidente de que, caso contrário, nunca mais haveria trabalho para a GS em Portugal. Aliás, como nunca mais houve.
3. O ministro da Economia, Manuel Pinho, negou alguma vez ter exigido um pedido de desculpas a António Borges sobre as acusações que fez sobre a EDP e disse não se lembrar de ter falado com o economista após o congresso do PSD de 2005.Recordando que os "banqueiros são normalmente muito reservados", Manuel Pinho considerou "peculiar que três anos depois, um gestor de banca venha falar de episódios".
Etiquetas: política banca
O caso do falsário sinceroUma armadilha muito bem armada e contada.
29.3.08
O Sol e a Lua.
A Lua, cor da pedra, e o Sol no tímpano do portal Sul da matriz de Fonte Arcada (Minho).
Etiquetas: sol Lua igreja arqui fonte arcada
Quadro que se não pode apagar
Pinto a Lua cor da terra
E o Sol da cor do mar...
Jacinto Pereira em Um lugar ao Sul
IMC vai fazer inquérito sobre património imaterial do país que abarca práticas, representações, expressões, artefactos e espaços culturais. Público 29.03.2008
*Que incluirá, espero, “Um lugar ao Sul” de Rafael Correia que bem merecia um doutoramento "honoris causa” da UniversidadeEtiquetas: Um lugar ao Sul
Disparate-padrãoA APB está convicta que a cesariana-a-pedido não onera o SNS. Propõe a criação de entidades independentes, vulgo universidades, para se contabilizarem os custos.Etiquetas: jornal disparate
Pôr termo "a disparidades gritantes" pelo disparate-padrão.
A Associação Portuguesa de Bioética (APB) defende que, no SNS, as mulheres grávidas possam ter o direito a pedir o parto por cesariana. Jorge Branco, presidente da Comissão de Saúde Materna e Neonatal, defende que o recurso à cesariana deve ser decidido por critérios médicos.
No parecer aprovado, a enviar ao Governo e ao Parlamento, a APB pretende pôr termo "a disparidades gritantes" entre as práticas no sector público e o privado, "sem uma razão suficientemente plausível que o justifique", assinalou Rui Nunes, presidente da APB... "de modo a padronizar as práticas no sistema de saúde português”
*A taxa portuguesa de cesarianas é de 30% (nas maternidades privadas é de 60%) ao passo que na Europa a taxa é de 15%. Em vez de se preocupar com a razão de tão gritante disparidade, a APB pretende pôr termo "a disparidades gritantes" entre as práticas no sector público e o privado nivelando pelo disparate, quatro vezes superior à taxa europeia!
Privilegia-se a conveniência das mães à da criança, as razões sociais às clínicas; pelas mesmas razões, defenderão o direito ao lifting facial no SNS. Se já o fazem em relação ao aborto, porque não?. Etiquetas: sns cesariana conveniência
respigoPouca vergonhaSe tudo correr como previsto, “Esmeralda” irá estar três vezes a sós com o pai biológico e a sua família até à sua "entrega" ao progenitor, aprazado para 20 de Abril.
Questionado sobre se a criança está "preparada" para isso, José Luís Martins, advogado de Baltazar Nunes, responde: " Há uma decisão do tribunal para que seja entregue em Abril. Já devia estar preparada há muito tempo, não fosse o atoleiro em que a meteram e a ambiguidade em que está, devido à actuação do casal e às desavergonhadas e desavergonhados deste país que o têm apoiado".Uma criança já devia...Tão pequena e já está em dívida.
Etiquetas: esmeralda tribunal
Portugueses doentes e estúpidos
Neste país … morre-se mais de estupidez do que de qualquer outra coisa.
Um quinto dos portugueses em lista de espera para cirurgia recusaram vales para ser operados fora do seu hospital de origem. "Um terço porque já ganhou a confiança dos médicos; outro terço por causa da distância das outras unidades.” Estúpidos? os doentes?Etiquetas: portugueses
28.3.08
catarata 3A parábola do serviço pródigo*
Não se procura saber a razão pela qual uns Serviços cumprem e outros mal. Incentivam-se os Serviços pródigos e ignoram-se os que, apesar de tudo, conseguem bons resultados.
Congratulam-se os propósito firmes de emenda (paga), como no Céu do Novo Testamento:
“ Certo homem tinha dois filhos….
O outro filho indignou-se:
-Há tantos anos que te sirvo e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos. Vindo porem, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens, tu recebeste-o em festa e mandaste matar o novilho cevado.
Então lhe respondeu o Pai:
-Há mais alegria no Céu por um pecador que se arrepende do que por todos os justos que ali estejam.”
* adj. e s. m., aquele que despende excessivamente; gastador; dissipador; esbanjador; perdulário.
Etiquetas: SNS pródigo ex-voto catarata
Catarata 2A promessa do ex-voto só era paga depois de recebido o favor; a Comissão técnica propõe que se pague no acto. Etiquetas: SNS pródigo ex-voto catarata
Catarata 1Obreirismo cândidoOs serviços de Oftalmologia podem vir a receber incentivos de acordo com a sua produtividade, ou seja, consoante o número de doentes tratados ou operados na unidade. Esta é uma das soluções que a Comissão Técnica … propôs ao Ministério da Saúde.
