alcatruz
Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. A. MORAIS SILVA. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUESA.RIO DE JANEIRO 1889 ............................................................... O Alcatruz declina qualquer responsabilidade pelos postais afixados que apenas comprometem o signatário ...................... postel: hcmota@ci.uc.pt
31.3.06
Cavaco Silva “preocupado” com situação dos portugueses.Sampaio “perturbado” com deportação de portuguesesSampaio contagiou CavacoFreitas do Amaral “satisfeito”
Não podem tudo. (Mesmo que queiram, não podem.)
Não podem tudo; não podem.Cortem os galhos secos, como os hábitos, as expressões vazias: Exmo Sr, V. Excia, Portanto, no início da frase..., a repetição da pergunta na resposta (como os autistas), as frases e as ruas sem sentido..., a redundância, os cumprimentos a cada um dos componentes da mesa, repetidos por cada um dos intervenientes, o discurso directo (“E depois ela disse.... e eu respondi-lhe...”), a repetição gravada do que o locutor acabara de citar... Cortem a “palha”.
Podem as rotundas, as inaugurações, os anúncios, a propaganda, as receitas, a mensagem subliminar, os Centros Comerciais, as gravatas, as despesas de representação, as entradas, os cadeirões para os bispos, os jantares.Mas não podem tudo o que puderem, deixem persistir belas frases gratuitas, as magníficas praxes, os bons hábitos que há que fruir.
A poda na PrimaveraMenos 187 organismos do EstadoA poda deve ser feita durante o período de repouso da planta; era o caso.
30.3.06
Hipocondria nacionalA hipocondria é a mais grave doença nacional.
* "Num país em que a ocupação geral é estar doente...". Eça de Queiroz. Os Maias (1888)
* Mas, tende cautela, não vos faça mal. . . / Que é o livro mais triste que há em Portugal! António Nobre. Só (1892) Desenho de João Abel Manta
* Ah, que me metam entre cobertores,
E não me façam mais nada!...
Tenham dó de mim. Co’a breca! levem-me prà enfermaria!—
Isto é, pra um quarto particular que o SNS pagará.
Justo. Um quarto de hospital, higiénico, todo branco, moderno e tranqüilo;
Mário de Sá Carneiro. Caranguejola (1915)
* Mais tarde, quando toda uma sociedade apareceu enferma, ávida de consultas, capaz de devorar toneladas de antibióticos como se fossem confeitos ... Agustina Bessa Luís. Os meninos de ouro. (1983)
"... enquanto houver um português com medo de morrer, o défice do SNS aumentará. A hipocondria é explorada pelos lóbis: as ordens dos médicos e dos enfermeiros, os respectivos sindicatos, os laboratórios farmacêuticos, os hospitais privados ou privatizáveis, as farmácias."
Havia um representante da indústria farmacêutica para cada sete médicos do SNS; mais de que os médicos em regime de exclusividade nos centros de saúde (L. Filipe Pereira) -- uma exorbitante força de pressão consumista.
Portugal é um paraíso para as multinacionais farmacêuticas ... pena ser tão pequeno.
Associação sedenta de vigorA Associação de Profissionais da Guarda lamenta que não haja "tempo nem condições" que permitam a manutenção física dos agentes da GNR.Resta a manutenção química.
Lei da paridade discutida hoje na ARO PS não pretende apenas incluir "mais algumas mulheres na política", mas sim atingir uma "participação igual" e uma "distribuição equitativa do poder e capacidade de decisão". "A discriminação positiva justifica-se quando o sistema social ou político que se pretende reformar exibe um funcionamento injusto que, uma vez deixado por si mesmo, produz desigualdade… O mercado gera desigualdades e injustiças que o Estado procura combater."* Deveria também haver “no mínimo, um terço de mulheres ou homens” nas Universidades, nas Faculdades de Medicina, em Pediatria, nos casamentos.
Portugal tem H1, H3, H6, H7 e H9... mas não H5A vantagem de não saber encarreirar os algarismos.
29.3.06
Alternativa:Medicina tradicional ? Medicina chinesa ?Um país, dois sistemas - tirar onde está a mais ? Negócio da China ?
Uma patada em TormesEm 1963 Lorentz sugeriu que, num sistema caótico, um pequeno efeito pode desencadear consequências gigantescas-- o “butterfly effect” – Predictability: Does the Flap of a Butterfly’s Wings in Brazil set off a Tornado in Texas? Sessenta anos antes, Eça de Queirós tinha imaginado algo semelhante: "..e, quando eu bato uma patada no soalho de Tormes, além o monstruoso Saturno estremece, e esse estremecimento percorre o inteiro Universo" A cidade e as serras (1901)
A triste consequência do tipo de acesso à Universidade Alunos queixam-se de não conhecer modelo dos exames
Ministério da Educação propõe exercícios em vez de provas-modelo. Os alunos do 12.º ano consideram que estão a ser "alvo de uma injustiça" e que podem ser prejudicados em relação aos estudantes que vão fazer exames segundo o antigo secundário. Esses alunos têm provas-modelo, por isso podem treinar, ter uma ideia do que pode ser perguntado nos exames. "Estamos a ser cobaias porque estamos a estudar por programas novos que nunca foram experimentados e vamos fazer exames que não sabemos como serão".* Sem catecismo, como poderão entrar no reino dos céus ? dos seus ?
28.3.06
Revolta antigaA Maria da Fonte, por Bordalo Pinheiro
1. IPO. PCP quer manter o IPO em Lisboa
São umas verdadeiras bestas (comentário anónimo): Deslocar esse edifício ronda o desumano, visto as visitas serem uma coisa essencial à boa recuperação dos doentes em causa.
2. Maternidades. O Estado português, no mínimo, tem a obrigação de garantir que os portugueses possam nascer na sua terra (Marques Mendes)
Os portugueses devem ter o direito de nascer em Portugal. (Manuel Alegre)
3. Fraldas "das antigas, de linho ou algodão" à janela, em defesa da maternidade do Hospital da Guarda.
4. Cemitérios. A causa imediata da revolta da Maria da Fonte (1846) foi a proibição dos enterros nas igrejas; temia-se que as almas não encontrassem a sua pátria celeste. Maria da Fonte reclamava o direito à religião antiga. Luís Dantas, «A Revolta da Maria da Fonte», Edições Ceres, Ponte de Lima, 2001
Nada pior para uma causa que um mau argumento.
Liberalizar preços para evitar roubos nos preparosA actual situação de excesso de oferta de serviços jurídicos para uma procura razoavelmente limitada desencadeou uma voracidade que penaliza a imagem dos advogados sérios e que trabalham dentro de regras claras e objectivas. Pelos verdadeiros roubos de alguns paga a totalidade de uma classe que tem uma imagem cada vez mais degradada aos olhos da opinião pública.Isto não infringe, entre outras, a lei da oferta e da procura ?
