alcatruz
Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt
31.12.06
Não se preocupe que o Mercado resolve-lhe os problemasOs modernos tranquilizantes começaram com o Librium. Eficaz e bem promovido, em breve era considerado panaceia - da ansiedade à incontinência urinária.
Na consulta seguinte, o queixoso estava “muito melhor, Sr. Dr.”
-- Não me diga que já não urina na cama?
-- Não, não; isso está na mesma, mas eu já não me importo nada…
Um feliz Ano Novo, sem grandes problemasMas se surgir algum que não consiga resolver, não fique com pena; despenalize-o.
30.12.06
Uma das minhas 7 maravilhas populares portuguesas.As alminhas ; a assumpção colectiva dos destinos individuais.Stª Clara, Coimbra.
ResponsoLivrai-nos de procurar a culpa para punir em vez da causa para resolver.
Livrai-nos dos cabrestos com antolhos para que só se olhe em frente.
Assiduidade dos Médicos controlada pelas impressões digitais.Todos suspeitos enquanto se não provar o contrário
1.Para tentar corrigir as notórias faltas injustificadas de muitos médicos e os notórios atrasos de demasiados – a mais frequente queixa dos utentes do SNS -- o MS, em vez de procurar responsabilizar os directores de Serviços onde isso se passa, correu-os a todos com relógio de ponto… digital.
2. Pelo mesmo critério, em face de uma suspeita de tuberculose de alguns doentes, os médicos deveriam prescrever isoniazida a todos. Todos excepto os Inspectores Gerais da Saúde, tidos como estéreis.
3. Os directores clínicos de Matosinhos demitiram-se em bloco; óbvio, sentiram-se desautorizados, tidos como súbditos atentos venerandos e obrigados pela burocrática IGS. Atitude saudável.
29.12.06
Médicos palhaços Mas será indispensável a máscara?
Nobel da Paz“A pobreza é uma ameaça à paz. O microcrédito cria actividade e deixa menos espaço para o fanatismo”
Muhammad Yunus, Prémio Nobel da Paz, o professor de Economia que levou a Universidade aonde ela era mais necessária -- às aldeias do Bangladesh, seu país.
Criou um banco que empresta dinheiro aos pobres sem exigir garantias, apenas na base da confiança. O Grameen Bank tem 7 milhões de cliente (97% são mulheres) a quem concedeu 5 mil milhões de euros com uma taxa de retorno de 99%. Única 23-12-2006


Em Coimbra, os estudantes protestam contra as propinas que não deixam espaço para o automóvel.Em Portugal, com dois milhões de pobres sem crédito, as dívidas foram despenalizadas sem referendo.
28.12.06
Referendo sobre a despenalização das dívidasjustiça entupida............................................................Queres fiado? Toma!
O Governo quer retirar do tribunal milhares de processos de cobrança de dívidas. Dessa forma espera facilitar o trabalho da justiça que se encontra entupida com pequenos casos. “A ideia é aliviar a pressão processual que já existe”
Concorda com a despenalização das dívidas contraídas pelo próprio em instituições de crédito legalmente autorizadas?
Uma das minhas 7 maravilhas populares portuguesas
Uma roda do outro mundo.
Responso para 2007Livrai-nos dos oportunistas, corruptos, desleixados e incompetentes. Livrai-nos sobretudo das cabeças quadradas, fanáticas e politicamente correctas. Livrai-nos da Fome, da Peste e da Guerra. Livrai-nos dos hospitais, da prisão e dos tribunais;Livrai-nos dos que preferem o embrulho ao conteúdo e a Lei à Justiça. eLivrai-nos do Mal, ÁmenExcepto http://www.anaturezadomal.blogspot.com/
Cabeça quadrada"vacinação obrigatória em dia aos 3M".
Razão da entrega da guarda da criança ao pai biológicoAos 3M a criança vivia com a mãe que a "deu para adopção"; o pai não a reconhecia.
"o mais possível automáticos"devem ser privilegiados os "sistemas electrónicos de controlo de assiduidade que melhor se coadunem com a boa gestão dos recursos humanos".
27.12.06
Gastos mensaisUm português gasta entre 4 e 7€ por dia em electricidade, gás e combustíveis.