* Uma solução obreirista num raciocínio cândido:
a) incentiva o aumento do “número de doentes tratados ou operados”; não contam as consultas médicas mas apenas os tratamentos e as operações. Mais vale operar hoje que aguardar pela melhor oportunidade.
b) Aceita o princípio maisologista de que mais é melhor.
Dado que se estimula o consumo, a língua economesa é adequada: métrica de produção, gerindo recursos e desperdícios". Etiquetas: obreirismo maisologia sns pródigo
respigoDocentes com bons curricula optaram pela reforma antecipadaA sua, não a do ensino.
"Falta-me motivação para enfrentar mais um ciclo… "cansada" e "desencantada". Num dia era parte do "unido" e "solidário" corpo docente da prestigiada Infanta D. Maria de Coimbra. No outro passou a ser uma entre "os malandros dos professores", "que nem trabalham nem querem trabalhar" e aos quais o Governo tem de fazer estar na escola, "por obrigação, as mesmas horas que antes lá gastavam por devoção". … o seu dia-a-dia já pouco tem a ver com aquilo de que gostava na profissão: dar aulas.
"Saí a tempo de ter saudades" … deixou "de ser feliz na escola". O concurso para titular, "que deixou de fora belíssimos profissionais", foi a gota de água."Já não tenho idade para aguentar este barco", diz …, 57 anos."Perdi a esperança""Cada dia que passa é mais difícil ser professor": "Todos os papéis" que é preciso preencher "sem que isso contribua para a qualidade do ensino". "São papéis para justificar porque é que os alunos do ensino básico não têm o desempenho desejado; são os planos individuais de recuperação - se numa turma de 25 alunos há 20 com problemas têm que se fazer 20 planos; são as estatísticas que têm que ser preenchidas... e enquanto se faz tudo isto não se está a preparar aulas". O cansaço foi-se acumulando. E o recente concurso para professor titular… desanimou-a. Tinha os 95 pontos necessários, mas ficou de fora. "A papelada outra vez: preenchi mal um primeiro formulário, uma cruz num lugar indevido... no segundo formulário já pus tudo direitinho, mas foi-me dito que não fiz uma justificação formal, que havia um erro formal que me impedia ser titular."
"Ninguém consegue ser bom professor se não estiver motivado. E o conflito instalado levou-me a concluir que, modéstia à parte, o sistema não me merece: não é justo nem é agradecido".
Público 28.03.2008
* Uma reforma que não conte com o apoio deste tipo de professores está perdida.
Etiquetas: escola, reforma
Transferênciaa solução final portuguesa para incapazes
1. Aprovada mobilidade especial para professores incapazes de dar aulas. Público 28.03.2008
Ministério garante que solução "é de fim de linha" e só ocorrerá quando todas as outras estiverem esgotadas.
2. A aluna que maltratou professora por causa de um telemóvel, vai ser transferida para outra instituição. escolar.
A solução "de fim de linha" só ocorrerá quando as outras estiverem esgotadas.Etiquetas: ensino transferência
27.3.08
sociobiologia atrevida«Affluenza»
Um neologismo onde se fundem «affluence» (riqueza) e «influenza» (gripe) significando obsessão por coisas exteriores: bens materiais, aparência física e social, fama...
Numa sociedade cada vez mais desigual e onde cada vez mais a desigualdade se encontra à vista, é quase irresistível a tentação de querer ter mais. Como nunca se pode ter o suficiente - há sempre alguém que nos supera, e novos objectos de desejo surgem constantemente -, acabamos por viver num eterno estado de ansiedade, com auto-estima precária, sintomas de depressão e, não raro, abuso de drogas.
Oliver James. Affluenza. Civilização 2008. Cartaz. Expresso 21-3-2008.........................................fig
Eterno TentamentoTudo isto será teu se investires nas minhas acções.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo… mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse:
-Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou:
-Vai-te, Satanás." (Mt 4,1-11 / Lc 4,1-13).
Etiquetas: bolsa capital
A rã morreu; o lacrau não resistiu – estava-lhe no sangue. “... o sonho do capitalismo assente no mercado livre global morreu (. . .) a desregulamentação atingiu os seus limites”. Financial Times do ladrãodebicicletas
Pão com demasiado suorUm quilo do pão branco consumido no Porto tem 5 g de sal, o limite de ingesta diário de sal tolerado pela OMS; o teor é semelhante ao da Inglaterra, Nova Zelândia e da Dinamarca e inferior ao do Brasil ou dos EUA.
Alimentação Humana 2007; 13:97-103. elsavieira@gmail.comEtiquetas: sal pão
Neurotransmissores alarvesVontade de comer pode ser independente do sabor da comida
História antiga.
- De que é que tu gostas mais?
- De doces.
- E tu?
- De salgados.
- E tu?
- De muito.