O ascensor do MercadoDo Mercado até à Alta – à Rua da Matemática e à Universidade acostado à encosta. Nos socalcos tudo é verde nesta magnífica tarde de Primavera. Algumas leiras de hortaliças mal resistem à invasão das ervas e outras espécies infestantes; não têm qualquer utilidade mas são tão viçosas como as comestíveis e muito mais adaptadas à luta pela vida.
Se alguém as não contiver, em breve teremos que nos resignar aos frutos da praga.Se a ciência e o direito se não impuserem, o mercado subirá à acrópole e substituirá a Universidade por outra empresa, mais adequada ao seu paradigma.
27.3.06
Era tão poupado que só lia o Diário Económico.

Timor
arco reflexo.
Sobralchão; Cabaços
26.3.06
Capacidade de conduzirRenovação de carta a idosos alvo de estudo
Novo Regulamento de Fiscalização da Condução sob Influência do álcool ou de drogas que podem influenciar a capacidade para conduzir.
*O objectivo é verificar a capacidade de conduzir de dado indivíduo: tal como não é a idade que necessariamente a determina (é um factor de risco a ter em conta), a taxa de álcool no sangue ou no bafo ou a presença de drogas psicotrópicas no sangue ou na urina é apenas um factor de risco.
Em vez da tarefa laboriosa, cara e demasiado específica de pesquisar cada uma destas múltiplas substâncias, não seria mais prático analisar a capacidade de conduzir por meios psicotécnicos adequados ?
Um processo (joy stick?) que substituísse o método antigo de avaliar o equilíbrio observando como o condutor “fazia o quatro” ou media a pés, uma linha recta ?
Assim se avaliava o processo que se presume comprometido e não factores de risco a que uns poderão ser mais sensíveis que outros. Para renovar a carta, os idosos seriam submetidos aos mesmos tipos de provas.
A avaliação do comportamento cívico em situações de tensão deveria também fazer parte do exame de condução.
Casa da MúsicaUm cubo de paredes lisas; no minimalismo da decoração choca uma imitação de um órgão barroco restaurado com tinta dourada.
Deve chover lá dentro – a orquestra está protegida por uma enorme tenda, donde pendem os projectores.
O solista demorou uns bons cinco minutos a afinar a trompette; Miles Davies não chegou.
A praxe no seu apogeu; toda a gente vestida a rigor – músicos e público. Aqueles levantaram-se à entrada do maestro; o público bateu palmas (porquê aplausos prévios ? porquê antecipar o bom resultado ?). As vénias do costume, as cortesias. Começou a horas; terminou tarde.
Aquário escaldadoPorto. O Sheraton é um edifício enorme de cimento e vidro, o que permite ver os órgãos interiores -- elevadores, galerias etc. É um daqueles peixes de águas profundas onde não há luz, pelo que se pode dar ao luxo de ser transparente.
Excessivo no tamanho, no luxo (desconheço o preço), onde o hóspede se perde no quarto e, sonolento, choca na parede de vidro para ir á casa de banho.
Tendo sido convidado, tinha a estadia paga; apesar disso fui intimado a deixar o nº do cartão de crédito. Que era a norma: um hotel para gente rica mas que convém considerar caloteira.
Um belo painel de mármore negro mitiga a recepção.
23.3.06
SouselasEm 22 de Março de1457, faz hoje anos, Gutenberg imprimiu o primeiro livro, a Bíblia.
Desde então tornou-se muito mais fácil lê-la sem estar dependente da mediação clerical; tornou-se possível “crer” pela sua cabeça. 449 anos depois, quantos cidadãos de Coimbra ou de Souselas leram o relatório SaudeCentro 2005, disponível na net: ARSC. Divulgação e Documentos. SaúdeCentro 2005 ? Quantos preferem manter-se dependentes da leitura dos outros ?
20 hospitais centrais, jáOs municípios que integram a Grande Área Metropolitana de Aveiro e a Associação de Municípios da Ria entendem que "com meio milhão de habitantes, e a uma distância de cerca de 60 minutos dos hospitais centrais de Porto e Coimbra, Aveiro justifica um hospital central".
Assim como era no princípio
per omnia secula seculorumNem Bolonha
Nem propinasLegenda numa parede de Coimbra no dia da vigília na AR para protestar contra Bolonha, Bruxelas e as propinas; a chuva.
Depois pretendem encerrar a Porta Férrea, com receio que “Bolonha” a venha fechar ... Universidade importante só para 1% das empresas
A postura na SIC (Vilar de Perdizes)
(de João Abel Manta para o Dinossauro Excelentíssimo de Cardoso Pires).
22.3.06
A postura dos portugueses: crianças, médicos e dos jornalistas da SICDores de coluna são segunda causa de absentismo.
Problemas relacionados com má postura atingem países desenvolvidos O Síndrome de Deficiência Postural afecta cerca de um milhão de portugueses. Pode causar dislexia nas crianças, dores e desequilíbrios nos adultos, e resulta de más posturas, repetidas e cultivadas ao longo da vida, que podem até começar no berço.*
A coluna dos portugueses nem sempre foi das mais erectas; dizia-se que era indispensável à sobrevivência e que tinha custos – dores e desequilíbrios; era o preço que os répteis pagavam para parecer primatas.
Só não sabia que havia provas científicas dessa relação, mas confesso que tenho descurado essa literatura. Tenho que me actualizar – um milhão de portugueses é obra. Vinda de quem vem, a afirmação merece a atenção da Direcção Geral de Saúde e da Ordem dos Médicos.
Escola de LutonOs juízes do Parlamento britânico, deram razão a uma escola de Luton que proibiu jovem de se vestir com um «jilbab», que cobre todo o corpo à excepção do rosto e das mãos.
* Ao balcão estava uma velhinha toda de negro – saia, meias, sapatos, camisola, mala e casaco. A cabeça estava embiocada num lenço preto. Só se via o rosto e as mãos onde brilhavam duas alianças.
Segurança de Menores em RiscoAs técnicas da C. Protecção de Crianças de Viseu nunca falaram com os vizinhos do casal, assim como não contactaram a polícia.
As técnicas do Serviço de Menores em Risco da Segurança Social de Viseu: “.. não reconhecem ... aos avós maternos competências e idoneidade suficientes para desempenharem de forma responsável, ajustada e protectora os cuidados parentais para com esta menor" mas não tiveram o cuidados de ouvir o Hospital onde a criança esteve internada durante quase três meses, acompanhada pela avó materna.
Suspeito enquanto se não provar o contrário..............................Serviço do Ministério Público de...
.....................................Auto de interrogatório
......................................(art 144º C.P. Penal)
Depois de identificado, o questionário começa por esclarecer:Perguntado(a) se já esteve alguma vez preso(a), quando e porquê, se já foi alguma vez condenado(a) e por que crime, disse: ...
mp3 assegura a coesão familiar
Na Alemanha, um quarto dos jovens já ouve mal - devido aos leitores de mp3 mas também a outras agressões, como as discotecas. Nos EUA, metade dos estudantes universitários ouve mal.
A Apple foi obrigada a reconverter todos os aparelhos iPod à venda em França.