Façam força, que eu gemo!A esse sacudir da água do capote juntam-se agora médicos organizados. Se não forem obstetras, a força do argumento parece-me tão frouxa quanto a da igreja; falam alto mas serão outros a ter que realizar.
Os médicos e o aborto (2)O aborto é um crime que só não é punível em circunstâncias específicas, tal como no “Estado de necessidade desculpante: Age sem culpa quem praticar um facto ilícito adequado a afastar um perigo actual, e não removível de outro modo, que ameace a vida, a integridade física, a honra ou a liberdade do agente ou de terceiro, quando não for razoável exigir-lhe, segundo as circunstâncias do caso, comportamento diferente.”
O referendo em discussão propõe despenalizar o aborto “por opção” da mulher se realizado em “estabelecimento de saúde legalmente autorizado". Uma vez mais a sociedade sacode a água do seu capote sobre os médicos (como nos atestados médicos como única justificação de uma falta). O “facto ilícito adequado a afastar um perigo” seria delegado em outrem, nesse caso, no médico. Alguns parecem querer que “o médico” tenha que actuar em defesa da ameaçada sempre que esta entender que a gestação é um “perigo actual, e não removível de outro modo, que ameace a vida, a integridade física, a honra ou a liberdade”. Os médicos seriam como que os “homens (ou mulheres) de mão” das grávidas que não querem ser mães. A alguns comentadores parece não ser “razoável exigir-lhe, segundo as circunstâncias do caso, comportamento diferente.”
A liberdade que se requer para as grávidas que não querem ser mães nega-se aos médicos?
26.12.06
Fuga para o Egipto"Os pais adoptivos agem voluntária e conscientemente, ocultando (a criança), deslocando-a para locais desconhecidos.”
A família, que a criança de 4 anos sempre teve como sua, foge para a por a salvo das malhas herodíadas de uma sentença com antolhos.Uma das minhas 7 maravilhas populares portuguesas -- Capitéis do claustro de Celas.
A Justiça cega e um togado jogam ping pong com a vida de uma criança. Jogo de pares: Biologia+ “Alineação” vs Psicologia+ Sensatez
A sentença que determina a entrega da guarda da criança (de 4A) ao pai biológico refere que, na data em que foi entregue para adopção, a menor não apresentava sinais de subnutrição, estava bem cuidada e possuía a vacinação obrigatória em dia". (a0s 3 meses ...)
O pai biológico tem uma profissão, é carpinteiro serralheiro, embora se encontre desempregado (com 350 euros de subsídio de desemprego) e vive em união de facto, integrado numa família.
Mailing listBf e votos de um feliz Ano Novo
25.12.06
O imbondeiro; uma espécie em vias de saneamento?... em nome do secularismo e para evitar ferir a susceptibilidada das minorias.«Nu, o embondeiro gigante,
berço dos nossos antepassados,
estende os seus braços ao céu.»
Aliou Sylla, Dakar.
Embondeiros, uma árvore de “estranha forma em que os troncos parecem raízes. Em África diz-se que os embondeiros caíram do espaço; quando um africano morre, a sua alma passa a viver num embondeiro.” G. Cadilhe. Única 23-12-2006
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasArcos de festa: o de Goães (Bouro).
24.12.06
Avô Natal "Há muitos anos atrás... o Natal era um pouco diferente! As famílias eram grandes, com avós, pais, tios e primos que tinham o hábito de se encontrar por esta altura do ano. Não havia internet mas uma rede forte ligava todas estas pessoas. As casas, pelo menos a desta história, também eram grandes. Com muitas salas e quartos cheios de magia, com corredores, pátios e passagens secretas que criavam os esconderijos para as brincadeiras perfeitas. Melhor playstation não seria possível inventar! Nesta altura o tempo não existia ou pelo menos andava muito devagar, sem pressa. Era o sol (e a fome) que marcava as horas. À fome bastavam-lhe os filhoses, rabanadas e sonhos, o mais saudável alimento da época.
O melhor momento chegava à noite. Era nessa altura que os mais velhos contavam as mais deliciosas histórias até quase à meia noite. Conta a lenda que, entretido, só a essa hora o Avô Natal começava a trabalhar..."