26.3.08
Lapso ou milagre de Primeira-Dama"Aterrámos [na Bósnia] sob fogo. Estava prevista uma pequena cerimónia no aeroporto, mas em vez disso tivemos de correr para os automóveis com as cabeças baixas e sair dali o mais rapidamente possível".As televisões norte-americanas recordaram a chegada da antiga primeira-dama à Bósnia: em vez da chuva de tiros que Hillary Clinton evocara, as imagens mostravam a actual candidata a caminhar calmamente pela pista, onde recebeu o cumprimento de crianças e foi agraciada com ramos de rosas.
"Sou humana e cometo alguns erros" Hillary Clinton. Público 26.03.2008
*Hesito entre um humaníssimo acto falhado (disse aterrar em vez de estar aterrada) e um sobre-humano milagre de Primeira-Dama Santa (transformou tiros em rosas).Etiquetas: milagre lapso
Etnia portuguesaEstado brasileiro de
Mato Grosso vai ter Dia da Etnia Portuguesa. Público 26.03.2008 Etnia. s. f., Etnol., grupo de indivíduos biológica e culturalmente homogéneo;
* O Prof. José Aires de Azevedo ficaria encantado com este reconhecimento póstumo do Mato Grosso.
Etiquetas: etnia portugal
Imagem de um cão surpreendido a reflectirEtiquetas: imagem cão

Imagem reflectida de um cão
Etiquetas: imagem
Uns chatos.Era o que dizia a Natália Correia..Intelectuais, comentadores, colunistas, feitores de opinião, professores... complicam porque não percebem bem o que reflectem; muitos nem reflectem, refractam...; alguns, opacos, nem isso.Etiquetas: chatos escola
Um bom professor- Que recomendações daria aos Governos portugueses?
-... concentrem todos os esforços em arranjar bons professores. O problema é definir o que é um bom professor. Neste momento sabemos que um bom professor é aquele que consegue que os seus alunos consigam bons resultados nos exames. Este é o único instrumento mensurável que temos. Mas não devia ser o único. É muito importante definir critérios objectivos para distinguir os bons e os maus professores e assim ser possível pagar mais aos primeiros e afastar os segundos, sem que os sindicatos o possam contestar.
- Por que é que a Matemática é uma disciplina tão complicada para tantos jovens?-Na Matemática não podemos fazer as experiências fantásticas da Física e da Química e que deixam os estudantes boquiabertos. A Matemática é, pela sua natureza, uma disciplina abstracta. É acerca de pensar sobre coisas que não conseguimos ver mas que, se raciocinarmos sobre elas, chegamos a conclusões. O que um bom professor consegue é fazer do abstracto um conteúdo razoável e que pode ser explicado e aceite pelos alunos. A partir do 3.º ano os alunos têm de saber multiplicar números inteiros e que no 5.º têm de somar fracções ... Se um aluno do 7.º ano não souber multiplicar 7x5, isso é preocupante.
Hung-Hsi Hu, professor da Universidade de Berkeley, integrou o National Mathematics Advisory Panel.USA. Público 26.03.2008* Para que um professor saiba explicar é indispensável que o professor saiba (perceba, entenda, compreenda, tenha destilado…) e também que saiba expor.Etiquetas: escola professor
respigoEscolas em Moçambique"Temos 8300 alunos, 225 professores e 82 trabalhadores". Perto de 70 alunos por turma. Mazine não se queixa, apenas informa. Ricardo Dias Felner, em Maputo. Público 26.03.2008Etiquetas: escola moçambique
O vídeo do 9ºC1.
Aluna que agrediu professora vai ser alvo de processo no Tribunal de Menores
* Incriminado o dono da casa que desabou no terramoto; o MP quer apurar se houve ilícito penalDo Mycobacterium tuberculosis se diz ser resistente
Não o doente que o induziu
2. Escolas com problemas de indisciplina podem propor ao ministério contratação de técnicos especializados... como psicólogos e mediadores de conflitos.
*Como quem pede mais bombeiros para combater os fogos de Verão.Etiquetas: escola dialéctica terramoto
O vídeo do 9ºC
Jornalismo do cidadão"O aluno/autor do vídeo da agressão à professora terá consciência da sua função prática de vigilante/informador do Governo?" Leonor Pinhão, “Correio da Manhã” 26-03-2008
*Do Governo ou do Estado e da sociedade? Não é isso que se espera do jornalismo do cidadão? Não é isto que empola as “audiências” das TV?
O vídeo do 9ºC
O terramoto
A verdade é que, um pouco por todo o mundo, existe violência nas escolas.
Não há ausência de valores; há, isso sim, outros valores de rápida importação, sobre os quais nenhuma reflexão tem sido feita.
Vivemos num tempo evolutivo. A escola, a Igreja, a justiça, o amor, o conceito de família, a noção de comunidade, tal como no-lo foram inculcados, são sacudidos porque emergiram outras modalidades de poder. Baptista-Bastos
* Tal como num terramoto, desabam os edifícios mais frágeis. Um terramoto só se extingue quando as forças tectónicas em contenda atingem novo equilíbrio; até que…. .