* Nascemos com uma dada capacidade de receber sons (uns biliões de receptores de decibéis); temos uma vida para os gastar – estaremos a gastá-los todos de uma vez ?
A directora de clientes da APEME diria que isso assegura a coesão familiar -- tanto avós como netos usarão próteses auditivas; desligadas, impedem as quezílias.
bons temposGostei de ser criança em Portugal. E quando olho para as crianças em Londres, dá-me pena. São olheirentas, quase todas asmáticas. Beatriz Batarda. Única/Expresso 7-X-2005
40% dos estudantes portugueses sofrem de rinite alérgica
40% dos estudantes dos 15 aos 25 anos sofre de rinite e a maioria não foi diagnosticada, aumentando risco de desenvolver asma. Sociedade Portuguesa de Alergologia .
Já falta pouco; quando chegarem aos 51% deixam de ser alérgicos. Há cem anos (1906) , o pediatra austríaco von Pirquet criou o termo "allergia" (do grego "allos" -alterado e "ergon" - reacção); quando essa for a forma maioritária de reagir, deixará de ser allos.
Mas o comércio farmacêutico continuará em expansão; nunca tantos ganharam tanto com os espirros dos outros. E os espirros aumentam o risco de desenvolver ansiedade.
Não admira que a Price Waterhouse Coopers preveja que as despesas públicas com a saúde triplicarão em 2020.
21.3.06
Poesia faz bem à saúde"A Poesia está na rua" em Santo Tirso. O ponto alto terá lugar no Hospital, onde delegados de propaganda poética irão "levar aos doentes o afecto das palavras, já que existem reconhecidos efeitos terapêuticos na poesia".Para levar os poemas aos que estão hospitalizados foi criado o Poemax XR, "um medicamento genérico num pequeno frasco. O medicamento é "especialmente indicado para casos de prolongada tristeza, depressões, solidão, práticas consumistas, impaciência, insónias, teledependência" e que "ensina a viver e a sonhar".Se para Manuel António Pina a poesia serve para salvar a alma, para A.S. "serve para adiar a morte". Agência LUSA 21-3-2006*
A ideia é bem intencionada mas o modelo farmacêutico é discutível. Como se dizia do trabalho, se a poesia faz bem à saúde, levem-na aos doentes; a poesia como viático, como medicamento vendido na farmácia, promovido pela propaganda. Ainda por cima genérico, barato por terem caducado os direitos de autor.Para a APEME, o mercado faz bem à família; aqui, a poesia faz bem à saúde. Não para alegrar a vida e “salvar a alma” mas para tratar o mal estar (“tristeza, depressões, solidão, práticas consumistas, impaciência, insónias, teledependências e hipossensibilidade”) e “adiar a morte”. Uma droga.
Compra e cala assegura a coesão familiarCerca de 95% das crianças de 4 aos 12 anos vão com os pais às compras e, em diversas categorias de produto, é a criança que escolhe -- o local para comer fora, os sítios para onde a família vai de férias e é ouvida para a escolha de telemóveis.
Numa altura em que se acredita que os pais estão cada vez mais distantes dos filhos e há pouca intervenção por parte dos mais novos na vida familiar, a análise de mercado «demonstra exactamente o contrário e garante que existe uma maior coesão no seio da família», acrescentou a directora de clientes da APEME, uma empresa especializada em estudos de mercado.
* O mercado permite-se fazer sociologia -- extrapolando do bazar para o seio da família.
Come e cala, era a regra para sobreviver no antigo regime e que a sociedade actual parece querer reabilitar.
A Primavera faz bem ao humor"todo o cheiro aprazível nos pomares e prados, na estação da Primavera, faz bem aos melancólicos" Pedro Hispano. Livro sobre a conservação da Saúde. Em: Mª Helena da Rocha Pereira. Obras médicas de Pedro Hispano, Coimbra 1973
Muito melhor que ir ao Dolce Vita.
20.3.06
com certeza que fico chateado"Os estudos da OCDE revelam que as origens sociais dos estudantes pesam mais nos seus resultados escolares em países como a Alemanha, a França ou a Itália do que nos Estados Unidos. Isto significa que, apesar da ênfase formal colocada na igualdade e na equidade do sistema educativo, os europeus com diferentes origens sociais humildes têm menos oportunidades do que os filhos das classes médias e altas. Os dados existentes sugerem que as escolas europeias reforçam as actuais iniquidades socioeconómicas."O problema será prioritariamente das escolas ou das expectativas das suas comunidades ?
AH E TAL NÃO! AH E TAL NÃO!!! eles falam, falam, falam, e não os vejo a fazernada!!! fico chateado!! com certeza que fico chateado!!!
Meio século depois do apelo de Kennedy: “ask not what your country can do for you--ask what you can do for your country”, espera-se – a sociedade e os seus filhos – que eles façam alguma coisa por nós, por mim ...
O problema será só ou maioritariamente das escolas ? Não será sacudir água do capote ? Será que O Estado-Providência transformou o cidadão vulgar num quase absoluto irresponsável ? VPV
Confesse lá, excelênciaO ministro da Saúde foi à TV (Diga lá, excelência) para esclarecer os portugueses que vêem televisão; na véspera tentara esclarecer os seus representantes na AR.
As duas jornalistas mais parecia quererem julgá-lo que entrevistá-lo; tinham ideias feitas e juízos pré-concebidos e abespinhavam-se sempre que o ministro as não satisfazia.
Não dialogavam, atacavam. Confundiam a necessária pertinência das perguntas com a impertinência da interpelação. Mesmo entre elas a tensão era patente.Correia de Campos, inesperadamente condescendente, ignorou a insolência e respondeu ao que importava. Ainda bem; está a melhorar imenso
Em silêncio.
Será preciso ?“Uma mãe pode investir toda a sua ternura no acto de amamentar o bebé. Para que esse acto se inscreva como relação (de “boa inscrição”) tanto nela como no bebé é preciso que ela lhe fale enquanto amamenta.” “Inscrever-se significa produzir real”
José Gil. Portugal, hoje. (O medo de existir). Relógio d’água. 2004
* Só o som conta ? Uma mãe muda não se inscreve ? Nem com o sexto sentido sub-liminar ?
Uma laranja estragada leva a rejeitar o cesto.
Na Economia como na Política e na Medicina ; na vidaO que sucede hoje no mundo da economia é o aparecimento de um novo paradigma: tal como se navega à vela, e tem que se ter em conta o capricho dos ventos.
19.3.06
Livrai-nos de tornar a cura mais penosa que a doençaUma das lições a tirar do derrube de Saddam Hussein no Iraque é que, quando se trata de regimes despóticos na região, a última coisa a fazer é precipitar activamente a sua queda. A mudança política não é uma coisa que tenhamos que impor aos povos; é algo que vai acontecer de qualquer maneira.
Para o cidadão comum, que apenas quer andar pelas ruas sem ser brutalizado ou desfeito por grupos de criminosos, um Estado despótico que é capaz de o proteger é mais moral e de longe mais útil do que um Estado democrático que não é capaz de fazer isso.