Natalidade a extinguirÉ significativo que tenha sido escolhido o presépio -- o ícone da exaltação do nascimento -- como alvo. Quando nasce uma criança, nasce um deus – pelo que todas são irmãs; séculos antes da Declaração Universal do Direitos do Homem.
Como se o nascimento duma criança fosse um risco para o status quo – um rei que se não sente seguro (Herodes) ou um padrão que se pretende impor – o do casamento estéril, onde os filhos seriam uma opção a adoptar.
O saneamento do presépioÉ curioso que promovam o saneamento desse ícone cristão quando já quase foi eclipsado pelos mitos pagãos nórdicos - o abeto com prendas e o pai Natal.
Limitam-se a recuperar o fundamentalismo deicida das revoluções laicas; como se fosse possível apagar a memória dos povos. Os incréus aprendizes de feiticeiro teriam muito a ganhar com a experiência das grandes instituições históricas; a Igreja e o Mercado concluíram que era mais rentável manter os velhos mitos pagãos ou religiosos e convertê-los - o Natal no solstício; as prendas no Natal. Maomé cooptou Cristo.
Os fanáticos são perigosos. A incrença é ainda mais perigosa que a crença. Esta, mais velha, já aprendeu a conviver; aquela ainda é bravia e a cedilha é caduca. Começam por sanear o presépio e acabam por proibir que as crianças subam ao sótão dos avós.
Os mitos religiosos ou mágicos fazem parte da história da humanidade e, consequentemente, da nossa. São tão indispensáveis quanto as histórias de encantar; sem eles as gerações futuras ficariam mais áridas e mais pobres. ................................................................Convento de Semide
A humanização de deus depende do desenvolvimento humano.O menino Jesus levanta um problema: o de saber quando terá Deus encarnado.
Sendo deus, sempre terá existido; sendo humano, só o poderia ter sido depois das 12 semanas.
Deus para se humanizar teve que esperar que a humanidade estivesse madura, apta a aceitar um Deus humano e único....Montemor o Velho, Miz.A ontogenia repete a filogenia; para encarnar num menino humano, prudente, Deus esperou dois meses para ter a certeza que o embrião vingaria e já teria atingido o estádio humano.
23.12.06
Privacidade "Lamento, mas a ideia do cartão único, se «não é seguramente o 'big brother'», pode ajudar bastante. Sempre estive contra, creio que sempre estarei contra."
* O actual cartão de visita também não é perfeito; o sigilo bancário nem sempre é inviolável. Rien n'est parfait.
Relógio na torre da fábrica de orações
SOURE MDCCLXXI
Fábrica de oraçõesO relógio, o instrumento número um da modernidade. Começou no topo das fábricas para "mandar" numa população arrancada aos campos e que só conhecia o sol a sol.
1493 - la Repubblica di Venezia commissiona a Gian Carlo, un orologio «da esser posto sopra la piaza de San Marcho».
As minhas 7 maravilhas populares portuguesas
Fontes; Barbacena
O referendo sobre a despenalizaçãoConcorda com a despenalização da emigração clandestina, por opção dos sobreviventes, desde que feita em cayucos legalmente autorizados? Os armadores apoiam com entusiasmo o SIM; melhoram os barcos e aumentam os preços, como as rendas de casas antigas.
debate de ideiasComo é obrigação dos que se habituaram ao livre debate de ideias e à busca com rigor da verdade relativa, a qualidade (dum) trabalho não o isenta de uma avaliação crítica. Adriano Pimpão.
22.12.06
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasPelourinhos: o do Pombalinho
Os médicos e o abortoA amigos meus1. O aborto é um crime que só não é punível em circunstâncias específicas.
O facto da lei ditar que o aborto não é punível, não significa que o médico seja obrigado a praticá-lo salvo em caso de risco de morte da gestante (e isso está previsto no Código Deontológico). ..................................................................................................Fernando Valle, médico
2. Mesmo o Referendo em discussão esclarece que o aborto será despenalizado, se realizado “a pedido da mulher”; não esclarece quem nem em que condições responderá a esse pedido. Há muitas maneiras de o executar sem envolver um médico e, ainda mais, aquele médico concreto.
Mesmo assim, não me consta que tenham nascido anencéfalos com diagnóstico pré-natal, nos últimos anos.