Deriva das placas tectónicas; modelo numa coluna dum portão de Arraiolos.
Etiquetas: escola dialéctica terramoto sociogeologia
O bicho da madeira
Madeirenses desaconselhados a viajar para o Rio de Janeiro
… na Madeira existe o bicho, o mosquito transmissor.
25.3.08
respigo… tendência muito portuguesa de se pensar que as leis têm o poder mágico de, só por si, mudar a sociedade. José Barros Etiquetas: leis magia

Crivos
Um processo expedito de separar a palha do grão mas pouco eficaz para separar o trigo do joio.
Etiquetas: crivo avaliação
O crivoA Fenprof tem argumentado que a avaliação flexível produzirá "injustiças" porque nem todos os professores serão classificados segundo o mesmo conjunto de critérios. 2008 ISU Figure Skating ChampionshipsSurpreendeu-me a rigidez quase mecânica das jovens; excelente técnica mas pouca graça. Saltos, turbilhões, mas escassa elegância e muito pouca consonância com o tema musical, tido mais como metrónomo; uma marcha militar seria mais adequada. A originalidade era rara; as candidatas pare
ciam duplas umas das outras.
Percebi a razão quando ouvi os comentários técnicos; o júri, numeroso, estava limitado por rígidas baias: tantos pontos para cada item — altura dos saltos, ângulo de ataque ao solo do patim, paralelelismo das pernas, vertical que passa pelo centro de gravidade, número de rotação dos triplos … de cada um dos exercícios obrigatórios. Uma queda descontava um ponto...
Também é (era) assim que são (eram) avaliados os curricula dos médicos hospitalares; o júri também é obrigado a reger-se por grelhas (31 itens)(Concursos com júris agrilhoados. Revista da Ordem dos Médicos 2001). É este o modelo a que a Fenprof entende devam ser submetidos todos os professores; acha pobre a grelha do ME.
O tipo de avaliação modela a aprendizagem; os alunos preparam-se para os exames.
Etiquetas: professores avaliação
Os maisoistasPortugal tem em média um polícia para 227 habitantes
"a média europeia é de um agente para 350 pessoas".
* Os maisoistas são uma classe de analgébricos que acham que tudo se resolveria com mais. Mais polícias, mais subsídios, mais SCUTs, mais ++… São adictos da soma.
24.3.08
"Esse sector foi considerado de risco…"diz Carlos Lobo, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Ao entregar-nos a sua lista de casamento é com muito prazer que a Direcção-Geral de Impostos lhe oferece:
- Um presente no valor de 5% sobre o volume de compras da sua lista de casamento
- Fim-de-semana para 2 pessoas (duas noites) em Vilamoura, para listas superiores a 2.500 euros
- 20% de desconto no seguro multiriscos, preços excepcionais no seguro de viagem de núpcias e 30% no seguro automóvel.
- 10% de desconto nas alianças, com oferta da gravação do nome e data
- 25% de desconto na ornamentação floral da igreja/sala de banquete e no bouquet.
- 20% de desconto na maquilhagem e arranjo do cabelo dos noivos.
- Desconto personalizado de 10% em compras de móveis até 6 meses após o seu casamento
- Garantia dos preços constantes da lista até ao seu fecho
- 10% de descontos em electrodomésticos de qualidade
- 25% de desconto no aluguer do automóvel.
- A relação das ofertas e respectivos convidados e, também, a lista das imagens com os presentes para que mais tarde possa recordar. -Apoio fiscal em caso de divórcio nos primeiros dois anos.
Etiquetas: casamento fiscal
Médicos e engenheiros, a mesma lutaEra "prática habitual no meio da medicina do trabalho os utentes serem vistos por um determinado médico que presta serviço a outro, sendo a ficha de aptidão emitida pelo médico habilitado com a especialização".
Gestão privada de hospitais em Portugal e no resto do mundoA experiência dum hospital em Portugal e a de 2500 hospitais no resto do mundo.
1. Um retrocesso de décadas no sector da Saúde em Portugal, porque …retira a possibilidade de comparar.
… é uma cedência ao facilitismo, ao imobilismo e à falta de rigor dentro do sector da Saúde. … uma decisão que o país vai pagar caro, a prazo. O Amadora-Sintra contribuiu muito significativamente para a modernização do sector da saúde em Portugal, e o seu desempenho é excelente.
O Tribunal de Contas referiu que o hospital poupa 14 milhões de euros por ano face ao … que custaria ao Estado gerir este hospital.
Entrevista a Salvador de Mello. Presidente da José de Mello Saúde.
2. Private for-profit hospitals result in higher payments for care than private not-for-profit hospitals. Evidence strongly supports a policy of not-for-profit health care delivery at the hospital level.
PJ Devereaux et al. Payments for care at private for-profit and private not-for-profit hospitals: a systematic review and meta-analysis. CMAJ 2004;170:1817-24
Etiquetas: SNS hospitais
O clube dos jornalistas mortos por disparates
1. Os métodos do professor acabaram por criar uma tensão de que resultou o suicídio de um dos seus alunos. 2. A escola retratada … Tinha sucesso, pois a maioria dos seus alunos conseguia entrar nas grandes universidades americanas.