Robert D. Kaplan. Escritor e ensaísta da revista Atlantic Monthly.Lição para políticos e médicos: Não sei se a cura é sempre “algo que vai acontecer de qualquer maneira” embora isso seja mais frequente do que se julga.
Contra o que à primeira vista possa parecer, o objectivo da Medicina não é lutar contra a Natureza; é ajudar o doente a melhorar, usando as forças da Natureza de que todos fazemos parte, médicos e doentes.
“Livrai-nos de tornar a cura mais penosa que a doença”. Arnauld Rudolph, lido por JMRA (Vício de Pensar) numa Unidade de cuidados Intensivos Neonatais, em Houston.
laranja-rosaAos deuses oferecem-se frutos redondos, porque não têm princípio nem fim.
Nem ponta por onde se lhes pegue.
OPA ideológica
Os ligeiros vestígios ideológicos que separavam o centro-esquerda do centro-direita estão cada vez mais reduzidos ... O "centrão" bicéfalo está cada vez mais unido em volta do cumprimento da ortodoxia orçamental de Bruxelas, da contenção nos salários (a par da ostentação dos lucros, como se tem visto com a EDP e a Banca)
O "requiem" pelo Estado-Providência é entoado em voz alta pela direita e em surdina pelo centro-esquerda. O rotativismo instalado entre o partido progressista e o partido regenerador - perdão, entre o partido socialista e o partido social-democrata ...
Todos modernos, todos curvados aos deuses do mercado e da tecnociência.
Inteligência externaO Gen. Miala era chefe dos Serviços de Inteligência Externa de Angola: foi exonerado por justa causa – não percebeu. Expresso 18-3-2006
Desmazelo de Mª João Avilez
Como o lugar que me estava destinado se encontrava repleto....
Expresso 18-3-2006
18.3.06
Villepin na Comissão de Saúde Materna e NeonatalComo é que ocorreu a Villepin a luminosa ideia do Contrato Primeiro Emprego ... directamente cozinhado por um pequeno comité do staff do primeiro-ministro, funcionários da alta administração, criticados pelo seu alheamento da realidade ?
A Comissão de Saúde Materna e Neonatal recomendava que os autarcas, políticos e administradores locais fossem informados e ouvidos sobre as decisões. O presidente da Câmara de Santo Tirso garante que tal não aconteceu. Também o director clínico do Hospital da Figueira da Foz estranha que a comissão não tenha visitado as unidades em questão.
Octávio Cunha reconhece que deveria ter havido "um maior diálogo" com os autarcas, à semelhança do que aconteceu no final da década de 80, quando foram encerrados mais de 200 locais de parto em todo o país. Só que agora "tínhamos a percepção de que já tínhamos perdido tempo de mais", acrescentando que "a solução deste problema estava na gaveta do Ministério da Saúde há dois anos".
O perigo das comissões de especialistaso olho multifacetado da mosca vê um mundo mosaicoOs especialistas sabem cada vez mais e mais sobre menos e menos; são utilíssimos na sua área mas têm uma perspectiva enviesada do mundo - a deformação profissional.
Têm tendência a considerarem-se o padrão, que os comuns dificilmente atingirão e, sequer, compreenderão e a tentar re-criar o mundo à sua imagem e semelhança – onde todos os serviços serão especializados como os seus. Uma comissão de especialistas tem idêntica natureza; tanto mais quanto mais homogénea for. As suas conclusões têm os riscos inerentes à sua constituição. Há que saber interpretá-las e adaptá-las á realidade.
É por isso que há que discutir as sentenças de encerrar as pequenas maternidades ou de criar unidades especializadas nos hospitais para sinalizar crianças maltratadas ou em risco ou, ainda, a criação de estruturas vocacionadas só para o tratamento da tuberculose; "uma espécie dos antigos SLAT " ou, ainda, a criação de DIAPs em todas as comarcas para melhorar a comunicação entre Ministério Público e polícias.
Preguiça de pensarAs escutas telefónicas são uma tentação que levam a polícia a trocar a faina da investigação pelo conforto passivo da escuta, denunciou Rodrigo Santiago (Público 14-3-2006)
É também o perigo dos telemóveis, da televisão e das normas, dos mandamentos, dos protocolos, das guide-lines; como todos os instrumentos, têm utilidade e riscos. Destes, o mais grave é a preguiça de pensar; convencer-se que o essencial é cumprir as formalidades.
De tanga e com a corda TM ao pescoço"...os portugueses comuns vivem com a corda ao pescoço, sem dinheiro e cheios de dívidas." Paulo Gaião Semanário, 17-03-06
... meio Portugal -- 4,5 milhões de portuguesas possuem telemóveis com câmara fotográfica.
"É um sinal dos tempos que o Sporting ocupe a sala principal do Pavilhão [Atlântico], enquanto o PSD se remete para a Sala Tejo!" Diário Económico, 17-03-06 e "O endividamento está a comer o Sporting." Filipe Soares Franco. O Jogo, 17-03-06
Espécie humanaHá um mês desapareceu um recém-nascido do Hospital. A família decidiu avançar com um pedido de indemnização ao Estado por danos morais.
* O hospital propõe compensa-la em espécie. O advogado da família não parece ter ficado satisfeito.
17.3.06
Xira (Vila Franca, do comboio)O cemitério em socalcos, virado a nascente, como na China. Dos camarotes reservados no sector Sol/Sombra, os antigos poderão rever eternamente a vida: o nascer do Sol, o Tejo, os amigos e, nas tardes de toiros, as faenas.
O álcool não está relacionado com problemas de saúdePor regra, o médico do trabalho não pode pedir ao trabalhador dados sobre os seus "hábitos pessoais". A excepção é ... o consumo de tabaco e café, porque pode estar relacionado com problemas de saúde.
Já no que diz respeito ao consumo de droga e álcool as regras são diferentes. A Comissão de Protecção de Dados deliberou que não pode ser autorizado "o registo generalizado e detalhado do consumo de álcool (moderado, excessivo ou perigoso "ou do consumo de estupefacientes" porque tal pode constituir "uma devassa injustificada nos hábitos do trabalhador, pelo que se revela excessivo e potencialmente discriminatório".
Ignorância tranquilizadoraA tentar serenar a população, um ministro do Azerbaijão afirmou que "já se sabe que o homem pode ser contaminado por uma ave, mas não é certo que possa ser infectado por cães".
Chumbo daltónicoLíder do PSD recusa demitir-se em caso de luz verde à eleição directa
... não se demite caso o congresso "chumbe" a proposta de eleição directa.
Blog under maintenance
This blog is temporarily not viewable.
O blog é um vício que a chuva e a manutenção atiçam.
16.3.06
Angela de la CruzTrabalho
A odisseia da procura de novos modos. O desespero do malogro. A fúria da frustração. O ciclone no estúdio.
Repare no cesto dos papéis antes de o despejar; a surpresa pode estar onde menos se espera.Excelente texto de Miguel Wandschneider muito bem lido no guia audio que ajuda imenso a visita.