3. A Ordem não pode punir aquilo que o Estado não quer que seja punido.
Um Código de Deontologia exprime os deveres que decorrem de princípios éticos característicos de uma profissão que pode não coincidir com as normas morais vigentes no período histórico dessas sociedades, base do direito. A preponderância da Sociedade manifesta-se por caber recurso das decisões disciplinares para o tribunal administrativo onde releva a Lei. A preponderância mas não o império da Sociedade; quando esta modela todo o comportamento individual ou de grupo resulta em exemplos funestos onde louvamos não os que aceitaram adoptar "uma posição exclusivamente técnica" ou “executar as funções legais determinadas pela tutela” mas os que resistiram.
Não os juízes dos "tribunais plenários" criados por Salazar para punir os alegados "crimes contra segurança do Estado" mas os que recusaram participar. Não os médicos que colaboraram com os regimes nazis ou comunistas mas os outros; não falo dos que eram nazis ou comunistas mas os que a eles se acomodaram como um mal menor. E este não foi nem é um problema exclusivo de regimes ditatoriais.
Amado acusado de sobrevoar ilegalmente espaço aéreo do Líbano
Não sabia que o Líbano tinha espaço, aéreo ou outro e, muito menos, lei que o regesse.
O referendo sobre a despenalizaçãoNum momento de entusiasmo, o casal adoptou um cãozito que encontrou na rua. Tempos depois, o marido cansou-se e quis ver-se livre do animal; enxota-o mas ele regressa sempre, o que o enfurece. Por causa disso, a casa tornou-se um inferno que compromete a vida do casal. A mulher não queria mas, agora, decidiu mandar abater o animal.
Concorda com a despenalização do abate do animal, a pedido dos donos, se realizado por veterinário legalmente autorizado?
21.12.06
Era uma vez…
Tudo pode acontecer…
Uma gatita borralheira no Hospital Pediátrico
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasRomarias: os andores da Aparecida
Debate mensal com o GovernoO Primeiro-Ministro fez-se representar pelo chefe do partido do governo; muito bem preparado e excelente tribuno, arrasou a oposição com ironia, acutilância e resposta oportuníssima. Só assisti ao final que foi brilhante. O Primeiro Ministro teria sido ainda mais convincente se dissesse o mesmo com uma postura mais tranquila.
O referendo sobre a despenalizaçãoConcorda com a despenalização dos erros de diagnóstico se causados pela crença, mesmo que tenham ocorrido em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?Imagem onde peritos vêem um coração “humano”; distingue-se do de um outro mamífero porque tem quatro cavidades e quatro válvulas e é servido por duas artérias e duas veias; tem autonomia suficiente, bate ao mesmo ritmo e varia com o deles.
O referendo sobre a despenalização17 /24 eurodeputados portugueses apelam ao "sim" (SIC)..............................................................................Bruxelas:Galileu na Inquisição
O referendo sobre a despenalização do perú Boas Festas
20.12.06
A cegonha, bico comprido, crânio minúsculo.
Despenalização fez baixar número de abortos em França
Aubény, obstetra francesa …, garantiu que a despenalização diminui o número de abortos realizados. Aubény diz que a determinação do Poder (e a) pressão exercida por associações favoráveis à despenalização, foi fundamental para ultrapassar as barreiras iniciais. Mas também a "tranquilização" dos médicos e a formação que lhes foi facultada e lhes permitiu perceber que a técnica é "simples, segura e eficaz".
1. A despenalização fez baixar ou foi acompanhada? Foi a despenalização que fez ou as medidas que a acompanharam? Serão indissociáveis?
2. A despenalização diminui o número de abortos realizados; será verdade? Provavelmente refere-se aos clandestinos, senão a causa desta diminuição teria sido outra.
3. Afinal, o que frenava os obstetras era a falta de “formação” específica. Quando esta “lhes foi facultada” “perceberam” que a técnica era “simples, segura e eficaz” e converteram-se….
Não sei como classificar esta notícia nem a quem hei de atribuir o apriorismo, a falta de distanciamento, de crítica dos dados e da sua interpretação. Crença ingénua e iluminista na força da Verdade.