3. E se tinha sucesso com os seus métodos tradicionais e ortodoxos, a tese do filme era a da superioridade dos métodos não tradicionais.
4. A mensagem do Clube dos Poetas Mortos … fez muito mal à escola portuguesa.
Público 24.03.2008As teses 1, 3 e 4 são falsas (a 1 é claramente deturpada – foi a tese do soturno director da Escola e do recalcado antigo estudante* da escola, pai do aluno morto); a 2 é discutível - um liceu é apenas uma peça da engrenagem?
* Exigia que o filho compensasse a sua frustração entrando numa “das grandes universidades”.
23.3.08
Páscoa cristã-nova
O pastor trás um cordeiro do rebanho de que vive para a benção da Páscoa em Castelo de Vide.
No Velho Testamento, Isaac foi salvo por um cordeiro, imolado em seu lugar. A história do mito:
Um clã almocreve regressava a casa; passara muito tempo fora e perdeu-se no caminho.
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.
Deitaram sola de molho
Pr'o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.
Deitam sortes à ventura
Qual se havia de matar:
Logo a sorte foi cair
...
- "Sobe, sobe, rapazinho,
…
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar."
No último momento, avistaram um pastor com seu rebanho.
"Alvíssaras, meu capitão,
meu capitão general!
Foi abatido um cordeiro que os salvou.
O Patriarca era Abraão, pai de Isaac que, reconhecido, entregou seu filho Jacob para servir como pastor do rebanho de
Etiquetas: anho Páscoa Raquel
o sistema quase perfeito Muitos recém-nascidos portugueses já estão a usar pulseiras electrónicas anti-rapto como forma de segurança. Um sistema que detecta todos os seus movimentos, desde que nascem até que têm alta hospitalar, mas que não é infalível. Assim, um sistema de videovigilância ... já funciona em todo o perímetro do Hospital de S. Marcos.Além disto, "à saída, a mãe tem de comprovar que a criança que leva ao colo lhe pertence".
*Não se preocupe com os seus filhos; o mercado tem a solução. Pulseiras e videovigilância a cargo de Orwell and Big Brother, SARL. Fig. Etiquetas: big brother RN
22.3.08

Aleo
O cajado do pastor; a ansa serve para separar os cordeiros.
Etiquetas: pastor aleo
Rebanho358 ovelhas e anhos; um pastor e um belo cachorro Serra d'Aires.
Etiquetas: anho
Tele-órgãoA jovem gritava; não era a perda dum utensílio mas a amputação dum órgão.
Postulados*
1.Ninguém tem dúvidas que a Saúde é o negócio do futuro.
2.A Associação Portuguesa de Seguros frisa que não há como fugir à falência do Estado-Providência.
3.Seguros vão ficar mais caros. Expresso 21-3-2008
Para apressar o futuro projectado há que estimular o consumo:
a) Transformar todos os cidadãos em utentes - alarmá-los (todo o indivíduo é um doente que se ignora),
b) medicalizar a vida (sem o apoio médico – e psi -- ninguém sobreviverá) e
c) farmacolizar os problemas (sem medicamento não se pode viver bem; não se preocupe a procurara solução, o mercado tem a receita).
Assim se potencializa a falência do Estado-Providência e se cria mercado para os Seguros de doença, com “prémios” vez mais caros.
É o prémio dessa estratégia que, dizem, já enleia 1/5 dos portugueses.
* s. m.,
princípio primário que é necessário admitir, para se estabelecer uma demonstração;
princípio ou facto reconhecido como certo, mas não demonstrado.
Etiquetas: SNS
Médicos "cibernautas e fluentes em inglês"
O ministro da Ciência e Ensino Superior reafirmou … que "não há qualquer restrição à acreditação de cursos de medicina propostos pelo ensino privado". No entanto "tal não aconteceu até agora porque, de acordo com a avaliação internacional, as propostas apresentadas não reuniam as condições mínimas".
O reitor da Universidade Católica disse: "Mariano Gago não deve ter visto o nosso projecto"… "o anterior ministro da Saúde, Correia de Campos, disse que o nosso projecto foi o melhor que ele viu na vida. Envolvia a escola médica de Harvard e o Grupo Mello". Expresso 21-3-2008
Projecto: A Universidade Católica Portuguesa (UCP) quer entrar na área da saúde com dois cursos: Medicina e Enfermagem. A formação vai ser sobretudo "antropológica, humanista e cristã" … porque a preocupação da UCP não é "a oportunidade de negócio", mas as "grandes questões relativas à vida, que se vão pôr ca
da vez mais". Braga da Cruz, cita Daniel Serrão, que presidiu à equipa que concebeu o projecto da UCP: "o homem é um só e que não faz sentido parti-lo aos bocadinhos": "Por isso, deve ser estudado na sua totalidade", sentencia. Para que isso possa acontecer, o ensino tem de ser baseado nas novas tecnologias e muito personalizado. Público, 26-4-2004
O projecto da UCP é definido "como um curso multimédia ..." cujas... "duas características essenciais que os candidatos deverão obrigatoriamente possuir são ser "Cibernautas e fluentes em inglês". Expresso 9-2-2002.