Ensaio da co-incineração Cavaco e Sócrates dão hoje início à «cooperação estratégica»
Também espero que os resíduos industriais perigosos passem primeiro pelos CIRVER, onde o seu grau de contaminação é minimizado.
Mais preocupados com a legalidade que com os resultados Portugal tem a mais alta taxa anual de mortes de crianças por maus tratos, entre os 27 países mais ricos do Mundo. Unicef .
Segundo dados da Associação de Apoio à Vítima, em cada dois dias uma criança foi vítima de maus tratos em Portugal, em 2005.
Apesar deste números, 70% dos hospitais não tem núcleos especializados na sinalização destas situações, embora a sua existência seja obrigatória desde 1992, revelou um estudo da Direcção-Geral de Saúde.
Que eu saiba, nenhuma das mortes de crianças por maus tratos que, nos últimos anos, ocorreram em Portugal (Vanessa, Joana, Catarina, os dois gémeos da Gaia, o Edgar, o Sandro, a Joana etc, etc e também as Fátima Letícia que sobreviveram), pode ser atribuída à ausência de “núcleos especializados na sinalização destas situações” nos hospitais.
As razões são outras e bem conhecidas; uma vez mais os jornais e a DGS continuam a errar o alvo. A externalizar. Talvez por falta de “núcleos especializados na sinalização destas situações”.
O tempo da RelaçãoO Tribunal da Relação rejeitou o pedido de prisão preventiva para Fátima Felgueiras, por considerar "não existir perigo de fuga".
Prudente; para fundamentar bem a sentença, a Relação aguardou cinco meses para avaliar o risco.
14.3.06
Museu do Chiado
Museu Nacional de Arte Contemporânea dá-lhe as boas vindas.
O seu website foi desenvolvido de forma a apresentar um amplo conjunto de informações sobre o museu e as suas actividades.Site em reactualização.
moeda líquidaO capital criou a moeda; foi um erro fazê-la de cobre, prata ou oiro.
Devia ter sido feita de mercúrio – um metal líquido, denso, cinzento, brilhante que, espontaneamente, se organiza em gotas, símbolos da eficácia (a menor área para o maior volume) e da globalização. Gotas que tanto se fundem em bolas maiores como se repartem em centenas de gotículas, todas parecidas umas com as outras. Fluidas, adaptam-se insensíveis às circunstâncias , insinuam-se por todos os interstícios; inquietas (azougadas), escorrem sempre para os pontos mais baixos.
Com uma atracção fatal por metais nobres, o mercúrio corrompe o oiro numa amálgama sem préstimo.Foi usado no tratamento da sífilis quando não havia melhor alternativa; é tão tóxico que a OMS baniu o seu uso, mesmo nos termómetros.
BCP lança OPA sobre BPI que lança OPA sobre BPE que lança OPA sobre BPO...Opado, adj. Grosso; inchado; balofo. (Dicionário Editora)
É perigoso consumir o conteúdo duma lata opada; pode estar contaminado por um germe produtor de uma perigosa toxina, e que se dá bem em regimes fechados, sem oxigénio.
O que leva o capital a lançar OPAs uns sobre os outros ? O mesmo instinto que leva a amiba a fagocitar e o porco a comer bolota. “Está-lhes na massa do sangue”; na verdade, o seu sangue é a massa.
- Je connais une planète où il y a un Monsieur cramoisi. Il n'a jamais respiré une fleur. Il n'a jamais regardé une étoile. Il n'a jamais aimé personne. Il n'a jamais rien fait d'autre que des additions. Et toute la journée il répète comme toi: "Je suis un homme sérieux ! Je suis un homme sérieux !" et ça le fait gonfler d'orgueil. Mais ce n'est pas un homme, c'est un champignon !
Mas é igualmente o instinto do lacrau. Quando o último Banco opar o penúltimo, estoira de cheio (opado) ou começa a preparar uma oferta pública de aquisição sobre uma das suas agências. Uma auto-OPA.
Assim terminará a globalização capitalista; estão então criadas as condições para uma gestão da economia com objectivos mais respeitáveis.
Entretanto, no meio do deserto a “mille milles de tous les endroits habités” ...une drôle de petite voix m'a réveillé. Elle disait:
- S'il vous plaît... dessine-moi un mouton !
Adieu, dit le renard. Voici mon secret. Il est très simple: on ne voit bien qu'avec le cœur. L'essentiel est invisible pour les yeux.
Le Petit Prince, Saint-Exupéry (1900-1944).
13.3.06
BCP lança OPA sobre BPI No mar do fantástico submarino amarelo nadavam peixes sugadores. Sugavam tudo o que podiam; por fim sugaram a própria cauda e desapareceram. Viviam para sugar; passavam o tempo a nadar. Não admira que tenham desaparecido.
Mais escrevera, se não fora/ Para tão longo amor tão estreita a coluna!
Deliberadamente ...O antigo presidente jugoslavo Slobodan Milosevic tomou deliberadamente um medicamento não receitado que anulou o efeito do seu tratamento contra a hipertensão, informou hoje o toxicólogo holandês Uges após analisar o sangue do ex-dirigente sérvio.O vestígio do livre arbítrio jugoslavo é semelhante à toxina da arbitrariedade. Holandesa ou portuguesa ?
12.3.06
Acto falhadoA Direcção Geral de Saúde ou o Expresso eliminaram do mapa a urgência em Tomar, em Seia e na Figueira da Foz. O Expresso teria esquecido a Figueira enquanto o Presidente de Câmara era Santana Lopes ?
Serviço de Menores em Risco...A avó, que em Outubro e Novembro era considerada pelas técnicas do Hospital de São Teotónio e da CPCJ de Viseu "idónea", "responsável" e "competente" ... é agora chamada de "negligente" pelas técnicas do Serviço de Menores em Risco da Segurança Social de Viseu. Em conformidade .. são "de parecer que o projecto de vida para a menor FLetícia deve passar pelo afastamento do seu meio natural de vida e encaminhamento para adopção, na medida em que não se reconhece aos avós maternos competências e idoneidade suficientes para desempenharem de forma responsável, ajustada e protectora os cuidados parentais para com esta menor". Por decisão provisória do Tribunal, FLetícia encontra--se num Centro de Acolhimento Temporário.
* Após nove meses de gravidez, 50 dias de horror e três meses de hospital, veio uma decisão provisória.... para ... Acolhimento Temporário duma bebé de cinco meses.
Mais tarde, quando ler que “...não se reconhece ... competências e idoneidade suficientes para desempenharem de forma responsável, ajustada e protectora...” FLetícia perguntará: A quem ?
11.3.06
A violência da cólera"
A violência não é de todo compreensível; não é compreensível nem aceitável que se queimem embaixadas" para Per Stig Moller, ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca. Para Freitas do Amaral, ministro dos Negócios Estrangeiros português, a violência ocorrida era "condenável" mas "compreensível".
Para tratar um doente com cólera, chamaram o Dr. Amaral e o Dr. Moller. O primeiro disse compreender a cólera, doença que devia ser tratada energicamente; para o segundo, primo do doente, a cólera “não é compreensível nem aceitável”.Qual dos dois médicos escolheriam para tratar o doente ?