Dantes, de Paris vinham ideias e bebés no bico de cegonhas; agora trazem revelações - são as cegonhas missionárias.
Pior cegueira que as das trevas da ignorância é a da auréola da crença.
Sedução, Desejo e Ambição
Seduzir: Enganar ou corromper por meio de sedução; atrair; deslumbrar; subornar; desonrar um a mulher, persuadindo-a com promessas tentadoras. Desejar: Apetecer; cobiçar; pretender; aspirar.
Ambição: Desejo veemente de riqueza, honras ou glórias.
Dicionário “Editora”, Porto EditoraAmbição vem da palavra ambire, que he o mesmo que correr, ou cercar em roda, como faziam antigamente os pretendentes de dignidades, e magistrados da república, que corriam toda a cidade, cortejando uns e outros e ganhando a benevolência dos que podiam ter votos” Lus, 9, 93Diccionario da Língua Portuguesa de Moraes Silva, 1889A igreja, que canonizou Escrivá de Balaguer, santificou a ambição e abençoou o lucro.
Vitória póstuma de Calvino
Não se cuide; há remédios para issoNos países da Europa Ocidental, a convicção de que a infecção por HIV deixou de constituir um perigo mortal, dada a eficácia do tratamento, está a dar resultados alarmantes. ONUSIDA 200680% dos portugueses infectados com HIV raramente usavam preservativo. (DN 27-11-2004)
Para isto não há IVIHIV que lhes valha.
As minhas 7 maravilhas populares portuguesas...................................Ponte de S. João, Porto
Uma ideia luminosaTodos os Invernos, Viganella ficava sem Sol. Agora, um espelho no alto da montanha reflecte o Sol. Uma ideia útil e inócua que usa energia eterna e não poluente. Se o tivessem consultado, Arquimedes teria aconselhado que se usasse um espelho côncavo -- ilumina e aquece; foi assim que ele desfez o cerco de Siracusa há 2300 anos.
Referendo sobre a despenalização (1807)“No meu engenho mando eu!”Concorda com a despenalização do abate de escravo ruim, a mando do Patrão, pelo feitor da fazenda?
Portugal foi o primeiro país do Mundo a abolir a escravatura e o primeiro país europeu a abolir a pena de morte.
19.12.06
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasCruzeiros: os de xisto em Santulhão
Danos colaterais premeditadosPara ser eficaz “alguns efeitos [o protesto] há-de ter"Para contestar a intenção do Governo de prolongar a idade de reforma até aos 65 anos, os pilotos da aviação civil avisaram que vão começar a cumprir os dias de folga e de férias. "Não queremos prejudicar os passageiros e as companhias, mas alguns efeitos [o protesto] há-de ter". O Sindicato dos Pilotos considera que a passagem da idade da reforma dos 60 para os 65 anos pode pôr em causa a segurança dos passageiros, porque a profissão tem "desgastes físicos e psíquicos óbvios". Óbvios? Levantam duas vezes por dia e aterram outras tantas...Protestam contra a idade da reforma aos 65 A -- a dos pilotos da EU. O argumento invocado -- o risco de segurança acima dos 60 A – não existia quando aceitavam pilotar (bem pagos) em dias de folga e férias?

Muçulmanos vítimas de discriminaçãoOs muçulmanos que vivem na Europa são discriminados no emprego, na educação ou na habitação -- vivem sobretudo em áreas onde as condições de habitação são piores e os seus resultados escolares estão abaixo da média.* Por serem muçulmanos ou por serem emigrantes e/ou pouco qualificados?* Por serem "muçulmanos" ou por parecerem asiáticos, árabes, magrebinos?
* Apoia-se a integração por filantropia ou por receio?
O referendo sobre a despenalizaçãoGreve da polícia.Concorda com a despenalização da greve da polícia, apesar de inconstitucional, quando o sindicato entender que se encontram esgotados todos os outros meios para fazer valer os seus interesses?
18.12.06
Sombra oblíquapara o blog "Um buraco na sombra"
O referendo sobre a despenalizaçãoda banda gástrica* Em 2003 os portugueses consumiram "três vezes mais proteínas, -- carnes, peixe e ovos--- e três vezes mais gordura", do que o recomendado. O consumo de produtos hortícolas foi, pelo contrário, cerca de metade do recomendado, tal como a fruta.