Compreende-se que este projecto fosse um dos que “não reuniam as condições mínimas" à formação de médicos do Sec XXI.
21.3.08
Sociobiologia atrevida
Cal
A Primavera, o conserto dos estragos do Inverno, o regresso dos emigrados, a Páscoa da ressureição.
A mulher, guardiã das tradições lusitanas, judaicas, cristãs, árabes, cristãs.
Vestida de negro penitencial, com o lenço islâmico e o balde da cal reparadora, prepara a casa para o calor do Sol e a visita pascal (Maomé vem à montanha); também o padre trás caldeirinha e hissope.
Só se caiam as paredes e os beirais, os planos verticais.
Novo, só a sombra dos fios.
Também a célula usa o cálcio para reparar os estragos da membrana: Cells use ….high levels of extracellular calcium, to activate membrane repair after physical injury. J Cell Biol 2008. O cálcio é o mais abundante no organismo humano (99% nos ossos e dentes). Suporta a anatomia, impugna a gravidade, permite a neurotransmissão, ajuda a preservação das células e resiste à morte; depois do quartzo é o mineral mais abundante na crosta terrestre. Só a areia.
Etiquetas: sociobiologia cal Páscoa
O quinto dos infernos
Um em cada cinco portugueses sofre de insónia. Público 21.03.2008
Um em cinco portugueses vive mal (1/5 de pobres), come mal (1/5 de obesos), dorme mal, é hipertenso, está a aprender, chumba no 3º ciclo, mal sabe ler, vota mal …Parece que 1/5 dos portugueses procura tratar da saúde fora do SNS. Da saúde, que quando a doença é grave - o inferno-- regressam.Etiquetas: mal estar
O sucesso de 0.1%Os hospitais-empresa (EPE) … reduziram os prejuízos em 42%. O secretário de Estado da Saúde “imputou” os resultados ao maior controlo nos custos e ao aumento da produção; os custos totais desceram 0,1% contra uma subida dos proveitos da ordem dos 2,8%. Público 21.03.2008Etiquetas: sns hospitais EPE
LamentoO Comando Metropolitano da PSP de Lisboa esclareceu anteontem que três agentes se deslocaram ao consulado para "interceptarem um indivíduo suspeito de homicídio". Quando lá chegaram não o identificaram. Os amigos do assassinado esperaram pela saída do suspeito e entregaram-no à polícia. Público 21.03.2008
O ministro da Administração Interna lamentou, junto da diplomacia brasileira, aquela entrada em consulado; junto de quem lamenta a ineficácia da busca?Etiquetas: polícia
sobriedade intelectual Dos 99 docentes das escolas de Montemor-o-Velho, 94 decidiram suspender o processo de avaliação.
"Creio que estes professores tomaram uma decisão reveladora de uma grande sobriedade intelectual". Luís Lobo, da direcção nacional da Fenprof segundo o DN.
Parlamento Europeu dos JovensA cena aconteceu com uma professora de Francês, com cerca de 60 anos, que integra há vários anos a presidência da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens, à qual se dedicou em exclusivo até há cerca de um ano - data a partir da qual terá começado a leccionar na Carolina Michaëlis.Etiquetas: ensino
respigoA zaragata
Filmado do início ao fim por um aluno (para ser?) colocado no YouTube. Para ver este vídeo tem de ser utilizador do SAPO Vídeos e ter mais de 18 anos de idade.
No frente e frente da SIC N, Miguel Relvas e Odete Santos comentam o vídeo da aula prática do desacato. Ambos verberam a falta de autoridade dos professores e a falta de respeito dos alunos, evocando o seu tempo. Poucos minutos depois estão a gritar um com o outro; nem se ouvem, falam ao mesmo tempo, e movem processo de intenção. Mário Crespo lá os conseguiu acalmar. A exemplo do que se passa com os deputados da Nação na AR, para edificação da geração rasca.
20.3.08
Reforma agrária (arqueologia)Se de Verão a ceifa acolhia os trabalhadores da terra e ainda necessitava de mais, que tinham de vir de fora, de Inverno, os trabalhos da apanha da azeitona não chegavam para todos.
Nesses meses de fome ia-se ao rabisco da azeitona ou à caça, mesmo em período de defesa, expedientes proibidos, com a GNR sempre à espreita para intimidar, multar, agredir.
Mesmo em época de maior abundância de trabalho, as jornas eram magras e a alimentação baseava-se no pão. Em sopas de alho e vinagradas, com um naco ressequido de bacalhau, ou apenas pão com toucinho cru, com uma sardinha às vezes dividida por três. Nos piores momentos chegavam-se a colocar pedras no taleigo do farnel para que os outros, companheiros, filhos, não percebessem que nada tinham que comer. 1954
João Madeira. Vítimas de Salazar. 2007
Etiquetas: reforma agrária fome
Cruzes dos passos da vida da gente do SabugueiroA sombraNo Inverno de 1949, o pároco de S. Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo, escreveu uma carta a Salazar:
«Senhor Presidente, permita-me V. Excia., que muito respeitosamente eu declare que os rurais vivem esfaimados, no verdadeiro sentido da palavra.