A pandemia 4OMS esclarece pediatras portugueses
A atenção à gripe das aves e a uma possível pandemia tem justificação. "Historicamente sempre houve pandemias de gripe e, no último século, houve três. É provável que aconteça novamente mas não sabemos quando será. Não sabemos se o vírus H5N1 será o responsável. Mas é óbvio que devemos estar minimamente preparados". Ian Stepher Son, da OMS.
* Ficamos minimamente esclarecidos; foi você que pediu um Son da OMS?
A pandemia 3Universidade fechada a cadeadoA proposta da Associação Académica, apoiada por uma maioria qualificada de 1% dos estudantes da Universidade, antecipa o cenário catastrófico da pandemia de pânico.Como impedir a propagação cíclica do vírus do desvario?
A pandemia 2"vai haver pânico e pouca solidariedade entre as pessoas". Graça Freitas da DGS
A pandemia 1
Grande parte da população irá fechar-se em casa com medo de andar na rua.
Escolas fechadas, crianças em casa, tele-escola, vídeo-aulas.
Residências para médicos e enfermeiras.
Hotéis para velhos: "Se temos um avô que está doente e um hotel nos oferecer a oportunidade de o alojar lá durante as doze semanas da pandemia, devemos aproveitar."
Transportes -- apenas automóveis particulares.
Centros Comerciais fechados; compras em drive-in e telecompras. Empresas – teletrabalho.
Brio profissional dos magistrados"O brio profissional e a seriedade dos magistrados são, propositada e continuamente, degradados por quem tem a obrigação funcional de defender a importância do Estado de Direito e o prestígio das suas instituições." Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.
Mãe de muitos filhos saiu de casa para fugir da agressão do marido; não era a primeira vez que era agredida.
No dia seguinte foi ao Tribunal de Menores; haviam prometido acompanhamento para ir a casa buscar um filhito que ainda mama à noite. O Procurador adiou a decisão; a mãe seria oportunamente informada. Era sexta feira; o bebé ficará três noites a chorar pela mãe e pela mama.
A mãe trabalha; não poderá ver os filhos justamente nos dias em que está livre.
Passou mais uma semana e continuam, mãe e filhos, à espera da decisão do Tribunal de Menores...
A prova de que “O brio profissional e a seriedade dos magistrados são, propositada e continuamente, degradados por quem tem a obrigação funcional de...”
10.3.06
rescaldomargens do Ceira
“Souselas tem a pior saúde de toda a Região Centro” Terá ?SaúdeCentro 2005.
Se Souselas tivesse a pior saúde de toda a Região Centro como se compreende que, ali, a prevalência de algumas doenças seja muito inferior à da região Centro -- doenças dos ouvidos, nariz e garganta e genito-urinárias (metade dos valores); depressão, doenças digestivas ou renais (2/3 dos valores) ?
Se a prevalência de bronquite crónica, de doenças tumorais e endócrinas e também de doenças cardíacas fosse realmente superior a da região Centro como se compreende que a prevalência de doenças crónicas em Souselas (60%) seja semelhante à da região Centro (62%) ?
Se Souselas tivesse a pior saúde de toda a Região Centro, como se compreende que os utentes de Souselas se considerem tão ou mais saudáveis que os da zona Centro ? Mais do que os de Estarreja ?
Como explicar esta discrepância ? Os fumos serão perigosos para uns órgãos e benéficos para outros com soma algébrica nula ? Ou haverá outra razão ?
Externalizar ou extravasar ? Dói-Dói.Estudo encomendado pela DGS a uma consultora privada está a ser refeito
A DGS nem em si mesma confia ? Prefere buscar no exterior o que poderia ser feito em casa: “havendo no ministério um órgão técnico com capacidade para esta tarefa, é estranho que se tivesse recorrido a um consultora privada”
Foi o caso do Dói-Dói ? Trim-Trim; agora o das maternidades.
De tanto externalizar, a DGS não estará a extravasar ?
Acontece que isto ocorre em duas áreas com os melhores indicadores de sucesso do SNS.
O erro terá que ser pago; quem se responsabiliza ?
Prever danos colaterais da normalizaçãoA Comissão de Saúde Materna e Neonatal propõe o encerramento das maternidades mais pequenas; na base da proposta estão problemas de segurança. Dos 13 ou 14 casos de morte durante o parto de que há notícia no ano passado, quase todos aconteceram em pequenos hospitais.
O mesmo raciocínio levou ao encerramento do serviço de Pediatria de Guimarães após a morte de seis crianças e a transferência dos doentes para outros hospitais, com o óbvio risco de propagação do contágio; e à demolição do bairro da Curraleira, um "supermercado da droga"; pouco depois, o Intendente começou a receber os toxicodependentes e traficantes desalojados.
Não teria sido indispensável procurar saber a razão dos “13 ou 14 casos de morte durante o parto ... que aconteceram em pequenos hospitais” dum país com índices exemplares de cuidados neonatais ?Se tal se ficou a dever a uma chegada tardia de casos graves “à espera que se resolva” ou por dificuldade de acesso, a mera concentração dos partos em maternidades que cumpram “todas as condições de segurança” não irá resolver o problema.
9.3.06
Pão Delorso bolo europeu
Coisas bem feitas“O casco do navio “Funchal” é o melhor do mundo; o perfil reduz o consumo a metade. O português que o desenhou era um génio.”
O dono do Funchal é Potamianos, um armador grego a residir em Portugal. Expresso 4-3-2006
Livro de Traças de Carpintaria de Manoel Fernandes 1616
Propaganda estupefacientePrecisa emagrecer ? emagreça dormindo.
Acaba de chegar no Brasil Liverjoice, o revolucionário produto da boa forma que faz emagrecer de 5 a 9 kg por mês. 5.000 pessoas já emagreceram com Liverjoice no Brasil.Precisa aprender ? aprenda dormindo.
Precisa viver ? viva dormindo.
.................................................Que a vida de olhos fechados
.................................................Custa menos a viver
O mercado a satisfazer as necessidades dos clientes do Brasil.
8.3.06
"Estudo à Saúde" e Co-incineração.DC1. ARSC quer apurar desvios à média
Estudo à saúde da população de Souselas vai ser reavaliado.
Os dados do estudo à saúde da população da região Centro, divulgados há cerca de três semanas, constituem “uma primeira abordagem” e estão agora a receber um novo tratamento estatístico; os resultados apurados serão sujeitos a um novo estudo, ou uma «uma avaliação fina».2.PCP pede revogação da medidaCo-incineração é um "insulto" para Coimbra 3. "Argumentos falaciosos" escondem interesses económicos. Presidente da Secção Regional da Ordem dos Advogados (sic)
Verdes vão queixar-se da co-incineração em BruxelasA queixa vai fundamentar-se na instalação do processo no Parque Natural da Arrábida – que tem "matéria para a queixa que Souselas não tem", por ser área classificada como sítio de interesse comunitário ao abrigo da directiva Habitats.