* A cirurgia para colocação de bandas gástricas em pessoas obesas feita em clínicas privadas, que chega a custar 8.500 €, vai ser paga pelo Estado.
Haverá cerca de 400 mil portugueses com obesidade mórbida (ADEXO).
Concorda com a isenção de taxas moderadoras na cirurgia da obesidade se realizada por opção da utente (ou do cônjuge) em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
Fig. palas-atenea.deviantart.com/
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasPequenas igrejas românicas: Adeganha (Moncorvo)
Alta restauradaFósseis de aventais à janela. O eléctrico do Museu parava em frente.
Travar a guerraForças leais ao Presidente palestiniano conseguiram travar a guerra entre a Fatah e o Hamas.
17.12.06
A força dos genesManuela Ferreira Leiteou A força dos memes?
ou A força dos mêmes?
O referendo sobre a despenalização da compaixão. falta de coração.
Uma bela maneira de apresentar dados (no DN)
Uma sentença sensataO Tribunal Constitucional espanhol anulou a sentença de um condutor alcoolizado, por falta de provas de que a sua capacidade de condução estivesse afectada. … para demonstrar que o condutor está realmente afectado pelo álcool, não é suficiente detectar-se uma taxa elevada de álcool; é preciso realizar provas adicionais - se o condutor podia andar em linha recta, se tinha o olhar vidrado ou problemas de fala e de compreensão….De acordo.
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasAlminha: a de Atilhó
Sensatez do juiz do Fajão1. Dez homens acusados de tráfico de droga viram-se livres de prisão graças à anulação de escutas telefónicas. O cabecilha da rede é um construtor civil que contratava trabalhadores toxicodependentes pagando-lhes com doses diárias de heroína. Um acórdão do Tribunal da Relação do Porto impôs a anulação das escutas por deficiente controlo por parte do juiz de instrução criminal.
Anuladas as escutas, o Tribunal não pode ter em conta provas obtidas a partir desse meio -- milhares de doses de droga, dinheiro, armas, carros e objectos relativos ao tráfico. http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=717176&div_id=291
2. Um dia mataram um homem na serra e o juiz de Fajão, que andava ali à caça, viu quem o matou. Como o morto andava de mal com certo indivíduo, a ele lhe puseram as culpas. No tribunal, as testemunhas juraram que tinha sido esse fulano o assassino.O juiz de Fajão tinha visto, mas não podia ser ao mesmo tempo testemunha e juiz. Tinha de julgar conforme a prova testemunhal, mas também não queria condenar um inocente e deixar em liberdade o assassino. Então lavrou a seguinte sentença:
Julgo que bem julgo,posto que bem mal julgado está!
Vi que não vi, morra que não morra!
Dêem o nó na corda que não corra.
E, lida a sentença, o juiz aconselhou o réu a recorrer para a Relação do Porto… que o absolveu depois de ouvir o juiz de Fajão.
Desenhos e gravuras de Ms. Nunes Pereira ilustraram os contos.
A objectividade da imprensa de referência1. Governo pede pareceres para contrariar Presidente O Governo vai entregar cinco pareceres de advogados sustentando a constitucionalidade das normas de Lei das Finanças Locais que suscitaram dúvidas ao Presidente 2. Cavaco Silva recusa comentar nomeação de MªJ. Morgado . 3. Clínicas recusam cumprir a lei…do aborto. 4. Equipa de Mª José Morgado ainda incompleta.1. Contrariar? 2. Recusa? O PR tem o dever de comentar? 3. Recusam? A lei obriga a fazer aborto? 4. Ainda? Maria José Morgado fora designada dois dias antes.
16.12.06
Disparatadas conclusões corrigidas pelas autoras Hospitais emagrecem doentesOnde se lê: “é sinónimo de perda de peso” deve ler-se: “aumenta o risco de perda de peso”.
Onde se lê “o problema não está na comida mas no serviço” deve ler-se: “ as causas estão relacionadas com a gravidade da doença, com os hábitos tabágicos e com menor acompanhamento familiar, prévios ao internamento”. Expresso 16-12-2006 q.e.d.
Significativo exemplo da confiança que pode merecer o que se publica...