Não teem roupas, vestuário, calçado, nem alimentação suficiente; por toda a parte os ouço lamentarem-se da sua triste situação. Vê-se de dia para dia definhar-se a sua saúde.
São os rurais que, em geral, teem as famílias mais numerosas, e são também eles que teem os salários mais baixos. Há nesta paróquia onde resido, uma família composta de 13 membros, onde só um filho mais velho ajuda o pai, sendo os salários, geralmente de 17$00.
O que se dá neste caso, dá-se infelizmente com outros.» João Madeira. Vítimas de Salazar. 2007
Etiquetas: cruz fome
Cruzes dos passos da Paixão na parede da igreja do Sabugueiro (M.Mor-o-V.)
As demãos da cal de cada ano não apagam a decoração antiga – a Lua e as estrelas.
Cada estrato de cal cobre o anterior; para quem a souber decifrar, ali está documentada a história do povo – o trabalho, a sobrevivência, as festas, as fomes, a luta diária, a esperança, a revolta e lá para trás, a explicação destas cruzes de azulejo, desta Lua minguante e das estrelas de seis pontas, as mais fáceis de desenhar, as maiores com um geométrico resplendor denteado.
Cruzes dos passos da vida da gente do Sabugueiro.
Etiquetas: cruz
Enxerto autólogo
O Tribunal de Torres Novas, … ordenou que a criança passe uma tarde por semana … nas residências dos pais biológicos na presença de uma técnica da Direcção-Geral de Reinserção Social.Até agora as visitas decorriam no jardim de infância que a criança frequenta em Torres Novas. O progenitor reside em Cernache do Bonjardim e a progenitora em Tomar.
*As crianças portuguesas hão de ser “reinseridas” nas residências dos progenitores quer queiram quer não.
A legenda...
..
.
.
Meteorologia prevê Páscoa fria e com neve nas serras
GNR nas vias principais e nas localidades.
não escreveria isto, sem antes lho dizer… tenho uma relação de estima pessoal e intelectual pelo anterior ministro Correia de Campos, se bem que me custe vê-lo engolir tantos sapos …, pois acho que quem não se sente não é filho de boa gente (se não tivesse com ele uma relação franca e aberta não escreveria isto, sem antes lho dizer… José Manuel Fernandes. Público 20.03.2008*Uma vírgula a mais e uma lisura a menos.
19.3.08
A corte do bazar
Foi também contra a “corte inglesa” que lutou o Marquês
.... uma situação de profunda carência comercial (domínio dos comerciantes ingleses nas praças de Lisboa e do Porto), económico (quebra das receitas do ouro e transferência para Inglaterra de grande parte do ouro recebido corno pagamento das importações)… Miguel Real. A Morte de Portugal. Campo das Letras 2007
E, muito tempo antes, Mestre João da Regras:
“Este honrado povo de Lisboa está exhausto por longos e custosos sacrifícios. É necessário introduzir-lhe sangue novo nas veias, e não vejo eu em al remédio, senão em apertar algum tanto o colo ás sanguessugas que de fora vem sugar este pobre Portugal."
Tratava-se de “micer Percival de Cornualhes, mercador inglês, que servira de tesoureiro ao Mestre de Avis no princípio da revolução e que era uma espécie de … Rotschild daquele tempo……
O dorso, que a prominência do abdómen lhe não permitia dobrar, era largo e espadaúdo, e a cabeça, coberta de grenha hirsuta e alourada, suscitava a ideia de uma pirâmide cónica truncada, tal era a altura das camadas de formação terciária que se lhe haviam aglomerado nas faces e ao longo do queixo inferior.
O cartel incluia D. Cibrão de Frandes e com micer Daniel da Preamúa, de parceria D. Issach-ar, o que mora adiante da Esnoga, e o seu vizinho Samuel-Ben-Tibbon, o mercador de arneses.
Alexandre Herculano. O monge de Cister. 1848
Etiquetas: bazar
Efeito borboleta1. O terramoto financeiro dos bancos americanos terá sido desencadeado pelo ruído de arrastar das cadeiras do BCP? 
2. "Os titãs de Wall Street tornaram-se num grupo de clientes da Segurança Social. Estão desesperados para serem salvos pelo Governo da sua própria incompetência e do regime desregulado pelo qual tanto 'lobby' fizeram. Perderam confiança uns nos outros, porque nenhum destes tão inteligentes capitães do universo sabe que tipo de créditos desvalorizados estão nos seus porta-fólios." EJ Dionne Jr. Washington PostCá como lá, as autoridades supervisoras e reguladoras do sector financeiro não impediram falcatruas capitais. Etiquetas: capital mercado
respigo
Títulos do DN:·
O DINHEIRO DA INFÂMIA
· O PÂNICO NOS MERCADOS
· PECADOS CAPITAISDinheiro, Mercados, Capitais. Infâmia, Pânico, Pecados.