Coerentes, os verdes preocupam-se mais com a clorofila que com a hemoglobina.
Português" ... a língua não é uma espécie hirta de álgebra mas um tecido de infinitas modulações de sentido, redundâncias, intensificações, registos afectivos e emotivos, ironias, etc., etc. A competência na utilização da língua materna é uma condição sine qua non para a destreza intelectual e para uma boa aquisição do saber em todas as outras áreas, incluindo a das ciências exactas. " VGM
Assim funciona o bazar: a Empresa quadrilucra e a Entidade Reguladora prevê.*
Lucro da EDP quase quadruplicou em 2005
* A Entidade Reguladora do Sector Energético prevê fortes aumentos das tarifas eléctricas, a partir de 2007.
Taxas moderadoras urgências aumentam 23%"o objectivo não é financiar o SNS" mas dar "um sinal de que esta não é a forma mais adequada para aceder ao SNS." Secretário de Estado da Saúde.Um SNS tem normas específicas; o enxerto avulso de regras liberais desvirtua o sistema e perverte a situação: "O neoliberalismo é uma arma de agressão, anuncia o fatalismo económico, face ao qual é perfeitamente inútil resistir. É como a sida: o neoliberalismo destrói o sistema imunológico das suas vítimas." Pierre Bourdieu DN 21-7-2001
Tais são as medidas com que se pretende salvar o SNS; a pretexto de o racionalizar, instilam o VI-SNS.
7.3.06
A Europa é filha da Ásia, neta da África e mãe da América
A curiosa noção de Oriente/Ocidente Foram os árabes que introduziram a cultura ocidental na Índia. (Luís F. Thomaz)
Colóquio “Mediterrâneo, Orientes e Globalização” VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Good Night and Good LuckA Direcção-Geral de Veterinária, directed by Joseph McCarthy anunciou hoje a obrigatoriedade de declarar todas as aves domésticas em Portugal.
Sampaio sentado, à espera do esclarecimento que exigiu de Souto Moura a “curtíssimo prazo”.O busto da República olha-o, preocupado; tem dificuldade em compreender que separem tanto os seus poderes.
6.3.06
PreocupadoSampaio enquanto escolhia um dos dois retratos de Paula Rego.Foi a decisão mais difícil dos seus dois mandatos.
Porta chaves
Concentrar o Bilhete de Identidade, os cartões de Segurança Social, de contribuinte, de utente do Serviço Nacional de Saúde e de eleitor num só. Cinco chaves juntas mas cada uma só abre a porta respectiva. “Cada serviço continua a ter a sua base informática e está impedido de aceder às bases de outros serviços” ; mais seguro e “mais barato, dado que as redes actuais não são compatíveis”. Um cartão 5 em 1; uma cómoda prenda da UnCoMoAd.
Excelente iniciativa
A liberdade de expressão do intestinoBostas humanas à beira do carreiro do Parque abandonado da Quinta do Cedro, em Coimbra.
A liberdade de expressão do recto superou a da contenção até ao sanitário; a peristalse superou o esfíncter como nos bebés. Ficarão furiosos com os despejos de frangos mortos nas margens do Vouga; protestarão violentamente contra os riscos da co-incineração. A única reflexão que conhecem é a do eco.
A liberdade de expressão da sornaPortugal mantém a mais baixa taxa de abandono escolar e um dos piores níveis de qualificação profissional (Comissão Europeia 2004).
A liberdade de expressão do surripioPortugal é o terceiro país europeu mais afectado pelo roubos no retalho. Barómetro 2004Portugal é um país de liberdade de expressão.
A liberdade de prescriçãoFace à despesa pública em medicamentos, Portugal é o país da UE que apresenta a maior despesa, em percentagem de PIB.
Portugal ... é um dos países onde mais fármacos são consumidos por pessoa e onde se verifica uma maior prescrição por consulta. A. Hipólito Aguiar. Medicamentos, que realidade? - Passado, Presente e Futuro 2002
Liberdade de expressão de comportamentos de risco80% dos portugueses com teste HIV positivo raramente usavam preservativo DN 27-11-2004
Os medicamentos para o cancro e a SIDA representaram 56% do dinheiro gasto pelos hospitais na aquisição de fármacos em 2003. Apifarma.
Os gastos com cuidados de saúde deverão duplicar até 2050 na generalidade dos países da OCDE. Portugal não foge à tendência.Portugal é o país da liberdade
Prova ?Cavaco Silva ao ABC: "a centralização em Portugal prova que é um país com uma forte unidade que não tem problemas linguísticos, étnicos ou religiosos".Ou os espanhóis continuam com dificuldade em entender português; precisam começar pelo ABC.Mas Cavaco tem razão em associar a centralização à unidade. Nada fortalece tanto a unidade nacional como a raiva ao poder; tanto maior e mais centralizado o poder tanto maior a unidade.
forças castradoras: tribunais, Conselho Deontológico, hierarquias profissionais e leitoresAs alterações anunciadas pelo Governo ao Estatuto do Jornalista, prevendo um aumento de sanções disciplinares são consideradas mais "uma força castradora" a juntar "a todas as que já existem: tribunais, Conselho Deontológico, hierarquias profissionais e leitores".
Curiosamente ...O primeiro inquérito europeu sobre Os erros médicos, mostra que 50% dos inquiridos em Portugal têm receio de ser "alvo" de um engano e 59% pensam mesmo existir uma probabilidade de sofrer um "erro grave" por parte de clínicos e profissionais de saúde, como os enfermeiros, nos hospitais portugueses.Curiosamente, o grau de confiança nos médicos, profissionais de saúde e dentistas é elevado: 67% dos portugueses confiam. Eurobarómetro.* O jornalista acha curioso. Não infringe o seu dever de "informar com justeza", é liberdade de expressão.
5.3.06
cerejeira no InvernoO Renascimento a despontar na Idade Média ?A Idade Média, idade das trevas ?
A liberdade de expressão das cavalgaduras-vaporPortugal é o segundo entre 29 países da OCDE a registar maior número de vítimas mortais nas estradas por comparação com o total da sua população. DN 3-1-2003A liberdade do freio nos dentes.
A liberdade de expressão da preguiçaPortugal apresenta os maiores níveis de sedentarismo da Europa. PAN-European Survey de 1999.
A liberdade de expressão da ignorância satisfeitaPortugal e Espanha são os países da União Europeia onde é mais elevada a percentagem de pessoas que afirmam não estar interessadas na aprendizagem. Eurobarómetro 2003.
louvor à guilhotinaA história da liberdade ensina-nos que a irreverência e a blasfémia foram parte fundamental da constituição das democracias liberais e da separação do Estado e das religiões. Por isso persisto e reincido no louvor à blasfémia.
O medo do contágioO ataque a toxicodependentes em fim de linha é uma prática corrente no bairro; é tarefa de bandos de pré-adolescentes. “Vêm por aí acima, a cair aos bocadinhos! Se vejo algum ressacado passar, apanho um calhau e pimbas!".