As minhas 7 maravilhas populares portuguesasPontes: Ucanha, a ponte com a torre da portagem. O princípio do passador-pagador.
Prazos de validadeAs coimas das infracções detectadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica estão congeladas porque há um ano que espera a nomeação de dois vogais. * Muitas das infracções detectadas eram alimentos com prazo de validade ultrapassado porque, há um ano, esperavam autorização para venda.
O primeiro ...?Ruanda - Primeiro padre católico condenado por genocídio.auto-criticado por Alcatruz
O paraíso dos agentes infiltrados.
O inferno das polícias secretas.................................. Uma simpatizante do Hamas numa manifestação.
Silício a escassear ?... a grande vaga de investimentos em energias renováveis na UE … vai ser no Sol. Os equipamentos fotovoltaicos … são ainda relativamente caros "... e uma das matérias-primas fundamentais para o fabrico dos painéis - o silício - está a escassear no mercado mundial." Única 8-12-2006
O silício ocorre na Natureza na forma de dióxido de silício (sílica) e de silicatos, que representam 60 % da crusta terrestre......Quiaios
Archives
12/2004
01/2005
02/2005
03/2005
04/2005
05/2005
06/2005
07/2005
08/2005
09/2005
10/2005
11/2005
12/2005
01/2006
02/2006
03/2006
04/2006
05/2006
06/2006
07/2006
08/2006
09/2006
10/2006
11/2006
12/2006
01/2007
02/2007
03/2007
04/2007
05/2007
06/2007
07/2007
08/2007
09/2007
10/2007
11/2007
12/2007
01/2008
02/2008
03/2008
04/2008
05/2008
06/2008
07/2008
08/2008
09/2008
10/2008
11/2008
12/2008
01/2009
02/2009
03/2009
04/2009
05/2009
06/2009
07/2009
08/2009
09/2009
10/2009
11/2009
12/2009
01/2010
02/2010
03/2010
04/2010
05/2010
06/2010
07/2010
08/2010
09/2010
10/2010
11/2010
12/2010
01/2011
02/2011
03/2011
04/2011
05/2011
06/2011
07/2011
08/2011
09/2011
10/2011
11/2011
12/2011
01/2012
02/2012
03/2012
04/2012
05/2012
06/2012
07/2012
08/2012
09/2012
10/2012
11/2012
12/2012
01/2013
02/2013
03/2013
04/2013
05/2013
06/2013
07/2013
08/2013
09/2013
10/2013
11/2013
12/2013
01/2014
02/2014
03/2014
04/2014
05/2014
06/2014
07/2014
08/2014
09/2014
10/2014
11/2014
12/2014
01/2015
02/2015
03/2015
04/2015
05/2015
06/2015
07/2015
08/2015
09/2015
10/2015
11/2015
12/2015
01/2016
02/2016
03/2016
04/2016
05/2016
06/2016
07/2016
08/2016
09/2016
10/2016
11/2016
12/2016
01/2017
02/2017
03/2017
04/2017
05/2017
06/2017
07/2017
08/2017
09/2017
10/2017
11/2017
12/2017
01/2018
02/2018
03/2018
04/2018
05/2018
06/2018
07/2018
08/2018
09/2018
10/2018
11/2018
12/2018
01/2019
02/2019
03/2019
04/2019
05/2019
06/2019
07/2019
08/2019
09/2019
10/2019
11/2019
12/2019
01/2020
02/2020
03/2020
04/2020
05/2020
06/2020
07/2020
08/2020
09/2020
10/2020
11/2020
12/2020
01/2021
02/2021
03/2021
04/2021
05/2021
06/2021
07/2021
08/2021
09/2021
10/2021
11/2021
12/2021
01/2022
02/2022
03/2022
04/2022
05/2022
06/2022
07/2022
08/2022
09/2022
10/2022
11/2022
12/2022
01/2023
02/2023
03/2023
04/2023
05/2023
06/2023
07/2023
08/2023
09/2023
10/2023
11/2023
12/2023
01/2024
02/2024
03/2024
04/2024
05/2024
06/2024
07/2024
08/2024
09/2024
10/2024
11/2024
12/2024
01/2025
02/2025
03/2025