Pátria TUGA
................................................................................A minha pátria é a língua portuguesa." (Pessoa) as petas e o palavreado
É que em cada século há uma verdade graúda que predomina e que vai ajudando os espertos a consolarem-se dos dissabores da vida à custa do animal, alvar por excelência, chamado cidadão ou homem civilizado, para cujo consolo vieram à terra as bruxas, a terapêutica, os fundos públicos, a ontologia, os duendes, as infusões, a estética, as petas e o palavreado. Alexandre Herculano. O monge de Cister. 1848
Pátria TUGA.
"A minha pátria é a língua portuguesa." (Pessoa)
Pátria TUGA
."A minha pátria é a língua portuguesa." (Pessoa)A língua tuga toma o placebo com a mesma unção com que antes recebia a hóstia.
Pátria TUGA..
"A minha pátria é a língua portuguesa." (Pessoa)
'Jotas' pressionam PS a suavizar as proibições.
1500 medicamentos homeopáticos passam a poder ser vendidos nas farmácias e hipermercados.1. The Swiss Government, after a five-year trial, has withdrawn insurance coverage for homeopathy. Even the U.S. National Center for Complementary and Alternative Medicine, which has been criticized for being too open to spurious alternative medicine claims, has little good to say abut homeopathy. Its website states, "Systematic reviews have not found homeopathy to be a definitively proven treatment of any medical condition."2. This finding is compatible with the notion that the clinical effects of homoeopathy are placebo effects.Etiquetas: droga medicina magia
'Jotas' socialistas pressionam PS a recuar nos 'piercings'Recuar? Arganéis na base da língua.
Etiquetas: arganel
18.3.08

Beja
.
.
.
A clareza e a simplicidade da mensagem.
Um exemplo de um bom diapositivo.
Etiquetas: évora
A caixa do correio e a argola da malaposta..Largo Porta de MouraÉvora
Archives
12/2004
01/2005
02/2005
03/2005
04/2005
05/2005
06/2005
07/2005
08/2005
09/2005
10/2005
11/2005
12/2005
01/2006
02/2006
03/2006
04/2006
05/2006
06/2006
07/2006
08/2006
09/2006
10/2006
11/2006
12/2006
01/2007
02/2007
03/2007
04/2007
05/2007
06/2007
07/2007
08/2007
09/2007
10/2007
11/2007
12/2007
01/2008
02/2008
03/2008
04/2008
05/2008
06/2008
07/2008
08/2008
09/2008
10/2008
11/2008
12/2008
01/2009
02/2009
03/2009
04/2009
05/2009
06/2009
07/2009
08/2009
09/2009
10/2009
11/2009
12/2009
01/2010
02/2010
03/2010
04/2010
05/2010
06/2010
07/2010
08/2010
09/2010
10/2010
11/2010
12/2010
01/2011
02/2011
03/2011
04/2011
05/2011
06/2011
07/2011
08/2011
09/2011
10/2011
11/2011
12/2011
01/2012
02/2012
03/2012
04/2012
05/2012
06/2012
07/2012
08/2012
09/2012
10/2012
11/2012
12/2012
01/2013
02/2013
03/2013
04/2013
05/2013
06/2013
07/2013
08/2013
09/2013
10/2013
11/2013
12/2013
01/2014
02/2014
03/2014
04/2014
05/2014
06/2014
07/2014
08/2014
09/2014
10/2014
11/2014
12/2014
01/2015
02/2015
03/2015
04/2015
05/2015
06/2015
07/2015
08/2015
09/2015
10/2015
11/2015
12/2015
01/2016
02/2016
03/2016
04/2016
05/2016
06/2016
07/2016
08/2016
09/2016
10/2016
11/2016
12/2016
01/2017
02/2017
03/2017
04/2017
05/2017
06/2017
07/2017
08/2017
09/2017
10/2017
11/2017
12/2017
01/2018
02/2018
03/2018
04/2018
05/2018
06/2018
07/2018
08/2018
09/2018
10/2018
11/2018
12/2018
01/2019
02/2019
03/2019
04/2019
05/2019
06/2019
07/2019
08/2019
09/2019
10/2019
11/2019
12/2019
01/2020
02/2020
03/2020
04/2020
05/2020
06/2020
07/2020
08/2020
09/2020
10/2020
11/2020
12/2020
01/2021
02/2021
03/2021
04/2021
05/2021
06/2021
07/2021
08/2021
09/2021
10/2021
11/2021
12/2021
01/2022
02/2022
03/2022
04/2022
05/2022
06/2022
07/2022
08/2022
09/2022
10/2022
11/2022
12/2022
01/2023
02/2023
03/2023
04/2023
05/2023
06/2023
07/2023
08/2023
09/2023
10/2023
11/2023
12/2023
01/2024
02/2024
03/2024
04/2024
05/2024
06/2024
07/2024
08/2024
09/2024
10/2024
11/2024
12/2024
01/2025
02/2025
03/2025