*Intocáveis na Índia; Girdharilal Maurya acumula pecados, acusam os seus atacantes. Tem um mau karma: por que outra razão teria nascido numa casta intocável se não fosse para pagar pelas vidas passadas? Reparem, ele é um curtidor de peles: segundo o direito hindu, os trabalhadores dos curtumes tornam-se impuros, e as outras pessoas devem evitá-los e ultrajá-los.
* Os leprosos na Idade Média eram escorraçados, tinham de usar uma campainha e, quando alguém se aproximava, tinham de as avisar, gritando : Impuro! Impuro!
4.3.06
resultado da liberdade de expressão dos impulsos; a juventudePortugal é o segundo país da Europa com maior número de jovens infectados pela SIDA. A questão está ligada ... à elevada percentagem de toxicodependentes com SIDA.
Fernando Ventura. Presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida DN 9-2-2001Portugal é o segundo país da Europa com maior número de grávidas na adolescência nos grandes aglomerados urbanos. Emídio Rangel. Os "gangsters" DN 9-12-2001
A liberdade de expressão dos receptores de HIV1. O tribunal ordenou o internamento de dois irmãos seropositivos numa instituição da rede da Segurança Social, por manifesta incapacidade dos pais, drogados e seropositivos.A liberdade de expressão da sentença vs a liberdade de expressão do sofrimento dos receptores de HIV2. Por dificuldade de vagas, as crianças ficaram à guarda de uma família de acolhimento onde os bebés ficaram apenas uns dias porque o tribunal recusou alterar o despacho que referia expressamente uma instituição de Segurança Social. Expresso 4-3-2006
A gestão da liberdade de expressão de impulsos; universitários.O conhecimento dos modos de transmissão do HIV é "relativamente elevado" nos universitários de Lisboa mas apenas 3,9% dos rapazes e 7,6 % das raparigas dizem não ter qualquer comportamento de risco, como ter sexo desprotegido ou partilhar seringas. Comportamentos de risco. Américo Baptista, Marina Carvalho, José Brites, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
A liberdade de expressão ambulatória de HIVGis (prostituta, com SIDA e hepatite C) era acompanhada há mais de um ano pelos vários técnicos da Viatura de Apoio Móvel à Prostituição (Projecto VAMP) ... da Liga Portuguesa de Profilaxia Social. Expresso 4-3-2006
Apoio móvel à Prostituição ? Profilaxia Social ?
Se, em vez da certeza do HIV fosse a suspeita do H5N1, teria sido hospitalizada em isolamento.
Sarkozy reincide Disse aguardar com ansiedade a entrada em funções de Cavaco e não reparou ter sido indelicado para Sampaio.
Pobreza e fome – perspectiva e factos* Timor pertence ao grupo dos países mais pobres do mundo. Todavia, viajando pelo país por caminhos apenas próprios para os pequenos e robustos cavalos autóctones, não se verificam indícios de fome ou de pobreza extrema.
* Quase um terço (30%) das crianças de Timor têm peso demasiado baixo e quase metade (45%) sofre de malnutrição crónica (UNICEF); 3% morrem de subnutrição extrema. Cândida Pinto. Única/Expresso 25-2-2006.
Filogenia da censura à liberdade de expressão; no lactente.Um bebé de dois anos e meio morreu depois de ter sido agredido a pontapé. O menino terá começado a chorar continuamente; como não se calasse, o marido do ama terá atingindo a criança por diversas vezes a pontapé, no abdómen e no tórax.
Ontogenia da liberdade de expressão; no lactente.
"Criselda tinha três meses. Ao colo do pai seguia montanha acima num choro convulsivo que a denunciava. A multidão pressiona o pai – o melhor seria calar a menina antes que morressem todos às mãos dos indonésios. Ela não parava de chorar e o pai vacilava; não podia arriscar a sobrevivência de todos. Até que o avô lhe pegou ao colo e a criança se calou. Salvou-se." Cândida Pinto. Única/Expresso 25-2-2006
Archives
12/2004
01/2005
02/2005
03/2005
04/2005
05/2005
06/2005
07/2005
08/2005
09/2005
10/2005
11/2005
12/2005
01/2006
02/2006
03/2006
04/2006
05/2006
06/2006
07/2006
08/2006
09/2006
10/2006
11/2006
12/2006
01/2007
02/2007
03/2007
04/2007
05/2007
06/2007
07/2007
08/2007
09/2007
10/2007
11/2007
12/2007
01/2008
02/2008
03/2008
04/2008
05/2008
06/2008
07/2008
08/2008
09/2008
10/2008
11/2008
12/2008
01/2009
02/2009
03/2009
04/2009
05/2009
06/2009
07/2009
08/2009
09/2009
10/2009
11/2009
12/2009
01/2010
02/2010
03/2010
04/2010
05/2010
06/2010
07/2010
08/2010
09/2010
10/2010
11/2010
12/2010
01/2011
02/2011
03/2011
04/2011
05/2011
06/2011
07/2011
08/2011
09/2011
10/2011
11/2011
12/2011
01/2012
02/2012
03/2012
04/2012
05/2012
06/2012
07/2012
08/2012
09/2012
10/2012
11/2012
12/2012
01/2013
02/2013
03/2013
04/2013
05/2013
06/2013
07/2013
08/2013
09/2013
10/2013
11/2013
12/2013
01/2014
02/2014
03/2014
04/2014
05/2014
06/2014
07/2014
08/2014
09/2014
10/2014
11/2014
12/2014
01/2015
02/2015
03/2015
04/2015
05/2015
06/2015
07/2015
08/2015
09/2015
10/2015
11/2015
12/2015
01/2016
02/2016
03/2016
04/2016
05/2016
06/2016
07/2016
08/2016
09/2016
10/2016
11/2016
12/2016
01/2017
02/2017
03/2017
04/2017
05/2017
06/2017
07/2017
08/2017
09/2017
10/2017
11/2017
12/2017
01/2018
02/2018
03/2018
04/2018
05/2018
06/2018
07/2018
08/2018
09/2018
10/2018
11/2018
12/2018
01/2019
02/2019
03/2019
04/2019
05/2019
06/2019
07/2019
08/2019
09/2019
10/2019
11/2019
12/2019
01/2020
02/2020
03/2020
04/2020
05/2020
06/2020
07/2020
08/2020
09/2020
10/2020
11/2020
12/2020
01/2021
02/2021
03/2021
04/2021
05/2021
06/2021
07/2021
08/2021
09/2021
10/2021
11/2021
12/2021
01/2022
02/2022
03/2022
04/2022
05/2022
06/2022
07/2022
08/2022
09/2022
10/2022
11/2022
12/2022
01/2023
02/2023
03/2023
04/2023
05/2023
06/2023
07/2023
08/2023
09/2023
10/2023
11/2023
12/2023
01/2024
02/2024
03/2024
04/2024
05/2024
06/2024
07/2024
08/2024
09/2024
10/2024
11/2024
12/2024
01/2025
02/2025
03/2025
